Supertaça 2012: Sporting mostrou que até ao lavar dos cestos é vindima…

PUB

Numa partida em que ambas as equipas entraram com extremas cautelas, o primeiro golo aconteceu aos seis minutos e meio, num rápido contra-ataque do Sporting CP. Com empates sucessivos até ao 5-5 (14 m.), assim foi decorrendo o jogo, com várias alternâncias no comando do marcador. A primeira vantagem de dois golos aconteceu à passagem do minuto 15 (5-7), e sorriu ao Madeira SAD, o que obrigou Frederico Santos a solicitar o primeiro ‘time-out’.

O ataque pouco concretizador do Sporting proporcionava rápidos contra-ataques dos madeirenses que, à passagem do minuto 18, tinham ampliado a vantagem para quatro golos (5-9). Margem que foram mantendo até aos 24 minutos (8-12) e seguraram até ao intervalo (10-15).

O Sporting CP pareceu entrar melhor no segundo tempo mas bastaram cinco minutos para que os madeirenses voltassem, graças a novo contra-ataque, à confortável vantagem de cinco golos (12-17). A toada manteve-se até meio do segundo tempo (15-20), com a formação de Aleksander Donner a manter a velocidade como sua arma mais eficaz. Entretanto, Frederico Carlos já tinha mudado o guarda-redes, fazendo entrar Ricardo Correia. A toada manteve-se, o técnico do Sporting solicitou novo ‘time-out’ a dez minutos do final, altura em que a sua equipa perdia por 18-23. A reação não se fez esperar e, aproveitando uma superioridade numérica, e várias falhas técnicas dos madeirenses, o Sporting fez um parcial de 4-0 que encurtou distâncias e relançou o jogo (22-23, aos 55 m.). Os cinco minutos finais foram emotivos, com golo cá, golo lá, e Aleksander Donner a solicitar um ‘time-out’ a dois minutos e meio do final, quando a sua equipa vencia por 23-24. O Sporting empatou a um minuto do final e, aproveitando uma substituição não conseguida pelo Madeira – que deixou desprotegida a sua baliza – passou para a frente do marcador, com um golo do guarda-redes Ricardo Correia, já dentro do minuto final (25-24), resultado que manteria até ao derradeiro apito.

Marcha do marcador: 2-3 (10 m.); 5-9 (20 m.) 10-15 (30 m.); 15-17 (40 m.); 18-23 (50 m.) e 25-24 (60 m.).

EM DIRECTO

No final da partida, e na habitual conferência de imprensa, Aleksander Donner fez a seguinte apreciação à partida.

«Aquilo que vimos durante o jogo, na minha opinião, foi mais culpa
do Sporting do que mérito do Madeira SAD. O Madeira SAD mostrou muita vontade, defendeu, mas no ataque ainda está longe do que é necessário. E com um plantel tão curto como o que nós temos, claro que não conseguimos aguentar os 60 minutos. O final foi talvez um pouco injusto para nós, mas a vitória deles não é nenhuma surpresa»

Do lado do Sporting, Frederico Santos começou por afirmar que «não estamos satisfeitos com o jogo que a equipa fez, isso é assumido pela equipa técnica e pelos jogadores. Sabemos que temos ainda de trabalhar muito para melhorar e evoluir. Felizmente para nós, na parte final conseguimos alterar a forma de defender e conseguimos recuperar algumas bolas que nos permitiram fazer alguns contra-ataques e ultrapassar o Madeira SAD no marcador»
O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições – Competições Nacionais.

Às 20 horas joga-se a segunda meia-final que coloca frente a frente o FC Porto Vitalis e o S.L. Benfica.

Calendário da Supertaça de Andebol 2012, a disputar no Multiusos de Fafe:

Sexta-feira, dia 31 de Agosto:
18.00 h. – Sporting CP-Madeira SAD, 25-24 (10-15)
20.00 h. – SL Benfica-FC Porto Vitalis

Domingo, 2 de Setembro:
14.30 h. – Jogo de atribuição dos 3.º/4.º lugares – Madeira Sad – FC Porto
17.00 h. – FINAL – Sporting CP : SL Benfica – RTP 2

NOTA – Todos os jogos são transmitidos em direto pela FAP TV.

Patrocinadores Institucionais