Federação e autarquia de Vila Real de Santo António: protocolo de desenvolvimento foi assinado hoje

PUB

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e a Federação de Andebol de Portugal assinaram, esta segunda-feira, dia 10 de setembro, no salão nobre da autarquia, um protocolo que tem como principal objetivo a realização de um “Plano de Desenvolvimento do Andebol no Concelho de Vila Real de Santo António”.

Este, que é o primeiro acordo do género feito no Algarve, será replicado noutros pontos do país para que as escolas e clubes possam dar seguimento aos talentos emergentes na modalidade do Andebol.

Com esta formalização, os signatários comprometem-se a cooperar na realização de um conjunto de ações que possibilitem a promoção e a prática do Andebol junto da população jovem do concelho de VRSA,democratizando a modalidade.

Para além do presidente da Câmara de VRSA, Luís Gomes e do presidente da FAP, Ulisses Pereira, estiveram presentes João Estrela, Presidente da Associação de Andebol do Algarve, Joaquim Martins, presidente do Clube Náutico do Guadiana, Maria Adelaide Rosa, do Agrupamento de Escolas D. José I e Cristina Silveira, do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António.

Para o presidente da Câmara de VRSA, Luís Gomes, este protocolo dá “seguimento ao compromisso claro que o município tem desenvolvido com a formação dos jovens”, sendo realizado “sem acréscimo de encargos financeiros”.

Também presente na cerimónia, o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, nota que o acordo assinado tem como base o desporto escolar para que, posteriormente, os clubes possam dar sequência aos jovens talentos e reforça “a importância da parceria com a autarquia de VRSA, com a Associação de Andebol do Algarve, o Clube Náutico do Guadiana e os agrupamentos de Escolas D. José I e de Vila Real de Santo António, para criar os projectos de desenvolvimento da modalidade”

Ulisses Pereira acrescenta ainda que, “apesar do cenário de contenção, a formação estará sempre em prioridade na Federação, pelo que este é um modelo para se repetir no resto do país”, afirma.

O protocolo com vista ao desenvolvimento do Andebol no concelho de Vila Real de Santo António terá uma validade inicial de dois anos e será complementado pelo programa de atividades de enriquecimento curricular e pelo plano de formação dos professores de Educação Física que colaboram nas atividades de enriquecimento curricular no município.

Patrocinadores Institucionais