Andebol 1: Sporting da Horta vence Maia ISMAI nos últimos instantes

PUB

É um lugar comum mas nem por isso deixa de se poder aplicar ao confronto entre Maia ISMAI e Sporting da Horta – foi mesmo um jogo impróprio para cardíacos.

De um lado, um Sporting da Horta confortavelmente instalado na liderança da classificação do grupo B. Do outro, uma equipa que luta pelos importantes pontos que lhe permitam aspirar à manutenção no escalão principal do andebol português.

Ciente desta necessidade, o Maia ISMAI tomou conta do jogo, e aos oito minutos vencia por 6-1. A vantagem confortável foi-se mantendo, sofrendo qaui e ali algumas oscilações mas, mesmo assim, a formação da casa – que vinha de uma importante e moralizadora vitória no recinto do AC Fafe – chegou ao intervalo a vencer por confortável 16-11, após uma primeira parte muito apimentada por questões disciplinares.

No segundo tempo, a vantagem maiata manteve-se de início mas depois foi-se esfumando até ao primeiro empate, a 19 golos, aos 42 minutos. Não foi preciso esperar mais do que quatro curtos minutos para ver, pela primeira vez, o Sporting da Horta na frente (21-22). O jogo aqueceu ainda mais. As duas equipas entraram empatadas nos dez (23-23) minutos finais. O Maia ISMAI voltou a impôr-se, chegou aos 26-24, mas o Sp. Horta reagiu. As duas equipas entraram nos cinco minutos finais em igualdade no marcador (26-26).

E no lapso de tempo qe faltava jogar, assistiu-se apenas a um único golo. O de Yuri Kosteskhi que, a 20 segundos do fim, marcou para assinar a vitória tangencial do Sporting da Horta (26-27), numa partida que ficou marcada pela intensa actividade disciplinar – 13 exclusões temporárias e cinco cartões vermelhos.

Com este resultado, e quando faltam disputar duas jornadas, o Sporting da Horta reforçou o comando do grupo B da fase final do Andebol 1, com 43 pontos, enquanto o Maia ISMAI ultrapassou o AC Fafe, estando agora ambos com 29 pontos, mais dois que o último, o São Bernardo (26).

Patrocinadores Institucionais