Apuramento para o Mundial de 2013 – Portugal perde na Eslovénia mas deixa apuramento em aberto

PUB

A seleção nacional de Portugal perdeu esta tarde com a Eslovénia por 31-26, em jogo a da primeira mão do ‘play-off’ de acesso do Campeonato do Mundo – Espanha 2013, disputado esta tarde em Ljubljana, na Eslovénia.

Ao intervalo, Portugal perdia por margem tangencial (11-10).

A seleção lusa entrou muito bem no jogo, com uma defesa superiormente comandada por Hugo Laurentino, que esteve em excelente nível na baliza.

Até aos 20 minutos o jogo manteve-se extremamente equilibrado, com vários empates sucessivos, mas com a equipa lusa por diversas vezes na frente do marcador, chegando a ter dois golos de vantagem à passagem do minuto 11 (4-6). Depois de alterarem a defesa para ‘6×0’, os eslovenos melhoraram o seu desempenho e regressaram ao comando do marcador aos 21 minutos (8-7). Portugal reagiu bem e, com dois golos consecutivos de David Tavares, regressou ao comando do marcador aos 23 minutos (7-9).
Os minutos finais do primeiro tempo foram favoráveis à Eslovénia que aproveitou bem as várias exclusões a jogadores portugueses.

Recomeçou melhor a Eslovénia, que depois de Portugal fazer o empate a 11 golos, fez um parcial de 4-0 que levou o marcador para os 15-11, aos 33 minutos.

Portugal tinha-se aproximado no marcador (23-22, aos 47 m. e 25-23, aos 50) mas a Eslovénia aproveitou muito bem a terceira (mais que duvidosa) exclusão a Álvaro Rodrigues, logo seguida da desqualificação a Wilson Davyes, para ampliar a vantagem (31-24). Os dois últimos golos foram da equipa lusa que, assim, amenizou a desvantagem (31-26), resultado que não espelha o dominio que se verificou durante largo período do jogo.

João Ferraz, com cinco golos, foi o melhor artilheiro de Portugal.

Em anexo pode ser consultado o boletim de jogo

EM DIRECTO

Mats Olsson: «Estamos no intervalo a perder por cinco golos. Foi um jogo típico de play-off, sobretudo, se analisarmos a segunda parte e percebemos que o resultado foi por cinco, mas podia ter sido por dois ou por oito. Foi uma lotaria no final do jogo. Atletas com cartões vermelhos, atletas cansados, algumas decisões estranhas dos nossos atletas e de outras pessoas em campo… Mas estamos vivos e vamos reagir em Portugal»

Carlos Carneiro: «Foi um jogo típico de play-off, controlado até mais ou menos meio da segunda parte, depois muito tempo em inferioridade numérica, alguns vermelhos de jogadores influentes o que nos deixou um pouco mais fracos e, claro, a Eslovénia é uma equipa forte, conseguiu aproveitar essas fragilidades da nossa equipa, disparou um bocadinho e saímos daqui com um sentimento um pouco amargo porque podíamos ter feito melhor, mas também podia ter sido pior. São cinco golos…Sonhamos em dar a volta e sabemos que em Guimarães vamos ser mais fortes e eles vão passar um mau bocado»

Decisão em Guimarães

Com este resultado, Portugal deixa tudo em aberto no que respeita ao apuramento para a fase final do Mundial de Espanha 2013, sendo absolutamente necessário contar com o apoio do oitavo jogador daqui a oito dias, no jogo do tudo ou nada.

Recorde-se que a segunda mão tem lugar no próximo sábado, dia 16 de Junho, a partir das 17 horas, no Multiusos de Guimarães.

Patrocinadores Institucionais