Rolando Freitas faz balanço positivo do estágio que terminou esta quarta-feira

PUB

A seleção nacional sénior masculina de Portugal terminou ao início da tarde desta quarta-feira o primeiro estágio que decorreu já sob a égide da nova equipa técnica nacional, liderada por Rolando Freitas e que integra ainda o técnico-adjunto Luís Monteiro e o treinador de guarda-redes Carlos Ferreira. Recorde-se que, desde domingo passado, 21 atletas estiveram concentrados no Porto, realizando cinco treinos que decorreram com toda a normalidade nas magníficas instalações do pavilhão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

No final deste primeiro estágio, que visou a presença no grupo 1 da fase de apuramento para o Campeonato da Europa – Dinamarca 2014, Fábio Magalhães passou em revista este período de trabalho,
que reconheceu de muita utilidade.

«Como sempre, em qualquer modalidade, quando há mudança de treinador há sempre bom ambiente. Vimos um grupo empenhado, que quer ir mais longe e quer mostrar que tem valor para estar aqui. Neste caso, já conheço bem o prof. Rolando Freitas, já estive muitos e bons anos com ele, com bons resultados, e penso que tem tudo para liderar esta equipa até às fases finais das grandes competições de seniores, presenças que bem precisamos e que andamos a tentar há muitos anos», relembrou Fábio Magalhães. Sobre o modo como decorreu o estágio, o jovem internacional português não hesitou. «Correu bem. Foi um bom estágio, todos estiveram bem empenhados. Também ajudou o facto do novo treinador entrar e já conhecer grande parte dos atletas que constituem o grupo e que já estão habituados a assimilar as suas mensagens».

ROLANDO FREITAS SATISFEITO

O novo selecionador nacional deixou o estágio com a sensação que os trabalhos correram, tal como previa, da melhor forma.

«Percebe-se que todos estamos satisfeitos com o trabalho realizado durante estes dias. E mais do que eu próprio, sinto os jogadores satisfeitos, que é o que mais me preocupa. E sinto os jogadores satisfeitos, não porque estiveram a descansar mas porque estiveram a trabalhar, porque se empenharam. Mas senti que os jogadores vão conscientes das pistas que lançamos nestes dias, sabem que têm trabalho pela frente, mas vejo-os envolvidos, motivados, com bom espírito, e isso é o que me deixa satisfeito para o futuro», começou por analisar Rolando Freitas.
«Neste primeiro estágio trabalhamos sem pressão, daqui a uns dias voltamos a encontrar-nos para trabalhar, nessa altura, com mais pressão. Mas quem está no Desporto sabe que tem de se habituar a isso».

Para o novo técnico nacional, esta postura dos atletas – grande parte dos quais já conhecia por com eles ter trabalhado de forma muito direta – esta postura, referíamos, não o surpreendeu. «Não tinha nenhuma reserva mental sobre o comportamento e empenho dos jogadores pelo que me habituei a ver neles, quer na seleção quer nos seus clubes. Por isso é que eles são os melhores, por isso é que estão aqui. Saio daqui com uma boa sensação».

O próximo estágio decorre em Tavira, a partir do próximo dia 25. «Antes disso, será tempo dos jogadores se concentrarem no trabalho dos clubes e fazerem um bom trabalho. Porque nós também contamos com esse bom trabalho, com o sucesso que agora os clubes possam ter. Sabemos que no campeonato nacional, uns tem de ganhar a outros, mas contamos que os jogos sejam de muito bom nível e que os atletas tenham um desempenho ao nível do que são as suas potencialidades e as suas competências». Depois, um desejo. «Que nas provas europeias os clubes tenham sucesso e que os jogadores, dentro desse consenso, possam chegar ainda mais disponíveis e sentirem-se mais perto dos objetivos que podemos traçar para o nosso Andebol».

A maneira «muito positiva» como o estágio decorreu não surpreendeu Rolando Freitas porque «tenho as pessoas que quero a trabalhar comigo, posso escolher os jogadores para poder trabalhar, eles estão muito recetivos àquilo que lhes estou a propor como tarefas, sinto-me bem a trabalhar no estágio; temos desejos, ambições e sonhos como toda a gente. Acredito no trabalho, nas pessoas, no percurso, por isso, senti-me muito bem».

O próximo estágio da seleção nacional sénior masculina realiza-se a partir de 25 de Outubro, em Tavira. Recorde-se que Portugal inicia a sua participação no grupo 1 da fase de apuramento para o Campeonato da Europa Dinamarca 2014, em Sevilha, no dia 1 de Novembro, defrontando a Espanha. Três dias depois, em Espinho (4 de Novembro – 17 h. – RTP 2) a formação lusa defronta a Macedónia.

Patrocinadores Institucionais