Portugal, França, Montenegro e Itália na qualificação para o Europeu Sub19 Femininos Dinamarca 2013

PUB

O sorteio dos grupos de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub19 Femininos Dinamarca 2013 realizou-se esta terça-feira, na sede da EHF, em Viena.

O sorteio colocou a selecção nacional de sub19 femininas, liderada por Filomena Santos, no Grupo 2, juntamente com França, Montenegro e Itália. De 17 a 19 de Maio, estas quatro selecções vão disputar as duas vagas do grupo que dão acesso à fase final do Europeu de Sub19 femininos.

“A França será, teoricamente, a equipa favorita do grupo, porque conseguiu ficar nos 8 primeiros do europeu e do mundial do escalão anterior e vai jogar em casa”, começou por referir Filomena Santos. “O Montenegro organizou o Campeonato do Mundo de Sub17 e quando um país se candidata para organizar uma prova destas, está a fazer uma aposta forte nessa equipa. Tanto uma como outra tive oportunidade de ver jogar em Agosto, no Montenegro, embora não tivessemos jogado com elas. Quanto à Itália, não tem grande tradição no andebol feminino, mas da última vez que jogámos com elas, as jogadoras estavam concentradas em Roma num projecto de andebol feminino e evoluiram bastante. Queremos qualificar-nos e vamos trabalhar para isso”, assegura.

A Dinamarca (organizadora e vice-campeã do Mundial Sub17 2011), a Rússia (vencedora do Mundial Sub17 2011) e a Noruega (3º lugar no Mundial Sub17 2011) já estão apuradas para a fase final, que se jogará de 1 a 11 de Agosto de 2013.

Dos 7 grupos de 4 equipas que ficaram hoje definidos, dos grupos 1 a 6, qualificam-se 2 equipas e do grupo 7, só o primeiro classificado passa à fase final.

Os direitos de organização também foram sorteados – os jogos do Grupo 1 serão na Rep. Checa, os do Grupo 2 em França, Grupo 3 na Suécia, Grupo 4 na Roménia, Grupo 5 na Holanda, Grupo 6 na Croácia e Grupo 7 na Eslováquia.

Os sete grupos de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub19 Femininos Dinamarca 2013 ficaram assim compostos:

Grupo 1 – Hungria, Rep. Checa, Israel e Ucrânia
Grupo 2 – França, Portugal, Montenegro e Itália
Grupo 3 – Suécia, Alemanha, Turquia e Finlândia
Grupo 4 – Roménia, Polónia, Eslovénia e Grã-Bretanha
Grupo 5 – Holanda, Áustria, Bulgária e Arménia
Grupo 6 – Croácia, Espanha, Lituânia e Suíça
Grupo 7 – Eslováquia, Islândia, Sérvia e Moldávia

O sorteio pode ser acompanhado pelo Liveticker em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais