Torneio Internacional do Qatar: vitória sobre anfitriões garante primeiro lugar

PUB

Portugal venceu esta tarde o Qatar por 27-24, conseguindo a segunda vitória em dois jogos na competição que este sábado termina em Doha, no Qatar. Registe-se que ambos os triunfos foram conseguidos frente a equipas que estão na reta final da preparação para o Campeonato do Mundo – Espanha 2013.

Com este triunfo, e face aos resultados registados nas outras partidas, Portugal assegurou desde já o triunfo na competição.

Ao intervalo, Portugal vencia por tangencial 13-12, num jogo onde Pedro Solha, com cinco golos, e Pedro Portela, com quatro, foram os melhores marcadores da equipa lusa.

«Fizemos uma grande entrada em jogo, com excelente desempenho em termos defensivos», começou por analisar o Rolando Freitas. «Em cerca de 10 minutos, e fruto de uma boa atitude, chegamos a 9-2 o que motivou um pedido de ‘time-out’ por parte do treinador adversário», referiu o selecionador nacional. «Após o time-out do Qatar, pareceu que ‘aceitamos’ que a diferença entre as duas equipas poderia estar desde logo marcada, o que no Andebol é muito raro acontecer. O Qatar reagiu, começou a encontrar mais espaços na nossa defesa, e aproveitou bem algumas situações de inferioridade numérica de Portugal que prejudicaram a nossa estabilidade defensiva. Não lidámos muito bem com a excessiva virilidade da defesa Qatar e tivemos dificuldades na concretização. À semelhança do dia anterior, também desperdiçámos várias situações que, em termos internacionais, não podem acontecer». O resultado equilibrou-se e ao intervalo Portugal vencia apenas por um golo de diferença.

«A segunda parte foi uma luta constante, com alternâncias no marcador, mas fomos também melhorando em termos defensivos e encontrando algumas soluções que nos permitiram regressar ao comando do jogo e do marcador. Durante a fase em que o Qatar esteve à frente estivemos um pouco emotivos na gestão do nosso ataque, mostrando alguma pressa em resolver o jogo, pelo que não encontrámos as melhores soluções», explica o selecionador nacional, para depois enaltecer a maneira como a equipa conseguiu reencontrar-se.

«Voltaram a mostrar atitude e carácter para jogar esta modalidade, e defrontando a equipa da casa, com todas as contingências daí decorrentes, mostraram carácter, aguentaram as investidas adversárias e recuperamos, acabando por vencer com toda a justiça um jogo que foi difícil».

RESULTADOS:

– 1.ª jornada:
Qatar-Suíça, 29-23
Portugal-Egito, 30-27

– 2.ª jornada:
Portugal-Qatar, 27-24
Egito-Suíça, 25-25

– 3.ª jornada (sábado, dia 29 Dezembro):
17.00 h. – Portugal-Suíça
20.00 h. -Egito-Qatar

Patrocinadores Institucionais