Ambiente de festa no cair do pano do campeonato

PUB

Foi em ambiente de festa e com um triunfo robusto sobre o Sprting CP (36-26)que o FC Porto Vitalis selou esta tarde o «tetracampeonato». Na presença de mais de 1.500 espectadores e sob o testemunho de Ulisses Pereira e Ricardo Andorinho, presidente e vice-presidente da FAP, respectivamente, a turma portista não se limitou em ganhar o jogo mas tentou – e conseguiu em várias ocasiões – dar um toque artístico ao triunfo. É certo que não havia grande pressão para qualquer das equipas, pelo que esse cenário também ajudou à festa. Assistiu-se a um jogo rápido, com bons momentos de andebol, que foram levados a casa de milhares e milhares de telespectadores, através das imagens da RTP 2 e da Porto Canal.

Passado o primeiro quarto-de-hora, em que o Sporting esteve na frente, o FC Porto Vitalis passou para o comando (9-8), o Sporting ainda empatou a 10, aos 21 minutos, mas foi o «canto do cisne». Ao intervalo, os campeões nacionais já venciam por 16-11. O segundo tempo serviu para que a equipa da casa brindasse o público com uma boa exibição, fazendo reverter em rápidos contra-ataques as (muitas) falhas do ataque do Sporting. A meio do segundo tempo a vantagem já era de oito golos (25-17), chegaria por algumas vezes a mais de 10, e atingiu o pico a cinco minutos do fim (34-21). Depois, foi esperar pelo apito final e começar a festa que se alastrou até às bancadas.

ULISSES PEREIRA ENTREGOU TAÇA

A festa programada pelo FC Porto Vitalis começou pela chamada, um a um, de todos os jogadores e staff técnico do FC Porto ao palanque de campeões, propositadamente concebido e estratégicamente colocado n o centro do recinto para receber toda a equipa portista. Os presidentes Ulisses Pereira (FAP) e Jorge Nuno Pinto da Costa (FC Porto) procederam à entrega das medalhas a todos os intervenientes. O momento alto chegou depois, quando o presidente da FAP fez a entrega do bonito troféu a Ricardo Moreira, capitão do FC Porto, para gáudio do público que não arredou pé, usufruindo da festa até aos instantes finais.

«É semrpe um momento alto quando se conclui uma época e quando uma equipa se sagra vencedora. São momentos altos, momentos importantes, que o presidente da federação gosta de viver e partilhar», começou por analisar o presidente da FAP, Ulisses Pereira. «Julgo sinceramente que acabámos por ter um vencedor justo do campeonato, os resultados desportivos assim o indicam, e portanto um desejo muito forte que esta competição que foi tão intensa seja ainda mais intensa na próxima época desportiva. O nosso desejo é sempre que a competição vá até ao último minuto, mas também temos de reconhecer que esta é uma prova de regularidade e dentro desse princípio não há qualquer dúvida quanto ao desfecho excelente deste campeonato.

Ulisses Pereira quis também dar ênfase à qualidade do espectáculo que há pouco tinha terminado. Espero que todos os que acompanahram o jogo aqui e nem casa, possam ter assitido a umm espectáculo bom, que tecnicamente permitu algumas coisas que num jogo decisivo certamente não seriam possíveis devido à pressão de não poder falhar. E essa parte de exibição também acabou por enriquecer o espectáculo tornando-o interessante para todos os que assistiram à partida»

EM DIRECTO

Na sala de imprensa, Pokrajac, teinador do Sporting, confessou que «fomos equipa para 20 minutos, queríamos apresentar um andebol forte, espectacular e longo, demorado, porque o FC Porto e o seu guarda-redces não gostam desse tipo de jogo. Mas só tivemos equipa para 20 minutos. Foi pena, numa partida que opunha o campeao nacional ao vencedor da Taça de Portugal, num grande espectáculo, num jogo que não contava para nada e com um público espectacular. Falhamos três ou quatro bolas, o FC Porto disparou».

Por seu turno, Ljubomir Obradovic, o técnico campeão, discordou que este jogo não tivesse grande interesse competitivo e não contasse para nada, salientando também «a riqueza do jogo, com alternâcia entre as acções com golo e sem golo, um bom jogo, com espectáculo que os nossos jogadores fizeram. Por outro lado, vemos que ainda há muito espaço e para esta equipa crescer, até porque são jogadores muito jovens. Jovens e que formam um bom grupo de trabalho», acrescentou o técnico portista. «Cada jogador festeja um golo de um companheiro de equipa como se fosse seu. Foi um jogo bonito, nada duro. Queríamos demonstrar que não fomos campeões por acaso.

DESPEDIDA E HOMENAGEM

Antes da partida, aconteceu um momento de festa e nostalgia. Eduardo Filipe e Ricardo Costa, dois dos mais emblemáticos jogadores de semrpe do andebol português, aproveitaram este momento de festa para, diante do seu público, despedirem-se não do Andebol, mas da prática dentro das quatro linhas. O público presente no Dragão Caixa não regateou aplausos quando o presidente Pinto da Costa procedeu à entrega de distinções, depois dos dois jogadores terem feito descer o pendão que lembrava a todos a conquista do tetracampeonato.

GRUPO A
Madeira segura segundo e ABC deixa fugir quinto

Nos outros jogos do grupo A, o Madeira SAD, que só precisava de um empate frente ao SL Benfica para repetir o segundo lugar, venceu os benfiquistas, depois de uma primeira parte onde foram claramente superiores para no segundo tempo passarem por alguns sobressaltos.

Em Braga e frente ao Águas Santas, o ABC desperdiçou o factor casa e os três golos de vantagem que conseguiu aos 450 minutos (19-16). A parte final da partida não foi tão conseguida e, perante o seu público, os bracarenses não conseguiram passar o Águas Santas e quedaram-se pelo sexto lugar da classificação.

GRUPO B
AC Fafe vence em Guimarães e segura-se no escalão maior

No grupo B, as atenções voltavam-se para Guimarães onde o Andebol Clube de Fafe jogava, fretne à equipa da casa, a sua permanência no Andebol 1. A primeira parte do jogo foi toda dos vimaranenses, que chegaram ao intervalo confortavelmente na frente do marcador, mas no segundo tempo os fafenses reagiram , e mpataram a seis minutos do fim (resultado que já lhes garantia a permanência) e acabaram por vencer por 27-28, tornando inútil o triunfo do Mais ISMAI em Aveiro, onde ganhou ao São Bernardo.
Nos Açores, e no jogo entre os dois primeiros classificados do grupo B, o Sporting da Horta superiorizou-se ao CF Belenenses, confirmando o primeiro lugar.

– Resultados dos jogos da 10.ª e última jornada da fase final do Andebol 1, disputados integralmente este sábado:

– GRUPO A:

FC Porto Vitalis-Sporting CP, 36-26 (16-11)
Madeira SAD-SL Benfica, 27-26 (17-13)
ABC de Braga-Águas Santas, 28-30 (13-13)

– GRUPO B:

Sp.Horta-Delta Belenenses, 40-31(17-16)
Xico Andebol-AC Fafe, 27-28 (16-12)
São Bernardo-Maia ISMAI, 22-27(11-12)

Patrocinadores Institucionais