José Rolo: «Jogo com o Xico é tão decisivo como o de Belém»

PUB

Depois das “finais”, um dérbi do Minho. Sinónimo de emoções fortes por excelência, o ABC continua, a luta sôfrega, para amealhar pontos. Agora, frente ao CD Xico Andebol, mais um espetáculo desportivo imperdível.
É a última jornada da Fase Regular e tem lugar na Catedral do Andebol. Sábado, às 17h00, entradas gratuitas, para encerrar esta 1ª Fase: “É bom para terminarmos esta Fase com um pavilhão bem composto. E é uma excelente oportunidade para verem um bom jogo de andebol e os nossos adeptos vão ver um ABC unido, coeso e vitorioso”, garante o lateral José Rolo.

O apuramento para a Fase Final foi garantido em Belém, na jornada anterior. Apesar disso, descompressão não está no vocabulário da semana de trabalho academista: “Nunca se pode descomprimir em alta competição, porque é nesse preciso momento que somos surpreendidos. O jogo com o Xico é tão decisivo como o de Belém. E, como diz o nosso treinador, nós temos equipa para ganhar a qualquer uma, mas também temos equipa para perder com qualquer uma. Temos que estar sempre concentrados, até porque o andebol é pródigo em surpresas”.

Em Belém esteve, provavelmente, o melhor ABC da época. No momento de maior pressão, a equipa foi mais ABC. “Nós tínhamos a noção da importância do jogo. Sabíamos que éramos nós ou eles, mas ganharmos num terreno difícil, com um público que nos hostilizou sempre, acho que foi ainda mais motivador, com uma vitória tão contundente. Mas, foi também muito bom um jogo de andebol com um ambiente tão bom. Claro que os adeptos estavam contra nós, mas é bom jogar num pavilhão quase cheio”, acrescenta José Rolo.

“Concentração, união e coesão” foram a “chave” para a vitória (19 – 29) em Belém, como José Rolo define: “Se um dia nos faltar união, o ABC deixa de ser o ABC. A nossa maior força é a união da equipa e o gosto que os atletas têm pelo andebol e pelo ABC. Quando as coisas correm mal, individual e coletivamente, é mais fácil uma equipa desunir-se, mas, felizmente, não aqui no ABC. No jogo com o Belenenses, eu vi o Bruno Dias, o Luís Bogas e os outros colegas, no banco, a festejarem cada golo como se fossem eles a marcá-lo. Eles não estiveram tão ativos, mas foi muito importante o apoio deles. E isso não se vê em todo o lado. E saber que eles querem aquilo tanto como nós, e que nos estão a ajudar, é muito importante para a equipa. E acho que é aqui que o ABC marca a diferença para os outros clubes”.

O lateral direito foi figura de destaque neste encontro. Melhor marcador da partida, com 8 golos, numa partida que teve, certamente, um sabor especial: “Esta época, individualmente, não me estava a correr muito bem e foi muito bom dar o meu contributo à equipa. Espero ter, agora, um resto de temporada a um nível melhor, não só eu como os meus colegas, porque só assim podemos fazer face aos outros finalistas”.
O ABC nunca ficou fora de uma Fase Final e o nº 3 academista defende-se com uma questão de orgulho: “Nunca vou querer o meu nome nas páginas negras do ABC. Nós tínhamos a noção que um clube como o ABC nunca pode estar fora da discussão dos títulos. Foi uma vitória importante para o ABC, mas também para nós porque é um novo acreditar nas nossas capacidades”.

José Rolo antecipa, ainda, que ABC estará na Fase Final: “Vamos ter um ABC na máxima força. Temos que acreditar nisso, porque só na máxima força é que podemos ganhar aos adversários que vamos enfrentar na Fase Final. E é para isso que vamos trabalhar, para atingir os nossos objetivos. E acho que temos todas as condições para melhorarmos a classificação da época passada. Se não fosse para lutar, não valia a pena estarmos aqui”, responde, perentório, José Rolo.

FONTE Gabinete de Imprensa do ABC de Braga

Patrocinadores Institucionais