Andebol 1: um misto de juventude e experiência

PUB

A poucos dias do arranque ao Andebol 1 – campeonato nacional de seniores masculinos da 1.ª divisão – é possível fazer uma análise aos plantéis das doze equipas participantes na competição. É certo que esta análise tem por base os dados remetidos pelos próprios clubes que, algumas vezes, acabam por não inscrever exatamente os mesmos atletas que inicialmente integram as referidas listas.

Tendo como cenário esta condicionante, e começando por abordar o escalão etário dos atletas, constata-se que há uma enorme diferença entre várias equipas. No que se refere aos atletas mais novos, constatamos que Andebol Clube de Fafe e ABC/UMinho são as formações maior número de jogadores com 21 (ou menos) anos de idade. Fafenses e bracarenses têm oito jogadores nessas condições, seguidos dos insulares Madeira SAD e Sporting da Horta, ambos com sete. FC Porto Vitalis e Sporting CP têm seis jogadores com idade até 21 anos. Do outro lado, está o primodivisionário CDE Camões, com apenas um jogador nessas condições, e um grupo de três (Xico Andebol, Águas Santas e SL Benfica) com quatro jogadores abaixo dos 21 anos.

Analisando o escalão etário tendo em consideração os jogadores com 30 ou mais anos de idade, a lista é liderada pelo CDE Camões, com 16, seguida do S.L. Benfica, com nove, e do Águas Santas, com sete.

OS MAIS MADUROS

No que se refere aos jogadores mais maduros, com mais experiência competitiva, o ucraniano do Sporting da Horta Yuri Kostetskhy, com 40 anos (29.02.1972) é o jogador menos jovem da competição, seguido por Vasco Ribeiro (Delta Belenenses), também com 40 anos (20.07.1972) e de Tiago Santos (CDE Camões), com 38 anos (28.08.1974).

Já em relação aos jogadores mais novos pré-indicados pelas diversas equipas a leitura é menos fácil e mais falível já que há atletas que aparecem nas listas do Andebol 1 mas que, segundo informação dos próprios clubes, poderão não vir a ser formalmente inscritos para disputar a competição sénior. Está neste caso o guarda-redes insular Hugo Freitas, de apenas 14 anos de idade, mas que segundo o responsável pela formação do Madeira SAD, Carlos Pereira, deve continuar a rodar noutro clube da Madeira sendo, portanto, prematuro apelidá-lo do jogador mais novo da competição. A confirmar-se este cenário, João Moniz, guarda-redes do CF Belenenses, de apenas 17 anos, poderá ostentar o título de jogador mais novo do Andebol 1, isto a fazer fé nas listas fornecidas pelos clubes.

MERCADO POUCO MOVIMENTADO

Também em relação às habituais movimentações do mercado, a pré-época espelhou este ano aquilo que é a situação económica e financeira do país – e do Mundo – e as movimentações mais significativas (e apenas abordaremos essas) não foram muitas. O S.L. Benfica, quarto classificado no último campeonato) foi das equipas que mais atletas novos recebeu no seu plantel. Dario Andrade (ex-FC Porto Vitalis); Tiago Pereira e Álvaro Rodrigues (ambos ex-ABC de Braga); o guarda-redes Vicente Álamo (ex-ademar Leon) e Davor Cutura (ex-Valladolid) ampliam as opções de Jorge Rito. Quanto ao campeão nacional em título, FC Porto Vitalis, não conta este ano com Dario Andrade mas reforçou-se com Hugo Rosário e João Ferraz, que vieram do Madeira SAD, fazendo subir alguns juniores. Os vice-campeões nacionais, Madeira SAD, começaram por alterar significativamente a sua estrutura técnica, promovendo o regresso de Aleksander Donner que vai ser coadjuvado pelo ex-internacional português, Carlos Galambas. No que respeita a jogadores, e para além de promoverem a subida de alguns juniores, ‘pescaram’ Nélson Pina nos Alores; Nuno Roque no SL Benfica, Carlos Siqueira no Sporting CP e Pedro Peneda no AC Fafe.

O Sporting, terceiro classificado em 2011/2012, manteve grande parte da sua estrutura. Viu sair Hugo Rocha, que regressou a Braga, e reforçou-se com o montenegrino Novica Rudovic, tendo ainda passado pela Madeira de onde trouxe João Antunes, que entretanto sofreu uma lesão, e por Guimarães, de onde chegou Nuno Silva, irmão de Rui Silva.

O quinto classificado da época anterior e uma das sensações da altura, a AA Águas Santas-Milaneza, parece ser a equipa mais estável se atendermos a que apenas viu entrar o ex-Madeira SAD Bosko Bjelanovic. A maior novidade prende-se na equipa técnica, com o regresso do treinador Paulo Faria.

ALTERAÇÕES NO MINHO

O ABC/UMinho, depois do sexto lugar do ano passado, prepara-se para atacar a nova época com um plantel que sofreu várias mexidas. Para o Xico Andebol saíram Rui Lourenço, Mário Peixoto e João Rodrigues o que a somar às transferências de Tiago Pereira e Álvaro Rodrigues para o SL Benfica perfaz um número considerável. Estas saídas são compensadas com a entrada de Hugo Rocha e do jovem ponta do Moimenta, Carlos Martins. Também no caso dos bracarenses, verificaram-se algumas subidas ao escalão sénior de atletas juniores na época finda.

O Sporting da Horta, sétimo classificado na temporada finda, tentou fugir um pouco à regra da contenção. Os açorianos foram buscar o sérvio Milos Padezanin ao RK Partizan; Paulo Contente e Pedro Pinto, aos Sassoeiros; Filipe Pinho e Diogo Simão, ao Belenenses; o júnior Irineu Gomes ao SL Benfica e Filipe Martins a Espanha (Palma del Rio). No Belenenses, para além da contratação do novo técnico, Edouard Medvedev há a referir a entrada de Artm Kuybida (ex-Ginásio do Sul). Idêntica situação pode apreciar-se em Fafe – novo treinador, Nuno Santos (ex-Xico Andebol) e as entradas do guarda-redes Miguel Marinho (ex-Teucro); José Santos e Nuno Lobo, que acompanharam Nuno Santos desde Guimarães, e José Sampaio (ex-ISMAI).
O Xico Andebol (na foto), este ano treinado por Vitor Tchikoulaev, para além de ter recebido os três atletas vindos do ABC (atrás referidos), acolheu também Daniel Santos, vindo do Madeira SAD.

No que se refere às duas formações primodivisionárias, o CDE Camões não comporta grandes alterações, com uma equipa constituída à base da prata da casa, enquanto a A.Artística de Avanca conseguiu o concurso dos internacionais dos escalões jovens Fábio Magalhães e Pedro Maia (ex-S.Bernardo) e do seu colega de equipa João Vilar, para além de Nuno Ferreira, do Sp.Espinho.

Patrocinadores Institucionais