Programa de Reabilitação para Canabiboides da Autoridade Antidopagem de Portugal

PUB

Na sequência de comentários que recebidos da Agência Mundial Antidopagem relativamente às “Recomendações da ADoP relativas aos procedimentos de sancionamento e acompanhamento para canabinóides” e após profunda discussão no Conselho Nacional Antidopagem, decidiu-se reformular os referidos procedimentos, substituindo-os por um novo “Programa de Reabilitação para Canabinóides da Autoridade Antidopagem de Portugal”, que junto se anexa para conhecimento de V. Exas.

Como sucedia já com o sistema anterior, a participação de praticantes desportivos no referido “Programa de Reabilitação para Canabinóides da Autoridade Antidopagem de Portugal” só ocorrerá se verificados os respetivos pressupostos, dos quais se destacam o consentimento livre e informado do praticante desportivo em participar e a concordância da Federação Desportiva com essa participação.

A aplicação deste Programa tem efeitos a partir da data da decisão do CNAD relativamente à sua aprovação – dia 3 de outubro de 2012.

A ADoP decidiu manter este programa, reformulando-o de acordo com as recomendações da AMA, devido à sua elevada taxa de sucesso, permitindo a reinserção desportiva e social de praticantes desportivos com casos positivos para canabinóides, demonstrado desse modo a capacidade de, através do Desporto, se conseguir essa reinserção.

Patrocinadores Institucionais