Torneio 4 Nações: Espanha vence em Mondim de Basto

PUB

Portugal perdeu com a França na 3ª e última jornada do Torneio das 4 Nações, que hoje chegou ao fim, em Mondim de Basto.

Na primeira parte, as duas selecções fizeram um jogo equilibrado e disputado, o que se refletia no andamento do marcador. Aos cinco minutos de jogo, a França vencia 4-3 e, dez minutos depois, a França mantinha a mesma vantagem de um golo (7-8). Nos últimos minutos da primeira parte Portugal baixou um pouco o ritmo de jogo e a nossa selecção saiu para intervalo a perder por 13-9.

No segundo tempo, Portugal acusou algum cansaço e, perante aquela que foi considerada a melhor guarda-redes do Torneio, a francesa Laura Glaser, as Juniores A femininas encontraram dificuldades acrescidas na finalização. Portugal não conseguiu recuperar da desvantagem que trazia do fim da primeira parte e, consequentemente, a França conseguiu fugir no marcador e estabelecer o resultado final em 28-19.

“Não estivemos bem no ataque, não conseguimos sair em contra-ataque e nestes jogos temos de ser perfeitos, se não marcamos, sofremos”, disse a seleccionadora nacional, sobre o jogo com a França.

Fazendo um pequeno balanço sobre a participação portuguesa nesta edição do Torneio das 4 Nações, Sandra Fernandes refere que “Obviamente que não vencer nenhum jogo, não há vitórias morais, não estamos satisfeitos. Estarmos perto da vitória e nunca conseguirmos alcançá-la não é o nosso objectivo. A partir de agora, é analisar o que correu mal, corrigir e preparar aquele que é o nosso principal objectivo, que é a qualificação”, explica.

ESPANHA VENCE TORNEIO DAS 4 NAÇÕES
A Espanha empatou a 25 golos com a Alemanha, num jogo durante o qual as espanholas estiveram em vantagem sobre as adversárias durante 55 minutos.

A Espanha entrou melhor e desde os primeiros minutos que foi ganhando vantagem, apesar da Alemanha ter reduzido até à diferença mínima por mais do que uma vez. A meio da primeira parte, a Espanha vencia por 8-4, mas no final da primeira parte as alemãs perdiam por 12-11.

O início da segunda parte começou sem golos, com a Espanha a marcar o 13º golo aos 5 minutos. A selecção espanhola foi conseguindo manter-se na frente do marcador até aos 5 minutos finais, altura crucial para a Alemanha que conseguiu equilibrar o resultado e segurar o empate até ao fim.

Apesar do empate, a Espanha sagra-se vencedora do Torneio das 4 Nações, com 5 pontos.

Os boletins de jogo encontram-se aqui, em anexo.

MÓNICA SOARES CONSIDERADA A MELHOR JOGADORA NO TORNEIO DAS 4 NAÇÕES

Terminados os jogos no Pavilhão Municipal de Mondim de Basto, realizou-se de imediato a cerimónia de entrega de prémios. Em primeiro lugar, o Sr. António Manuel, adjunto do Presidente da C.M. Mondim de Basto, entregou lembranças às três duplas de arbitragem presentes no Torneio.

Em seguida, foram entregues os prémios individuais: a Melhor Marcadora, Lara Gonzalez Ortega (nº 22), de Espanha, recebeu o troféu das mãos de Isabel Gomes, da A.A. Vila Real; Alexandre Santos, da Kebrostress, entregou o prémio à Melhor Guarda-Redes, Laura Glaser (nº 16), de França. Finalmente, o vice-presidente da Federação, Dr. Ulisses Pereira, entregou o troféu de Melhor Jogadora a Mónica Soares (nº 13), de Portugal.

Seguiu-se a entrega dos prémios colectivos. Em 4º lugar ficou Portugal, que recebeu o prémio e lembranças entregue pelo Sr. Fernando Ferrão, Vice-Presidente da Federação.

À Alemanha, 3º classificada, o prémio e lembranças foram entregues pela Drª Teresa Rabiço, vice-presidente da C.M. Mondim de Basto.

À França, 2º classificada, o prémio e lembranças foram entregues pelo vice-presidente da Federação, Dr. Ulisses Pereira.

Por último, o Eng. Humberto Cerqueira, Presidente da C.M. Mondim de Basto entregou à selecção vencedora do Torneio, a Espanha, o prémio e as lembranças de 1º lugar.

A finalizar a cerimónia de entrega de prémios, houve lugar a uma troca de lembranças, pelo vice-presidente da Federação, Dr. Ulisses Pereira ao Eng. Humberto Cerqueira, Presidente da C. M. Mondim de Basto.

Sobre o evento que decorreu durante o fim-de-semana em Mondim de Basto, o Engº Humberto Cerqueira, Presidente da CM Mondim de Basto afirmou que “o Torneio teve um impacto muito positivo, porque conseguimos atrair aqui muita gente, que tem estado aqui ao longo destes três dias. Isso é importante para o Município, porque não só atrai pessoas de fora – atletas, dirigentes, árbitros, toda a logística que está envolvida no torneio – como também as pessoas de Mondim e daqui da região, que podem aqui desfrutar de uns momentos de convívio e assistir a esta prática desportiva. Isto também tem um impacto muito positivo na economia local, desde logo ao nível do alojamento, da restauração, de toda a dinâmica que é criada à volta do evento e que, num Município pequeno como o de Mondim, tem um efeito muito positivo. Vemos com muita satisfação a realização deste evento e dos efeitos positivos que tem neste Município”, afirmou.

Como ponto alto do evento, o Presidente da C.M. Mondim de Basto destaca o facto de ter as bancadas cheias nos jogos de Portugal: “De cada vez que joga a selecção portuguesa, atrai mais pessoas, o que é normal. No primeiro dia a audiência era composta sobretudo por alunos, o que é normal, porque ainda havia aulas, mas ao longo do fim de semana tem estado muita gente no pavilhão e pessoas que vieram com regularidade, sinal de que gostam de andebol e de ver um bom espectáculo. O Município tem apenas 8000 habitantes, não temos escala para atrair milhares de pessoas mas dentro do que seria desejável foi muito razoável”, concluiu o Presidente da Câmara.

Por sua vez, o vice-presidente da Federação, Dr. Ulisses Pereira, evidenciou que “este Torneio corresponde a um objectivo da Federação, procurar extender o mais possivel a divulgação da modalidade, inclusivamente a centros onde não é praticado o andebol e onde provavelmente nunca houve nenhuma competição de andebol. Estamos satisfeitos com a receptividade que aqui foi encontrada, ainda ontem na 2ª jornada o pavilhão estava completamente cheio e portanto esperamos – e ainda agora troquei impressões com o Engº Humberto Cerqueira, no sentido disto ser um instrumento para podermos implementar a prática do andebol no Concelho de Mondim de Basto.”

Calendário e resultados de jogos – Torneio 4 Nações
1ª jornada – 23.03.12
17h00 – Espanha : França, 23-20 (12-11)
19h00 – Portugal : Alemanha, 23-26 (11-13)

2ª jornada – 24.03.12
16h00 – Alemanha : França, 22-28 (10-16)
18h00 – Espanha : Portugal, 22-21 (12-11)

3ª jornada – 25.03.12
09h00 – Alemanha : Espanha, 25-25 (11-12)
11h00 – Portugal : França, 19-28 (9-13)

Classificação Geral
1º – Espanha (5 pontos)
2º – França (4 pontos)
3º – Alemanha (3 pontos)
4º – Portugal (0 pontos)

Patrocinadores Institucionais