Xico Andebol vence primeiro derbi da temporada

PUB

O Xico Andebol venceu esta tarde o Andebol Clube de Fafe por 30-27, em jogo da primeira jornada do Andebol 1. Num jogo em que ambas as equipas se apresentaram com novos treinadores, Vitor Tchikoulaev foi mais feliz Nuno Santos no regresso a Guimarães.

O muito público que preencheu em bom número as bancadas do pavilhão Francisco de Holanda presenciou um jogo muito interessante, equilibrado, com constantes alternâncias no comando do marcador mas em que, naturalmente, se percebeu que estamos no início da época. Os primeiros minutos foram extremamente equilibrados, com empates sucessivos até aos 10 minutos (5-5), com o Xico Andebol a conseguir a primeira vantagem de dois golos aos 11 minutos (7-5). A reação do AC Fafe não se fez esperar, com a equipa de Nuno Santos a dar a volta ao marcador e passar para a frente aos 19 minutos (9-10). Tomando-lhe o gosto, seguiu até aos 9-12 (25 m.) e ‘parou’. O Xico aproveitou esse momento menos bom para empatar a partida antes do apito para o intervalo (13-13).

No segundo tempo a formação da casa pareceu querer tomar conta da partida bem cedo, chegou à vantagem de três golos aos 38 minutos (18-15). O AC Fafe reagiu, voltou a colar-se no marcador (18-17) mas nova investida dos vimaranenses deu uma vantagem de quatro golos (21-17) à passagem do que obrigou Nuno Santos a solicitar um ‘time-out’ e pouco depois trocar de guarda-redes, fazendo entrar Luís Ferreira. O domínio do Xico manteve-se mas, à entrada dos cinco minutos finais (27-23) a partida estava praticamente decidida. Daí até ao final, a reação dos fafenses ainda foi prejudicada por um erro numa substituição, que deixou a equipa a jogar com cinco atletas, e não permitiu melhor que o 30-27 final.

Jaime Barreiros (9 golos) e Daniel Santos (7 golos), no Xico Andebol, e Luís Nunes (10 golos) no AC Fafe foram os melhores marcadores.

EM DIRECTO

No final do jogo Vitor Tchikoulaev mostrava a sua satisfação.

«Não foram só os três pontos que foram importantes. No início de qualquer competição é muito importante ganhar, não só a nível dos pontos ganhos mas pelo aspeto psicológico. Fizemos uma pré-época em que trabalhamos muito e agora chegamos à hora certa em que precisávamos de uma vitória para justificar o nosso trabalho, a nossa presença neste campeonato e para moralizar os nossos jogadores».

Nuno Santos, técnico do A.C.Fafe que ao intervalo foi homenageado pelo Xico Andebol, começou por referir que «regressar ao Xico é sempre ótimo para mim». Relativamente ao jogo, «foi uma partida equilibrada, onde na primeira parte conseguimos jogar melhor. No segundo tempo perdemo-nos um pouco, aparentemente por falta de rotinas de jogo, que nos levaram a cometer muitos erros. O campeonato está a começar, foi o primeiro jogo, vamos continuar a trabalhar para consolidar alguns princípios de jogo que o AC Fafe não tem, como foi notório esta tarde».

MADEIRA SAD CONFIRMOU FAVORITISMO

Na Madeira, o Madeira SAD confirmou o favoritismo e cedo tomou conta do jogo chegando ao intervalo com uma confortável vantagem de quatro golos (15-11). O segundo tempo serviu par aa equipa de Alexander Donner ampliar a vantagem e rubricar uma vitória muito confortável por oito golos de diferença (28-20).

O Sporting da Horta/Elite Security surrpeendeu o Águas Santas – Milaneza que, na estreia de Paulo Faria no comando da equipa, perdeu com os açorianos por 27-26, num jogo onde Pedro Cruz apontou 10 golos.

Já ese domingo, o campeão nacional em título, FC Porto Vitalis, foi a Lisboa vencer o primodivisionário CDE Camões por expressivo 21-37, num jogo onde, ao intervalo, os portistas já seguiam confortavelmente na frente do marcador (11-17).

Resultados dos jogos da 1.ª jornada do Andebol 1 – campeonato de seniores masculinos da 1.ª divisão:

Sábado, dia 15 de Setembro:

Madeira SAD-Delta Belenenses, 28-20 (15-11)
Xico Andebol-AC Fafe, 30-27 (13-13)
Sp.Horta Elite Sec.-Águas Santas Milaneza, 27-26 (15-11)

– Domingo, dia 16 de Setembro:
CDE Camões-FC Porto Vitalis, 21-37 (11-17)

NOTA – Devido à participação nas competições europeias das duas equipas lisboetas foram adiados para o dia 19 de Setembro, quarta-feira, os jogos S.L. Benfica-ABC/UMinho (Pav. Luz 2 – 19.00 h. – Eurico Nicolau/Ivan Caçador, de Leiria) e Sporting-Artística de Avanca (Multiusos de Odivelas – 20.30 h. – Nuno Santos/Nuno Gonçalo, Lisboa).

Patrocinadores Institucionais