Portugal está na fase final do Campeonato da Europa de Sub20 masculinos Turquia 2012

PUB

Depois da Medalha de Prata conquistada no Campeonato da Europa de Sub20, que decorreu na Eslováquia, em 2010, a selecção nacional de sub20 masculinos, sob o comando de Rolando Freitas, vai voltar a marcar presença em mais uma fase final – do Campeonato da Europa de Sub20 masculinos Turquia 2012.

Depois de ter ganho à Eslováquia, ontem, Portugal venceu hoje a Bulgária, num jogo mais fácil que o anterior, em que a selecção nacional de Rolando Freitas teve pleno domínio do jogo e do resultado. Segundo o seleccionador nacional, o jogo foi tranquilo e fácil. Portugal entrou com boa atitude em campo e vontade de carimbar logo a qualificação para o Europeu. Só alguns momentos de “pressa desmedida” impediram que a diferença no resultado, no fim da primeira parte, não fosse ainda maior. Ao intervalo, Portugal já vencia por 16-5, resultado que se ampliou durante a segunda parte, que Portugal controlou sem dificuldade. O jogo terminou com a vitória de Portugal por 30-12.

O boletim de jogo encontra-se aqui em anexo.

Naturalmente satisfeito, no final do jogo, Rolando Freitas começou por dizer que, apesar de desconhecerem esta selecção, sabiam à priori, que seríamos superiores, tanto pelo passado quanto pelos resultados anteriores. Entrámos confiantes e encarámos com seriedade todos os momentos do jogo. Houve rotação total dos jogadores e trabalhámos alguns aspectos tácticos. Os jogadores estão de parabéns pelo resultado”, sublinha.

Sobre a presença em mais uma fase final, Rolando Freitas destaca, sobretudo, “o facto desta ser a 6ª qualificação consecutiva, de Portugal, no escalão de sub20/ sub21 para uma fase final de uma grande competição – foram três fases finais de campeonatos da Europa e três fases finais de campeonatos do Mundo. Só isso, já é muito significativo e merece ser destacado”. O seleccionador nacional sublinha, ainda, que “esta mesma geração, que é a única que tem uma qualificação no escalão de sub18 e no escalão de sub20, o que é um pleno de qualificações para fases finais. Isto mostra o bom trabalho e abona muito em favor desta geração”, reforça. “Estamos muito contentes. Vínhamos com a expectativa de nos qualificarmos, conseguimos e isso dá-nos uma grande alegria e deixa-nos já a pensar na próxima grande competição”, conclui Rolando Freitas.

Os jogos do Grupo 6 só chegam ao fim amanhã, com o encontro entre Eslováquia e Bulgária, que será apenas para cumprir calendário, uma vez que só o 1º classificado garantia o apuramento.

A fase final do Campeonato da Europa de Sub20 masculinos disputa-se de 5 a 15 de Julho de 2012, na Turquia. Já apuradas estão a Turquia (organizadora), a Croácia (vencedora do Campeonato da Europa Sub18 masculinos 2010) e Espanha (vice-campeã do Campeonato da Europa Sub18 masculinos 2010).

O sorteio dos grupos da fase final do Europeu de Sub20 masculinos está marcado para 13 de Abril, pelas 11h30 locais, na sede da EHF, na Áustria.

Calendário e resultados – grupo 6 de qualificação para Campeonato da Europa de Sub20 masculinos Turquia 2012

06.04.2012, 19h00 – Portugal : Eslováquia, 31-21 (15-12)
07.04.2012, 18h00 – Bulgária : Portugal, 12-30 (5-16)
08.04.2012, 17h00 – Eslováquia : Bulgária, 35-18 (15-11)

Classificação
1º – Portugal, 4 pontos
2º – Eslováquia, 2 pontos
3º – Bulgária, 0 pontos

Nota: Menos uma hora em Portugal.

Todas as informações em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais