Porto acolhe mais uma iniciativa do Andebol 4 All

PUB

No âmbito do projeto Andebol 4 All, a Federação de Andebol de Portugal e a Associação de Andebol do Porto levam a efeito, no próximo sábado, dia 8 de Setembro, mais uma ação de divulgação e fomento do Andebol em cadeira de rodas.

Esta iniciativa faz parte no programa «Baixa em Forma», uma iniciativa da Porto Lazer – Empresa Municipal, que pretende desenvolver atividades desportivas em zonas históricas da cidade e ao ar livre.
O projeto do Andebol 4 All em Portugal é algo inovador no que diz respeito à área do Desporto Adaptado e rompe algumas limitações provocadas pela prática desportiva de pessoas com deficiência.
Desta vez cabe ao Porto acolher mais uma iniciativa, que decorre no Campo dos Mártires da Pátria, em frente à antiga Cadeia do Tribunal dada Relação) e é organizada pela Associação de Andebol do Porto em colaboração com a Federação de Andebol de Portugal entidades que pretendem, com esta iniciativa, promover, fomentar e divulgar a prática do andebol junto de todos os cidadãos e que ganha especial acuidade nesta altura em que decorrem em Londres os Jogos Paralímpicos.

Recorde-se que odem praticar o ACR pessoas com deficiência física que tenham comprometimento de membros inferiores, lesão medular, amputação, sequela de poliomielite e outras disfunções que o impeçam de correr, saltar e pular como um indivíduo sem lesões também sendo alargado a pessoas sem deficiência. A prática desportiva por parte das pessoas com deficiência é muito útil no processo de inclusão social, pois permite à pessoa com deficiência reabilitar-se nos domínios motor, cognitivo, afectivo – social e psicológico.

Para além do Andebol em Cadeira de Rodas para cidadãos com deficiência física, o projeto do Andebol 4 All abrange também cidadãos com deficiencia intelectual, daí que se realize, a partir das 11.45 h., um jogo entre as equipas A e B da APPACDM de Vila Nova de Gaia.

PROGRAMA – DIA 8 DE SETEMBRO

9h30-9h45 – Receção das equipas

10h00 – Apresentação das Regras de jogo de Andebol Cadeira Rodas 7 (ACR7)

10h15 – Jogos – APD PORTO vs APD BRAGA
APD PAREDES vs ADA Vila Pouca de Aguiar

11H45 – Demonstração e jogo – Equipa A e Equipa B do Clube da APPACDM – GAIA

13H00 – Almoço

14h30 – Apresentação das regras de jogo do Andebol Cadeira Rodas 4 (ACR4)

14h45 – Jogos – APD PORTO vs ADA
AAPD PAREDES vs APD BRAGA
AAPD PORTO B vs APD BRAGA
BADA B vs MISTO
16h45 – Encerramento e Entrega de lembranças

A FAP – Federação de Andebol de Portugal vai estar representada pelo seu vice-presidente, Augusto Silva, e a iniciativa contará ainda com a presença do ex-internacional e treinador do ABC/UMinho, Carlos Resende, bem de como representantes do executivo da Câmara Municipal do Porto.

Patrocinadores Institucionais