Gilberto Duarte (F.C. Porto) foi o MVP da fase regular

PUB

A fase regular do Andebol 1 chegou ao fim e a última jornada confirmou Gilberto Duarte (FC Porto Vilalis) como o MVP da competição

São sete os clubes representados no sete ideal da 22.ª e última jornada da fase regular do Andebol 1, segundo os dados estatísticos recolhidos, tratados e com critérios fixos divulgados pelo Andystat. FC Porto Vitalis, Águas Santas, São Bernardo, ABC de Braga, SL Benfica, A.C. Fafe e Delta Belenenses são os sete clubes representados na última selecção desta fase.

Na baliza do‘sete’ da jornada vinte e dois do Andebol 1 está Hugo Laurentino, do FC Porto. Nas pontas, são titulares Joel Rodrigues, do Águas Santas, e Miguel Sarmento, do ABC de Braga. O central Cláudio Mota, do A.C.Fafe, e o pivô Tiago Portas, do São Bernardo. Como laterais aparecem George Zaykin (SL Benfica) e Belone Moreira (Delta Belenenses).

Belone Moreira (Delta Belenenses),com 8,6 pontos, recebeu a distinção de MVP da jornada.

Gilberto Duarte (FC Porto) foi o MVP da fase regular

Terminada a fase regular do Andebol 1, Gilberto Duarte (FC Porto) confirmou a liderança, com 96,2 pontos, seguido de Pedro Cruz (Águas Santas), com 83,95 e de Carlos Carneiro (SL Benfica), com 81,3 pts. Um trio que já se vinha distinguido nas rondas anteriores.

Pedro Cruz (Ág.Santas) foi o Melhor Marcador

Pedro Cruz, do Águas Santas, conquistou o título de melhor artilheiro da fase regular, com 157 golos em 306 remates (51,31% de eficácia). Em segundo lugar ficou Yuri Kostetskhi, com 148 golos em 322 remates (45,96% eficácia) e em terceiro posicionou-se Elledy Semedo (Delta Belenenses), agora com 144 golos em 304 remates (47,37% de eficácia).

Carlos Carneiro, do SL Benfica, foi quarto, com 127 golos e Nélson Pina (Sp. Horta), quinto, com 126.

Em termos de eficácia, o mais eficiente dos atiradores da primeira fase foi Nélson Pina (Sp.Horta), com 68,32 % (126 golos em 190 remates), seguido de André Caldas (Xico Andebol), com 62,96% (119 golos em 189 remates) e de Belone Moreira (Delta Belenenses), com 58,71% (118 golos em 201 tentativas).

Atente-se, no entanto, a que esta referência a EFICÁCIA só contempla os jogadores colocados nos 10 primeiros lugares da lista de Melhores Marcadores, pelo poderá haver jogadores com maior eficácia mas que não são referidos por não estarem incluídos nessa lista de Melhores Marcadores.

Guarda-redes: destaques para Nuno Silva e Hugo Laurentino

Nuno Silva (Sp. Horta) aguentou a liderança que tinha conquistado na penúltima jornada, altura em que destronou António Campos. O guarda-redes dos Açores venceu esta primeira fase com 305 remates defendidos, seguido de António Campos (Águas Santas), com 291 remates defendidos e de Ricardo Castro (Xico Andebol), com 269. Em quarto lugar ficou Ricardo Candeias (SL Benfica), com 254 remates defendidos.

Na apreciação que o Andystat faz aos guarda-redes, e levando em conta a eficácia, Hugo Laurentino (FC Porto) mantém a liderança com 41,68%, seguido de Ricardo Candeias (S.L. Benfica), com 38,25% e de Humberto Gomes, do ABC de Braga, com 37,26%.

Patrocinadores Institucionais