Portugal perde com Rússia num jogo muito equilibrado

PUB

Portugal perdeu esta tarde com a Rússia por 30-28, no primeiro dos dois jogos de preparação que as duas formações realizam em Lagos este fim-de-semana. Ao intervalo, a equipa russa vencia por 17-19.

O muito público que ocorreu ao Complexo Municipal de Lagos deu o seu tempo por bem empregue já que assistiu a um jogo vivo, intenso e disputado de forma muito equilibrada, o que manteve o desfecho da partida em aberto até ao final.

Portugal entrou muito bem no confronto e, imprimindo velocidade ao jogo e à reposição da bola, ‘passou’ aos 10 minutos com um empate a seis golos. Pouco depois, e a perder por 7-6, o treinador russo pediu o primeiro ‘time-out’. A meio do primeiro tempo, Rolando Freitas introduziu as primeiras alterações com as entradas de Tiago Pereira, Gilberto Duarte e Pedro Spínola, numa altura em que as equipas estavam empatadas a nove. Seguiu-se Bruno Moreira, primeiro e, depois, pouco a pouco, o técnico luso acabaria por utilizar todos os jogadores. Um parcial de 1-5 a favor da Rússia virou o marcador, com os russos a conseguirem a primeira vantagem de dois golos (9-11) aos 18 minutos. A quatro minutos do fim David Tavares empatou de novo o jogo (15-15) mas nos quatro minutos que restavam, a Rússia conseguiu a vantagem de dois golos com que foi para o descanso.

No segundo tempo, com uma equipa renovada, Portugal manteve-se sempre dentro do jogo causando grandes dificuldades à Rússia que, recorde-se, encontra-se na fase final da preparação para o Mundial de Espanha. A quatro minutos do fim Pedro Solha converte um livre de sete metros que aproxima as equipas (26-27), repete a dose um pouco depois (27-28), e Gilberto Duarte levanta o pavilhão quando, a dois minutos e meio do fim, empata o jogo a 28. Nos instantes finais, o adversário foi mais feliz e conseguiu uma vitória que não foi clara.

ROLANDO FREITAS
«Um bom momento de trabalho»

No final do jogo, e em declarações à Andebol TV, Rolando Freitas fez a seguinte apreciação à partida.

«Foi um bom momento de trabalho, frente a uma equipa russa de muito bom nível. Penso que Portugal jogou o jogo pelo jogo e, sinceramente, a diferença entre as duas equipas esteve na finalização», começou por referir o selecionador nacional.

«Defendemos melhor na segunda parte que na primeira, fomos evoluindo ao longo do jogo mas a verdade é que pareceu-me que fizemos um jogo interessante, um jogo sério e os jogadores trabalharam bastante bem». Mesmo assim, Rolando Freitas quer que a equipa «seja mais rigorosa em alguns momentos, não podemos ficar contentes com as derrotas mas há que as valorizar e pesar o que podemos aproveitar delas para pensarmos que o jogo de amanhã será diferente e ainda melhor».

Este duplo confronto com a Rússia visa, essencialmente, continuar a preparação da equipa tendo em vista os jogos do apuramento do Europeu 2014 frente à Suíça.

«Estamos a três meses da qualificação e ainda muita coisa vai passar-se até lá. A Rússia é um adversário de muito bom nível, que dispensa apresentações, que pratica um andebol moderno, um adversário que joga bastante rápido, em suma, uma equipa muito interessante para nós prepararmos os jogos de qualificação», finalizou Rolando Freitas.

Portugal e Rússia voltam a encontrar-se este domingo, pelas 16 horas, de novo no Complexo Municipal de Lagos, em jogo que também vai ser transmitido em direto pela Andebol TV.

Patrocinadores Institucionais