Nuno Santos e Vitor Tchikoulaev de regresso a Guimarães

PUB

Guimarães prepara-se para receber o primeiro dérbi da temporada 2012/2013 do Andebol 1 – campeonato nacional de seniores masculinos da 1.ª divisão. É certo que não se trata de um grande clássico do desporto nacional mas uma partida entre vizinhos e rivais como fafenses e vimaranenses encerra sempre ingredientes muito especiais. Ainda por cima quando ambas as equipas procederem este ano a alterações nas suas equipas técnicas. Vitor Tchikoulaev regressa a Guimarães, onde já foi jogador e treinador, e Nuno Santos, que o ano passado orientou os vimaranenses, é agora o novo timoneiro da equipa de Fafe.

E foi visivelmente entusiasmado com o jogo deste sábado, que o novo técnico do Xico Andebol fez a antevisão da partida.

«Espero um bom jogo. Um bom jogo para as duas equipas, um bom jogo para os nossos sócios e adeptos, um bom para os jogadores e, naturalmente, para o nosso clube», começou por referir Tchikoulaev. «Bem precisamos disto e bem trabalhamos para isso. Preparamos o jogo com muita atenção e muito respeito pelo nosso adversário. Se há uma motivação especial por ser um derbi minhoto? Para mim o interesse deste jogo não decorre de ser dérbi mas por ser o primeiro jogo do campeonato. Pelo sorteio calhou-nos jogar com o Fafe, mas se jogássemos contra outra equipa qualquer o objetivo seria o mesmo de sempre – trabalhar para ganhar o encontro. Se fossemos jogar contra outra equipa qualquer, acredito que aconteceria o mesmo que vai acontecer ao longo do campeonato».

E o técnico vimaranense explicitou. «Vamos encarar todos os jogos do nosso campeonato da mesma maneira – com respeito pelo adversário mas trabalhando sempre para ganhar».

Regressando à partida de sábado, Vitor Tchikoulaev recorda que «o AC Fafe tem um grupo forte de jogadores, muito profissionais e trabalha do primeiro ao último minuto para ganhar qualquer jogo. Esse é o espírito do Fafe, onde já estive como jogador. Tenho todo o respeito do Mundo pelos seus jogadores, conheço muitos deles, joguei com alguns, pelo que não tenho dúvida que vão trabalhar do primeiro ao último minuto para nos vencerem».

Depois, uma certeza. «A nossa mentalidade é entrar em campo para vencer. É para isso que estamos no andebol. O treinador do AC Fafe é o meu amigo Nuno Santos, que conheço bem, e a quem desejo toda a sorte do Mundo, exceto nos jogos com o Xico».

NUNO SANTOS
«Duas equipas a lutar pela permanência»

Do lado do AC Fafe, Nuno Santos não esconde a sua ligação afetiva ao clube que este sábado vai defrontar mas recusa que seja um jogo diferente. «Se vai ser um jogo especial? Em si mesmo, não… É mais um jogo. O Xico é um clube que me diz muito mas neste momento treino o AC Fafe e, desportivamente, vamos fazer tudo para que o jogo nos corra de feição».

O técnico fafense está ainda numa fase de adaptação à equipa pelo que refere que «embora não conheça bem o comportamento da equipa em competição, a nível de treino gosto atletas e da sua disponibilidade para compreenderem aquilo que deve ser um jogo de andebol. Havia algumas coisas por adquirir e optámos por fazer um trabalho mais de base em que se pretende que os atleta consigam compreender os princípios de jogo e só na última semana é que nos debruçámos sobre a construção defensiva a e ofensiva da equipa», esclareceu.

Instado a prognosticar um desfecho para a partida, a resposta de Nuno Santos foi natural. «À partida, embora o Xico esteja mais apetrechado, vamos para qualquer jogo para ganhar. Mas este é frente a uma equipa que estará como nós a lutar pela permanência pelo que é um jogo que temos intenção de ganhar».

O jogo entre o Xico Andebol e o Andebol Clube de Fafe disputa-se este sábado, a partir das 18 horas, no pavilhão do Francisco de Holanda, em Guimarães, e vai ser dirigido pela dupla de Aveiro, Mário Coutinho/Ramiro Silva.

Patrocinadores Institucionais