Material Informativo e Educativo sobre a Luta contra a Dopagem no Desporto

PUB

No âmbito da campanha de informação e educação denominada “Juntos será + fácil”, que procura chamar à atenção de todos os intervenientes no movimento desportivo para que a luta contra a dopagem no desporto, a ADoP tem já disponível o “Cartão de Bolso”, recentemente atualizado com base na Lista de Substâncias e Métodos proibidos em vigor desde 1 de janeiro de 2012.

Por outro lado, o procedimento relativo à solicitação de autorização para utilização terapêutica (AUT) de substâncias e métodos proibidos sofreu em 2012 algumas alterações em relativamente ao ano anterior. Essas alterações refletem-se na nova versão da brochura intitulada ”Manual de procedimentos para a solicitação de autorização para utilização de substâncias e métodos proibidos – Guia Informativo para Médicos”, que está também já disponível. Este manual destina-se particularmente ao pessoal de apoio médico dos praticantes desportivos.

Está também já disponível a 3.ª edição do “Guia Prático sobre a Luta contra a Dopagem no Desporto”. Esta nova edição do Guia Prático, para além da informação que foi disponibilizada na edição de 2011 e das respetivas atualizações, seja no que diz respeito à Lista de Substâncias e Métodos Proibidos em vigor para 2012 e às determinações da ADoP para a solicitação de autorização de utilização terapêutica, seja quanto aos medicamentos que entraram ou saíram do mercado, contém ainda algumas alterações visando uma otimização da informação disponibilizada, como por exemplo relativamente ao Passaporte Biológico, ao Sistema de Localização do praticante desportivo e aos suplementos nutricionais.

As versões digitalizadas do Guia Prático e do Cartão de Bolso estão também já publicadas no sítio internet do IPDJ, IP (em www.idesporto.pt -> “Antidopagem” – “Informação Antidopagem”), o que possibilitará a disponibilização dos mesmos diretamente através da internet.

Para obtenção de informações relacionadas com a luta contra a dopagem poderão ser utilizados os seguintes contatos da ADoP:
– 808 229 229 (linha azul)
– 21 797 75 29 (fax)
– antidopagem@idesporto.pt

Patrocinadores Institucionais