A.A. Águas Santas é campeão nacional de infantis masculinos

PUB

A AA Águas Santas venceu ao final da manhã de hoje o S.L. Benfica por expressivo 35-18, em jogo da sexta e última jornada da fase final do campeonato nacional de infantis que durante quatro dias decorreu em Braga.

A formação da Maia recuperou assim o título que tinha deixado fugir na época passada para o Xico Andebol, depois de já se ter sagrado campeão ancional neste escalão na temporada de 2009/2010.

Foi um torneio marcado pela emoção. Já este domingo, a quinta e última ronda começou com um jogo de nervos. O Académico FC só dependia de si e necessitava de vencer o Batalha AC para se sagrar campeão nacional. A formação do Porto chegou a estar a ganhar por seis golos de diferença mas acabou por sucumbir (23-24) frente ao Batalha AC nos instantes finais.

A partir deste resultado, o ABC de Braga também entrou na corrida pelo título. No segundo jogo da ronda, os bracarenses cumpriram e venceram – embora que com grandes dificuldades – o Évora Andebol por 24-23.

O muito público que preencheu em bom número as bancadas do Sá Leite juntou forças para apoiar o Benfica no jogo frente ao Águas Santas. É que a vitória dos benfiquistas daria o título aos homens de Braga. Mas os pupilos de Ana Filipa Cunha cedo mostraram a sua superioridade e, de uma forma categórica, venceram facilmento o SL Benfica por 35-18, resultado que lhes garantiu a conquista do título nacional, vencendo a fase final com 12 pontos, mais um que o ABC de Braga (2.º) e Batalha AC (3.º).

PRESIDENTE ENTREGA A TAÇA

Foi em clima de festa que as equipas receberam os prémios destinados pela organização e a taça de campeão nacional foi entregue ao capitão da AA Águas Santas pelo presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, assessorado pelo presidente da Associação de Andebol de Braga, Manuel Moreira; pelo presidente do ABC de Braga, Luís Teles; por Manuel Novais Ferreira, director da AA Braga, entre outros

TREINADORA FELIZ

No final da partida, Ana Filipa Cunha, treinadora da formação campeã nacional, mantinha a enorme serenidade que mostrou sempre durante o torneio quando acedeu comentar este título nacional.

«Na Formação o mais importante não é ganhar. Mas é sempre bom vencer porque também é importante para os jogadores terem a cultura da vitória, saberem ganhar e terem esse espírito. É óbvio que isso é importante mas há coisas acima disso, sem dúvida». reforçou a treinadora da A.A. Águas Santas.

«Viemos para esta fase final como sempre se entra neste tipo de comeptições – com o espírito e pensamento que podemos ganhar. Mas julgava que o SL Benfica e o ABC de Braga tinha mais armas para vencer este campeonato. Tivemos um desempenho kasi equilibrado que as outras equipas mas penso que o ABC, como equipa, é muito forte.»

Toda a informação (calendário, boletins de jogo e classificação) estão, como sempre, disponíveis em Competições – Competição – Competições Nacionais – PO 15)

Patrocinadores Institucionais