Sporting CP foi a Braga conquistar título nacional de juvenis

PUB

O Sporting Clube de Portugal assegurou esta tarde a conquista do título de campeão nacional de juvenis masculinos, ao vencer na última jornada da fase final o ABC de Braga por 27-29. As duas equipas foram para o intervalo empatadas a 14 golos.

Passados 24 anos sobre a conquista do último título deste escalão, o Sporting veio à casa do campeão ancional dos últimos quatro anos conquistar o troféu, num jogo emotivo do primeiro ao último minuto.

O equilibrio foi uma nota constante durante a primeira parte, com as duas equipas a irem para o descanso empatadas a 14 golos. Depois, sucederam-se os empates até aos 19-19. A primeira vantagem de dois golos do segundo tempo conseguiu-a o Sporting, à passagem do minuto 42 (19-21). O ABC, suportado por uma massa adepta que não se cansou de apoiar a equipa, reagiu e voltou a colar-se ao adversário. A meio do segundo tempo, a vantagem era de três, a favor do Sporting, mas as duas equipas foram para os cinco minutos finais separadas por um golo (24-25). O que restava para jogar foi emotivo e, aqui e ali, sobrou um pouco a entrega dos jogadores e a (falta de) calma dos bancos. Pese a entrega dos jovens da casa, o Sporting nunca permitiu que o ABC empatasse o jogo e, depois, aproveitou da melhor forma o facto dos bracarenses terem jogado os últimos 40 segundos da partida em dupla inferioridade numérica.

Ao apito final seguiram-se as naturais manifestações de alegria por parte dos vencedores e de muita tristeza dos vencidos, que apostavam forte na conquista do tri.

Manuel Moreira, presidente da Associação de Andebol de Braga; Joel Pereira, da «Braga – Capital Europeia da Juventude»; Luís Teles, presidente do ABC de Braga e Manuel Novais, director da AAB, encarregaram-se de entregar os troféus às três equipas intervenientes na fase final.

SPORTING FOI UM JUSTO VENCEDOR, REFERE ARMANDO PIRES

«O essencial para nós, Sporting, é formar atletas e cada vez mais isso se torna importante, se atendermos à situação económica que atravessamos. Cada vez é mais importante a aposta na Formação para que apareçam mais jogadores jovens nos seniores mas que venham mesmo da nossa Formação, e não como antigamente em que se ía buscar os melhroes a todo o lado. Todos os clubes faziam isso. Neste momento temos de nos voltar para a Formação», referiu Armando Pires.

O treinador dos leões garantiu também que «o importante é a sua formação como homens e como atletas, agora se juntarmos as duas coisas, e ganharmos, é óptimo e ajuda a criar a mística do clube». Armando Pires confessa que «mentiria se dissesse que não viemos a Braga para ganhar. Conhecia o ABC, não conhecia tão bem o FC Porto, porque nunca tinha visto a equipa jogar completa. As nossas expectativas passavam por ganhar, mas sabíamos que ía ser extremamente difícil, até porque o ABC jogava em casa. Mas sempre acreditamos… Fazendo um balanço da competição penso que o Sporting é um justo vencedor, embora se o ABC fosse campeão também não ficasse mal. Mas penso que, analisando os três jogos, o Sporting foi um justo vencedor», finalizou Armando Pires.

Boletins de jogo e classificação estão disponíveis em Competições – Competição – Competição Nacional – PO 06

Patrocinadores Institucionais