Euro 2014 – A jogar em casa, Espanha impôs a lei do mais forte

PUB

A Espanha venceu Portugal por 34-20 ( 16-9 ao intervalo) em jogo da primeira jornada do grupo 1 da fase de apuramento para o Campeonato da Europa 2014, a disputar na Dinamarca. A jogar em Sevilha, uma das cidades que vai acolher proximamente uma fase de grupos do Mundial de 2013, a formação espanhola quis mostrar o que vale e, perante mais de 5.600 espectadores, nunca levantou o pé e venceu Portugal por números expressivos.

No jogo que marcou a estreia de Rolando Freitas como selecionador nacional da formação sénior, Portugal começou com Hugo Figueira; David Tavares, Dario Andrade, José Costa e, ao centro, Carlos Carneiro, Wilson Davyes e João Ferraz ao centro. Nas situações de defesa, José Costa e Carlos Carneiro cediam os seus lugares e Ricardo Pesqueira (o mais jovem jogador em campo) e Gilberto Duarte.
Do lado da Espanha, Valero Rivera acabou por poder utilizar dois jogadores que se apresentaram em estágio com algumas limitações – o gigante guarda-redes Capar Sterbik (2,00 m. e 119 kg.), e o pivô Guardiola, peça fundamental na defesa espanhola, com a dupla Morros de Argila/Guardiola a impor-se no tradicional ‘6 x 0’.

A Espanha não entrou da melhor forma no jogo, já que desperdiçou os dois primeiros ataques, proporcionando boas defesas a Hugo Figueira. Aos 10 m. e a perder por 6-2, Rolando Freitas introduziu a primeira alteração, chamando Pedro Spínola às ações ofensivas, em prejuízo de João Ferraz. Aos 18 minutos de jogo (9-3), Rolando Freitas solicitou o primeiro ‘time-out’.

Pouco depois, e já com o marcador em 12-4 (22 m.) foi a vez de Pedro Solha entrar para o lugar de Dario Andrade, mais uma tentativa para ultrapassar um seguríssimo Sterbik. A cinco minutos do fim da primeira parte (13-6), do sete inicial restavam Hugo Figueira e Wilson Davyes. Portugal empatou a três golos o último parcial de cinco minutos e foi para o intervalo a perder por 16-9.

Para o segundo tempo, Rolando Freitas manteve Hugo Figueira na baliza e chamou seis jogadores que não estiveram no sete inicial: Solha, Gilberto Duarte, Bruno Moreira, Tiago Pereira, Pedro Spínola e Ricardo Moreira. A equipa cometia muitas falhas técnicas (20 no total da partida, contra apenas oito dos espanhóis) e o ataque mostrava muitas dificuldades perante o seguríssimo ‘6 x0’ espanhol, o que levava a turma lusa a jogar muito em cima do limite do jogo passivo, rapidamente assinalado pela dupla russa. O primeiro golo da segunda parte aconteceu muito perto dos 35 minutos (18-10).

A Espanha nunca levantou o pé e foi continuando a cavar o fosso que passou aos 45 minutos com uma vantagem muito confortável de 10 golos (25-15). Pouco depois (48 m.), Laurentino substituiu Figueira na baliza portuguesa (26-16), ligeiramente antes do selecionador nacional solicitar novo ‘time-out’. Portugal entrou nos cinco minutos finais com uma desvantagem de 13 golos que a Espanha ainda ampliou até aos 14 (34-20) até ao apito final.

Alberto Entrerrios e Albert Rocas, com seis golos, foram os melhores artilheiros da equipa espanhola, enquanto do lado de Portugal esse estatuto coube a Bruno Moreira (4 golos) e José Costa e Pedro Spínola (ambos com 3).

No que respeita à eficácia dos guarda redes, Hugo Figueira (31%) esteve bem perto de Arpad Strebik (33%).

CARLOS CARNEIRO:
«Espanha entrou muito forte»

Na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo, o capitão Carlos Carneiro foi o primeiro a fazer a abordagem à partida.

«Sabíamos que a Espanha é uma equipa muito forte, nem sequer é nosso adversário direto, mas tínhamos ambição de fazer um bom jogo. Não conseguimos, a Espanha entrou muito bem, muito forte, nós falhámos muitos remates fáceis… Penso que a Espanha vai ganhar o grupo e Portugal domingo tem um jogo do ‘nosso campeonato’, contra a Macedónia, e esperamos dar o nosso melhor».

ROLANDO FREITAS:
«Sabíamos que seria um jogo difícil»

Já Rolando Freitas, que fez a sua estreia à frente do conjunto sénior português, viu assim o jogo.

«Sabíamos que este seria um jogo muito difícil, a marcar o arranque da fase de apuramento do Europeu da Dinamarca, frente a uma das melhores equipas do Mundo. Mas Portugal tem ambição e quer melhorar e de fazer mais», começou por referir o selecionador nacional. «Nesse aspeto, chegamos cá com muita vontade de muito querer para este jogo. A Espanha apresentou-se a um nível muito bom, Com uma defesa de muito bom nível e que nos dificultou muito o nosso trabalho ofensivo. Associado a isso, acumulamos erros de finalização e outros erros, principalmente nos passes. Também não estivemos bem na defesa, na parte exterior, e a Espanha foi construindo ao longo do tempo um resultado que lhe permitiu ter um conforto muito grande».

Rolando Freitas esclareceu que em nenhum momento da partida começou desde logo a pensar no jogo de domingo frente à Macedónia. «Não… Nós concentrámo-nos só nesta partida. São jogos diferentes, perante adversários diferentes. Apesar do objetivo ser sempre ganhar, são situações diferentes. Quisemos poder utilizar todos os jogadores, que todos estivessem marcha, porque as coisas não estavam a sair bem a algum deles, essa utilização diversa proporcionou-se e não foi por já estarmos a pensar no jogo com a Macedónia. Esse, só mais logo é que concentrará as nossas atenções», assegurou Rolando Freitas.

VALERO RIVERA
«Mostrámos muito respeito por Portugal e só assim vencemos por esta margem»

Valero Rivera, selecionador espanhol, depois de salientar e agradecer a presença do muito público que preencheu em excelente número as bancadas do San Pablo, referiu que a equipa fez um bom jogo. «Da maneira como a equipa esteve, tanto na defesa como no ataque, até uma seleção como Portugal que tem muito bons jogadores de andebol sofreria uma derrota. Por isso, entramos em campo com muitíssimo respeito por Portugal, pela maneira como joga, pelos valores que tem. Ganhamos por sete a primeira parte, e por sete a segunda, o que significa regularidade. Respeitamos muito Portugal, e este resultado só foi possível porque hoje estivemos em muito bom nível», referiu o selecionador espanhol.

Em anexo pode ser consultado o boletim de jogo

MAIS DADOS ESTATÍSTICOS DA PARTIDA PODEM SER COMSULTADOS EM:

https://webmail.interhost.pt/owa/redir.aspx?C=7a0a7547146d48dbbf6b64f5a9d9623b&URL=http%3a%2f%2fhandballspain2013.com%2fes%2fSchedule%2fMatch%3fcodigopartido%3dPOB_40024_10_01_07859_08138

Calendário de jogos – Grupo 1 – Qualificação para o Campeonato da Europa Dinamarca 2014

1ª jornada
31.10.2012, 20h00 – Fyr Macedónia : Suíça, 30-24 (17-9)
01.11.2012, 12h30 – Espanha : Portugal 34-20 (16-9)

2ª jornada
04.11.2012, 16h00 – Suíça : Espanha
04.11.2012, 17h00 – Portugal : Fyr Macedónia (RTP2)

3ª jornada
03.-04.04.13 – Fyr Macedónia : Espanha
03.-04.04.13 – Suíça : Portugal

4ª jornada
06.-07.04.13 – Espanha : Fyr Macedónia
06.-07.04.13 – Portugal : Suíça

5ª jornada
12.-13.06.13 – Portugal : Espanha
12.-13.06.13 – Suíça : Fyr Macedónia

6ª jornada
15.-16.06.13 – Espanha : Suíça
15.-16.06.13 – Fyr Macedónia : Portugal

Patrocinadores Institucionais