Hugo Laurentino e Fábio Magalhães fazem o primeiro balanço do estágio

PUB

A seleção nacional de andebol prossegue, em Tavira, a sua preparação com vista aos jogos com a Espanha e Macedónia, relativos ao grupo 1 da fase de apuramento para o Europeu da Dinamarca – 2014. Esta manhã, a equipa lusa realizou o único treino de pavilhão agendado para hoje, que marcou o fim do primeiro ciclo de trabalho. «Foi um treino voltado basicamente para a finalização e ataque», esclareceu o selecionador nacional Rolando Freitas.

A tarde de sábado serve para os atletas fazerem a recuperação tendo em vista o ciclo que se avizinha, estando também agendada uma sessão de vídeo.

A cinco dias do confronto frente à Espanha, Hugo Laurentino e Fábio Magalhães fizeram um balanço dos primeiros dias de estágio, e abordaram já o confronto desta quinta-feira.

No andebol, como em qualquer outra modalidade coletiva, os guarda-redes ocupam um posto muito específico e de reconhecida importância. Hugo Laurentino mostra-se perfeitamente integrado no grupo, referindo que a transição de um clube – onde se treina e joga com maior assiduidade durante toda a época – para a seleção nacional não é tão difícil como possa parecer.

«Não é fácil mas também não é muito difícil… Cada guarda-redes, quando ao serviço do clube e dependendo do adversário, também faz treinos com os sistemas defensivos adequados em função da equipa que vai defrontar. Mas estou perfeitamente adaptado e informado para os tipos de defesa que vamos utilizar na seleção. Para isso é que servem estas concentrações». Por outro lado, «também já nos conhecemos há três ou quatro anos, o núcleo da seleção é idêntico e, por isso, cada ano que passa é cada vez mais fácil».

Para um jogador de campo, este tipo de adaptação é ainda mais fácil, como refere Fábio Magalhães. «Também temos de nos adaptar aos movimentos dos jogadores que temos ao nosso lado, em função das jogadas determinadas. Mas como cada um sabe bem o que fazer tudo se torna mais fácil». Numa abordagem aos primeiros dias de estágio, Fábio Magalhães reconhece que tudo correu muito bem.

«Acho que foram boas sessões de trabalho, com os jogadores muito empenhados. Estamos no bom caminho», sentencia.

O primeiro adversário de Portugal no caminho do Europeu da Dinamarca chama-se Espanha e dispensa apresentações. «Sabemos que são muito fortes e que, acima de tudo, o favoritismo está do seu lado», reconhece Hugo Laurentino.
«Mas nós também já mostrámos em anos anteriores que demos verdadeira luta e a Espanha teve de trabalhar muito para nos ultrapassar. É isso que vamos tentar fazer no próximo jogo – dificultar ao máximo a tarefa do adversário. O nosso objetivo é pontuar. É isso que vamos tentar fazer, reconhecendo que é uma tarefa bastante difícil. Mas temos a certeza que também vai ser igualmente uma tarefa muito difícil para a Espanha porque não lhe vamos facilitar a vida», assegura Hugo Laurentino.

A seu lado, Fábio Magalhães subscreve as afirmações do guarda-redes. «Temos de fazer tudo aquilo que temos treinado e, se estivermos todos num bom dia e ao nosso melhor nível, temos sempre hipóteses de vencer uma Espanha favorita. Mas acreditamos que podemos chegar lá e o facto de não ganharmos à Espanha há mais de 30 anos constitui um alento muito especial para toda esta fase de apuramento para o campeonato da Europa», reconhece Fábio Magalhães.

DOMINGO COM DOIS TREINOS

Diz a sabedoria popular que ‘não há sábado sem sol, domingo sem missa, nem segunda sem preguiça’. O sol mostrou-se este sábado no Algarve, mas a missa de domingo vai, com toda a certeza, ser substituída por dois treinos agendados para as 11 e 18.30 horas, ambos no pavilhão Eduardo Mansinho, em Tavira.

Quanto à segunda-feira, Rolando Freitas e todas a equipa técnica asseguram que não se cumprirá o ditado, isto é, não haverá preguiça mas, bem pelo contrário, duas novas sessões de treino, às 10 e 17 horas.

Calendário de jogos – Grupo 1 – Qualificação para o Campeonato da Europa Dinamarca 2014

1ª jornada
31.10.2012, 20h00 – Fyr Macedónia : Suíça
01.11.2012, 12h30 – Espanha : Portugal (transmissão em directo Teledeporte e FAP TV)

2ª jornada
04.11.2012, 16h00 – Suíça : Espanha
04.11.2012, 17h00 – Portugal : Fyr Macedónia (RTP2)

3ª jornada
03.-04.04.13 – Fyr Macedónia : Espanha
03.-04.04.13 – Suíça : Portugal

4ª jornada
06.-07.04.13 – Espanha : Fyr Macedónia
06.-07.04.13 – Portugal : Suíça

5ª jornada
12.-13.06.13 – Portugal : Espanha
12.-13.06.13 – Suíça : Fyr Macedónia

6ª jornada
15.-16.06.13 – Espanha : Suíça
15.-16.06.13 – Fyr Macedónia : Portugal

Patrocinadores Institucionais