Seleção trabalha no Porto: dois treinos voltados para a defesa

PUB

A seleção nacional sénior de Portugal, que desde ontem à noite se encontra concentrada no Porto – naquele que é o primeiro estágio orientado por Rolando Freitas –realizou esta segunda-feira duas sessões de treino que decorreram com toda a normalidade no pavilhão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

«Estivemos basicamente a repassar as questões da defesa e da ligação da fase de defesa com o contra-ataque», começou por esclarecer o selecionador nacional Rolando Freitas.

«Foram as duas principais situações que estivemos a rever. Experimentamos alguns sistemas defensivos, fizemos uma primeira abordagem a dois dos sistemas defensivos que gostávamos de utilizar e fizemos essa ligação da defesa com o contra-ataque. Os treinos desta segunda-feira basearam-se essencialmente nisso».
Rolando Freitas não terminou sem referir que «os jogadores empenharam-se muito, trabalharam com boa intensidade e esta terça-feira vamos voltar-nos para as questões do ataque».

O capitão Carlos Carneiro foi a voz do grupo no final do treino desta tarde e falou não só do novo ciclo que agora se inicia como no novo objetivo traçado e que passa pelo apuramento para a fase final do ‘Europeu’ da Dinamarca.

«Temos de estar otimistas. O prof. Rolando Freitas não é uma pessoa estranha para nenhum de nós, para alguns atletas é até bastante familiar, uma pessoa por quem temos muito estima e que, naturalmente, tem algumas ideias diferentes», começou por referir Carlos Carneiro. «Este estágio vem pretende proporcionar algum contacto, ver as novas ideias e, claro, reformular os nossos objetivos que passam por garantir o apuramento para o Europeu da Dinamarca», relembrou Carlos Carneiro.

O grupo em que Portugal está inserido não pode apelidar-se de fácil mas nunca haveria um sorteio com grupos fáceis. «Acho que sim… Nós sabemos que para estar numa fase final temos de ultrapassar equipas fortes. Tem sido assim nos últimos anos. O nosso objetivo é tentar passar essas equipas fortes. Infelizmente não temos conseguido. Acho que este ano temos as nossas possibilidades. No nosso grupo, temos seleções que são fortes, como a Espanha, e formações como a Macedónia, com algum poderio, mas que não é assim tão superior a Portugal. E temos também a Suíça que é uma equipa a quem, se queremos estar na fase final, temos de ganhar os dois jogos».

Esta terça-feira, a equipa volta a realizar duas sessões de treino, agendados para as 10 e 17 horas, de novo no pavilhão da ESE – Instituto Politécnico do Porto.

Patrocinadores Institucionais