Final Nacional de Infantis Femininos em S. Pedro do Sul: protocolo já foi assinado

PUB

No âmbito de uma parceria de colaboração entre a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul e a Federação de Andebol de Portugal foi assinado, no final da tarde do passado dia 21 de Maio, um protocolo que visa a realização de um conjunto de acções de forma a promover a prática do andebol junto da população jovem do concelho sampedrense.

A cerimónia contou ainda com a assinatura de um contrato para a realização da fase final do Campeonato Nacional de Infantis Femininos de Andebol, a decorrer de 14 a 17 de Junho, no concelho de S. Pedro do Sul. Neste encontro vão participar seis equipas, sendo que cinco já estão apuradas, nomeadamente a anfitriã (APAESUL), o Clube Andebol de Leça; o Valongo do Vouga; o JAC – Alcanena; e o Bartolomeu Perestrelo, da Madeira.

Para o presidente da Direcção da referida Associação de Pais, Pedro Coelho, o facto do concelho sampedrense receber o evento representa “uma mais-valia para a modalidade, aliada à sua promoção na região e visibilidade do concelho em outras localidades do país”.

O presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, sobre a realização da fase final do Nacional de Infantis Femininos disse que, “é importante diversificar os locais para a realização de eventos desta natureza. Por isso, penso que foi uma boa decisão e o concelho estará preparado para recebê-la”.

Para o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, Rogério Duarte, “a aposta generalizada, com o intuito de alargar a todo o país, é excelente”. O vereador aproveitou para dar os parabéns à Associação de Pais por ter aceite o desafio e “assumir este projecto de grande responsabilidade”. Acrescentou ainda, “a autarquia reconhece que este tipo de oferta é importante e neste sentido irá colaborar da melhor forma que puder”.

Para o presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, António Carlos Figueiredo, “este é o primeiro passo e é muito importante, pois demonstra que vão “investir” nesta modalidade e a autarquia vai apoiar”. O autarca frisou que, “o caminho certo é a partir das escolas, fomentando desta forma a prática do desporto”. Aproveitou ainda para realçar que “S. Pedro do Sul tem, felizmente, por parte da comunidade um grande número de praticantes no desporto jovem, nomeadamente no futebol, mas isso não impede que devam existir outras modalidades”.

O presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada, relembrou que “S. Pedro do Sul foi durante muitos anos um alfobre da modalidade, tendo saído daqui grandes jogadores”. O responsável salientou também o trabalho que a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul tem levado a cabo desde Setembro do ano passado, possibilitado um maior número de praticantes da modalidade.

Sobre este assunto, Pedro Coelho garantiu que, “na secção de desporto ligada ao Andebol, o registo aponta que em Setembro de 2011 começámos com 15 atletas e neste momento contamos com cerca de 60. Penso que estes números representam o trabalho que estamos a desenvolver nesta área. Contudo, é importante referir que esta evolução não seria possível sem o apoio das instituições que hoje estão aqui presentes”.

De acordo com Ulisses Pereira, “trata-se da revitalização de uma modalidade que já teve muita força neste concelho. Temos de encontrar formas mais inovadoras para seguirmos em frente, apostando no futuro dos nossos jovens”.

António Carlos Figueiredo agradeceu à Associação de Pais o trabalho que tem sido efectuado, “porque de outra forma seria difícil a continuidade da modalidade como complemento da actividade escolar”. Segundo o Edil, “o andebol vai voltar a ser em S. Pedro do Sul uma modalidade com muitos praticantes”.

Patrocinadores Institucionais