Next 21: Sporting CP revalida título nacional de juniores

PUB

O Sporting Clube de Portugal renovou este domingo o título nacional de juniores masculinos da 1.ª divisão – que já tinha conquistado nas duas últimas temporadas – ao vencer na terceira e última jornada da fase final do Next<21, disputada integralmente em Mangualde, o FC Porto por 21-31.

Numa partida em que os dois plantéis em confronto revestiam uma qualidade muito elevada, os primeiros minutos foram disputados sob grande equilíbrio. A primeira vantagem de dois golos aconteceu um pouco depois dos oito minutos (3-5) e favoreceu os 'leões?. Mostraria a história da partida que, a partir daí, nunca mais o Sporting esteve em desvantagem. Deitando mão de uma defesa agressiva e profunda, o Sporting foi colocando muitas dificuldades ao ataque o FC Porto e aos 20 minutos tinha ampliado a diferença para oito golos (5-13). Apoiados por uma forte claque que sobressaíu no pavilhão municipal de Mangualde, o Sporting chegou aos 10 golos de vantagem (5-15) graças a Frederico Malhão, que usou uma das armas mais temíveis dos campeões nacionais – o contra-ataque. Nuno Gonçalves, com os seus fortes e colocados remates, também ajudou a que, ao intervalo, a vantagem se mantivesse nos 10 golos (8-18).

O início do segundo tempo mostrou o FC Porto a reagir, mas nos primeiros 10 minutos não conseguiu diminuir a diferença (12-23). Pressionada pelo cronómetro, a equipa de Carlos Martingo viu-se na necessidade de fazer tudo muito mais depressa. Nem sempre o conseguiu e, a jogar com o cronómetro, o Sporting sentiu-se muito mais confortável para controlar o jogo e o marcador, averbando uma vitória por 10 golos.

No final do jogo, seguiram-se as naturais manifestações de regozijo por parte dos 'leões', que receberam medalhas e taça das mãos do presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, e do vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Augusto Silva.

Frederico Carlos Santos dedica vitória aos jogadores

O técnico do Sporting, Frederico Santos, que fez este domingo o último jogo ao comando da equipa júnior do Sporting já que na próxima temporada orientará o plantel sénior, não escondia a sua satisfação na hora de festejar a conquista do ‘tri’.

«Toda esta fase final, os três jogos em três dias, foram o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano. Os atletas foram todos inexcedíveis, estão de parabéns, a vitória é deles». Para o técnico leonino esta foi, seguramente, a melhor despedida que po dia desejar.
«Não podia ser melhor, de facto… É o tri, e estou muito satisfeito. Tenho de agradecer a todos os atletas que trabalharam comigo no Sporting nestes três últimos anos. Todos estão de parabéns e esta vitória é para eles».

Augusto Silva, vice presidente da FAP, destaca papel da Câmara de Mangualde

Fase final muito conseguida, com seis bons jogos, o que deixou o vice-presidente da FAP, Augusto Silva, muito satisfeito.

«Quando tudo corre bem, por si só, isso deixa-nos satisfeitos. Se é verdade que houve algum desequilíbrio em alguns jogos, houve essencialmente aquilo que é primordial numa fase final – festa, alegria, competição e muito ‘fair-play’. E quando as coisas correm assim temos de ficar satisfeitos».

Tratou-se de mais uma boa experiência por parte da FAP no que respeita à descentralização deste tipo de provas, como acentuou Augusto Silva.

«Estamos satisfeitos e ao mesmo tempo agradecidos à Câmara Municipal de Mangualde que tem sido um importantíssimo nosso parceiro, não só na realização deste tipo de competições – como esta fase final de uma das mais importantes competições organizadas pela FAP – e que não é por acaso que está em Mangualde. A Câmara local merece todo esse respeito, todo esse carinho, pela forma e pela elevação como tem vido a tratar o andebol na região. E não estou a referir-me apenas à realização de fases finais mas também à concretização de projectos de desenvolvimento da nossa modalidade».

ABC VENCE SL BENFICA E ASSEGURA TERCEIRO LUGAR

A última jornada da fae final do Next<21 tinha arrancado manhá cedo, com a realização do jogo entre SL Benfica, sem o lesionado Vladimiro Bonaparte, e ABC de Braga, sem o castigado Gonçalo Bonçalves Foi também um jogo marcado pelo equilíbrio nos minutos iniciais, com os bracarenses a chegarem à primeira vantagem de dois golos aos seis minutos (5-3). O SL Benfica empatou aos oito golos, a reação do ABC não se fez esperar e os bracarenses foram mesmo para o intervalo a vencer por 13-11.

A segunda parte foi mais emotiva, com empates sucessivos até aos 21. Entretanto, o SL Benfica tinha estado duas vezes no comando do marcador (18-19 e 20-21) mas nos momentos finais o ABC acabou por ser mais eficaz, pese o SL Benfica ter-se aproximado até aos 23-22.

– Calendário da fase final do Next<21 – campeonato nacional de juniores masculinos da 1.ª divisão, a realizar no Pavilhão Municipal de Mangualde:

– Sexta-feira, dia 25 de Maio:
19 h. – S.L. Benfica-Sporting CP, 24-30 (13-15)
21 h. – F.C. Porto – ABC de Braga, 32-28 (14-18)

– Sábado, dia 26 de Maio:
15 h. – Sporting CP-ABC de Braga, 36-24 (17-10)
17 h. – S.L. Benfica-FC Porto, 19-25 (12-17)

– Domingo, dia 27 de Maio:
10 h. – ABC de Braga-SL Benfica, 27-25 (13-11)
12 h. – FC Porto-Sporting CP, 21-31(8-18)

CLASSIFICAÇÃO

1.º Sporting, 9 pontos
2.º FC Porto, 7
3.º ABC de Braga, 5 pts.
4.º SL Benfica, 3 pts.

NOTA – Todos os jogos foram transmitidos em direto pela FAP Tv. Os boletins de jogo e classificação podem ser consultados, como habitualmente, no Portal da FAP, em Competições – Competições nacionais – PO 04

Patrocinadores Institucionais