S.L. Benfica vence Sporting e conquista Supertaça

PUB

O S.L. Benfica conquistou este domingo a Supertaça de Andebol 2012, ao vencer na final o Sporting CP por 29-26. Um jogo de elevado nível, se atendermos a que a época está a dar os primeiros passos, e que prendeu a atenção do público que encheu o Multiusos de Fafe até aos instantes finais.

Os primeiros minutos foram de notório equilíbrio, com empates sucessivos até ao 3-3. A primeira vantagem de dois golos aconteceu aos sete minutos (3-5) e favoreceu o SL Benfica, formação que defendia com um «6×0» que ia chegando para a meia-distância do Sporting CP. Na baliza, o experiente Vicente Alamo transmitia segurança. Após novo empate a oito golos (14 m.), o SL Benfica fez um parcial de 2-0, ampliou a vantagem para dois golos e Jorge Rito fez entrar Tiago Pereira, que jogava a central, coabitando com Carlos Carneiro, utilizado como lateral esquerdo. Antes dos 23 minutos o Sporting voltou a empatar para, à entrada dos cinco minutos finais, passar mesmo – e pela primeira vez – para a frente do marcador (13-12). Cláudio Pedroso, numa iniciativa individual, fixou o empate a 14 com que as duas equipas foram para o intervalo.

Depois de uma primeira fase de equilíbrio, o SL Benfica conseguiu a primeira vantagem de dois golos aos 35 minutos (35 m.) mas o Sporting não demorou a empatar. Hugo Figueira mostrou-se em quatro situações consecutivas, contribuindo para que o Sporting voltasse ao comando do marcador (20-19, aos 39 m.). A partida mantinha um ritmo muito vivo (11 golos em 10 minutos) prendendo a atenção do muito público que enchia quase por completo o Multiusos de Fafe que tinha como aliciante extraordinário o interessante duelo entre dois guarda-redes de altíssimo nível.

E foi preciso esperar até aos 48 minutos para ver uma das equipas, no caso o SL Benfica, com nova vantagem de dois golos (22-24). Frederico Carlos percebeu o perigo que a sua equipa corria se deixasse fugir o adversário e solicitou um ‘time-out’ que não evitou que David Tavares ampliasse. A perder por três o Sporting passou a arriscar mais e quando o jogo entrou nos cinco minutos finais, o S.L. Benfica vencia por 24-26. Foi essa margem de conforto que os pupilos de Jorge Rito tiveram de gerir no pouco tempo que faltava, o que lhes valeu a vitória por 26-29 e a conquista do primeiro troféu oficial da temporada.

Marcha do marcador: 5-6 (10 m.); 9-10 (20 m.); 14-14 (30 m.); 20-19 (40 m.); 23-25 (50 m.) e 26-29 (60 m.).

FESTA EM FAFE

No final da partida seguiu-se a habitual festa dos vencedores. As medalhas aos intervenientes da partida, jogadores, técnicos e árbitros, foram entregues pelo vereador da Câmara Municipal de Fafe, Vitor Moreira; pelos vice-presidentes da FAP Augusto Silva, Ricardo Andorinho e António Galambas. Os presidentes da Câmara Municipal de Fafe, José Ribeiro, e da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, encarregaram-se da entrega do troféu ao vencedor, S.L. Benfica.

EM DIRECTO:

No final do jogo, e em declarações à RTP 2, que transmitiu o jogo em direto, Jorge Rito não escondia a sua satisfação e atribuiu a vitória ao querer dos seus jogadores.

«Foi um jogo muito disputado, com várias alternâncias no marcador, entre duas equipas que se equivaleram. Na final de uma Supertaça ou de qualquer outra competição importante não há favoritos, como hoje não havia. O segredo da vitória? Foi a vontade dos jogadores que mandou. Eles já mereciam ganhar alguma coisa. Fizemos por merecer a vitória, tivemos um opositor ao nível, que não nos surpreendeu nada. Um dérbi é sempre um dérbi, uma Supertaça obriga a níveis de motivação diferentes e sabíamos que íamos encontrar hoje uma equipa diferente daquela que venceu o Madeira por um golo. Foi um jogo equilibrado, não esperávamos ganhar por muitos, acabamos por ganhar e espero que isto seja um bom arranque de época para o SL Benfica».

Por seu lado, Frederico Santos, técnico do Sporting CP, atribuiu a derrota aos menos bem conseguidos 10 minutos finais da sua equipa.
«Perdemos esta partida porque nos últimos 10 minutos permitimos vários contra-ataques rápidos do SL Benfica. O Sporting está a fazer o seu trabalho, a construir a equipa, e hoje mostramos que ainda temos margem para progredir. Por isso, os meus jogadores estão de parabéns. Como vai ser o campeonato? O Sporting entra em todas as competições para vencer», assegurou o treinador do Sporting.

NOTA – Os boletins dos jogos podem ser consultados no Portal da FAP, em Competições – Competição – Competições Nacionais.

Resultados da Supertaça de Andebol 2012:

Sexta-feira, dia 31 de Agosto:
18.00 h. – Sporting CP-Madeira SAD, 25-24 (10-15)
20.00 h. – SL Benfica-FC Porto Vitalis, 28-27 (14-13)

Domingo, 2 de Setembro:
14.30 h. – Jogo de atribuição dos 3.º/4.º lugares – Madeira Sad – FC Porto, 28-25 (12-13)
17.00 h. – FINAL – Sporting CP : SL Benfica, 26-29 (14-14)

NOTA – Todos os jogos são transmitidos em direto pela FAP TV.

Patrocinadores Institucionais