ABC de Braga vence XIV Torneio Feira de São Mateus

PUB

O ABC/UMinho venceu esta tarde a 14.ª edição do Torneio Internacional de Andebol da Feira de São Mateus, ao derrotar na final o S.L. Benfica por 29-27. Ao intervalo, a formação de Braga perdia por 12-15.

Os bracarenses repetem assim o triunfo conseguido em Viseu em 2009, o último ano em que uma equipa portuguesa tinha ganho o Torneio de São Mateus.

A primeira parte foi marcada por um claro domínio do SL Benfica que, por diversas vezes, chegou a ter três golos de vantagem. O ABC reagiu bem, empatou a 10 mas permitiu depois que o SL Benfica fizesse um parcial de 3-0, que lhe proporcionou três golos de avanço que os pupilos de Jorge Rito manteriam até ao intervalo (12-15).

Os bracarenses entraram muito bem no segundo tempo, empataram a partida a 16 golos à passagem do minuto 36, mas a história do primeiro tempo repetiu-se com o SL Benfica a fazer um parcial de 3-0 e voltar para a frente do marcador (16-19).

Mas, desta feita, o ABC/UMinho reagiu muito bem, fez um parcial de 5-0 e passou para a frente do marcador (22-21, aos 46 minutos). Daí para a frente, só por uma vez, e fugazmente, o SL Benfica passou para o comando do marcador (26-27, a três minutos do fim), com os bracarenses a serem mais eficazes nos instantes finais, rubricando novo parcial de 3-0 que lhes deu a vitória final por 29-27.

Fábio Vidrago (ABC/UMinho), com seis golos, foi o melhor marcador da partida.

No final do torneio, procedeu-se à entrega dos prémios, tarefa de que se encarregaram o Vereador da Câmara Municipal de Viseu, Guilherme Almeida; o presidente da FAP, Ulisses Pereira e o presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada.

EM DIRETO

No final do jogo e na ausência de Carlos Resende, motivada pelo falecimento de seu pai, coube a José Rolo comentar o triunfo dos bracarenses:

«Estivemos muito unidos, exploramos muito bem a nossa transição, aproveitando as duplas trocas que o SL benfica fazia. É isto que vamos tentar fazer e implementar durante a época».

Do lado do SL Benfica, o treinador Jorge Rito referiu que «foi um jogo completamente diferente do de sábado, e estivemos longe do nível que queremos. A culpa foi essencialmente nossa. Estivemos o jogo todo quase sempre a ganhar, inclusive por quatro golos na segunda parte, e não conseguimos manter essa vantagem. Houve mérito do ABC.»

SPORTING PERDE COM CB CANGAS

No primeiro jogo da tarde, o Clube Ballonmano Cangas assegurou a conquista do terceiro lugar ao vencer o Sporting CP por 23-20.

As duas equipas foram para o intervalo empatadas a 11 golos.

Em anexo podem ser consultados os boletins dos jogos.

RESULTADOS:

ABC/UMinho-CB Cangas, 32-27
Sporting CP-SL Benfica, 25-31

Jogo 3.º/4.º lugares – Sporting CP-CB Cangas, 20-23
FINAL – SL Benfica-ABC/UMinho, 27-29

CLASSIFICAÇÃO

1,º ABC/UMinho
2.º SL Benfica
3.º CB Cangas
4.º Sporting CP

Patrocinadores Institucionais