Apuramento para o «Europeu»: Portugal (con)vence a Eslováquia

PUB

A selecção nacional de Juniores A de Portugal venceu esta tarde a Eslováquia por expressivo 31-21, em jogo do grupo 6 da fase de apuramento para o campeonato da Europa de 2012, que vai disputar-se na Turquia.

Recorde-se que Portugal, Eslováquia e Bulgária compõem este Grupo 6 e só o primeiro classificado vai à fase final do Europeu, na Turquia, em Julho de 2012.

Depois da Medalha de Prata conquistada no Campeonato da Europa de Sub20, que decorreu na Eslováquia, em 2010 (Portugal perdeu a final por 30-24, com a Dinamarca), a selecção nacional de sub20 masculinos, sob o comando de Rolando Freitas, procura agora garantir a passagem ao Campeonato da Europa de Sub20 masculinos e o primeiro passo foi conseguido esta tarde, com êxito.

Em anexo pode ser consultado o boletim de jogo

«Entrámos bem no jogo, fizemos um parcial de 3-0, mas gerimos mal a primeira superioridade numérica. E, com 5-3 no marcador, e de uma situação qm que podíamos passar para 6-3, permitimos o 5-4. Foi a altura em que os eslovacos estiveram mais perto», começou por referir o seleccionador nacional, Rolando Freitas.

«Chegámos a ter quatro golos de vantagem e já no fim da primeira parte perdemos uma excelente oportundiade de passar para cinco e sofremos um, pelo que fomos para o descanso a vencer 15-12. Defendemos ‘5 x1’, com poucos erros, neutralizando bem os rematadores adversários»

Na segunda parte, e ainda socorrendo-nos do relato de Rolando Freitas, Portugal esteve ao mesmo nível.

«Contávamos com uma reação do adversário, que ainda a esboçou nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, altura em que o seu treinador pediu um time-out, quando já tinhamos seis ou sete golos de vantagem. Nessa altura passamos por uma fase algo complicada, já que tivemos uma série de exclusões, que mexeram com a estabilidade da equipas. Mas nunca perdemos a vantagem de três ou quatro golos», faz notar o seleccionador nacional.

«Daí até ao final, controlámos bem o jogo, tivemos 10 jogadores a marcar golos, utilizamos os 16 jogadores, o que diz bem da homogeneidade que a equipa pode revelar. Nos últimos 15 minutos vimos a equipa eslovaca um pouco desgastada, e até desanimada com o avolumar do resultado, e nós fomos mantendo a coesão defensiva. Estivemos bem na baliza, lançando contra-ataques que acabaram por matar o jogo. Foi uma boa vitoria de Portugal, os jogadores estiveram bem, tranquilos, e isso é sempre importante – que se sintam confotáveis para dar o melhor de si próprios».

Agora falta a Bulgária, adversário deste sábado.

«Não temos nenhuma informação da Bulgária. Também da Eslováquia não tínhamos grande informação. Desconhecemos o que pode acontecer mas, teoricamente, a Bulgária é de um nível inferior à Eslováquia. Mas a nossa forma de estar no andebol tem sido sempre a de respeitar cada adversário. Os jogadores hoje só festejaram a vitória e amanhã, sábado, fazermos tudo para vencer o jogo e, então sim, festejar o apuramento para a Turquia. Mas temos de vencer a Bulgária», finalizou Rolando Freitas.

Calendário de Jogos – grupo 6 de qualificação para Campeonato da Europa de Sub20 masculinos Turquia 2012

06.04.2012, 19h00 – Portugal : Eslováquia, 31-21 (15-12)
07.04.2012, 18h00 – Bulgária : Portugal
08.04.2012, 17h00 – Eslováquia : Bulgária

CLASSIFICAÇÃO
1.º Portugal,2 pontos
2.º Eslováquia, 0 pts.
3.º Bulgária, 0 pts.

Nota: Menos uma hora em Portugal.

Todas as informações em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais