FC Porto volta a Braga no arranque da fase final

PUB

O FC Porto Vitalis desloca-se a Braga para defrontar o ABC/UMinho na primeira jornada do grupo A da fase final do Andebol 1, repetindo-se assim um duelo que aconteceu no passado sábado no pavilhão Flávio Sá Leite e que ditou a passagem às meias-finais da Taça de Portugal da formação da Cidade Invicta.

O sorteio, que decorreu ao final da tarde desta segunda-feira no auditório do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, contou com a presença do diretor executivo da FAP, Miguel Fernandes, e foi conduzido por Luís Pacheco, ditando que o primeiro ‘clássico’ ocorra à terceira jornada quando, em 23 de Março, o Sporting CP viajar até ao norte para defrontar o campeão nacional em título, FC Porto Vitalis.

Para além do ABC/UMinho-FC Porto Vitalis, a primeira jornada integra os jogos SL Benfica-Águas Santas-Milaneza e MadeiraSAD ou Sporting da Horta-Sporting CP. No que se refere aos clássicos e dérbis, para além do já mencionado FC Porto-Sporting CP à terceira jornada, os jogos que colocam frente a frente os dois primeiros classificados, SL Benfica e FC Porto Vitalis, estão agendados para a quarta jornada, em 13 de Abril no pavilhão da Luz, e em 18 de Maio, à nona jornada, no Dragão Caixa. Os jogos entre os grandes rivais da capital jogam-se à quinta jornada (20 de Abril), no Multiusos de Odivelas, e à 10ª e última jornada, em 25 de Maio, na Luz. A visita do FC Porto Vitalis ao reduto do Sporting CP está marcada para a oitava jornada, agendada para 11 de Maio.

Recorde-se que devido aos trabalhos da seleção nacional sénior masculina, que entra em estágio no dia 27 de Março para preparar o duplo confronto com a Suíça (3 de Abril em St. Gallen, na Suíça, e 7 de Abril em Santo Tirso) o campeonato conhece um interregno entre as terceira e quarta jornadas, agendadas para 23 de Março e 13 de Abril, respetivamente.

No grupo B, a primeira jornada contempla um dérbi minhoto, com a receção do Xico Andebol ao Andebol Clube de Fafe, ao mesmo tempo que Delta Belenenses e CDE Camões jogam fora do seu ambiente, respetivamente frente à Artística de Avanca e Sporting da Horta ou Madeira SAD. Na terceira jornada, o Belenenses volta a jogar fora de portas, faltando saber se na Madeira, frente ao Madeira SAD, ou nos Açores, diante do Sp.Horta/Elite Security.

EM DIRETO

«Jogamos todos contra todos, não há dúvida nenhuma, só espero que o FCP consiga, mais uma vez, vencer. O FC Porto só tem que se preocupar consigo mesmo, não tem que se preocupar com os adversários. Se o FCP estiver ao nível daquilo a que nos habituou, é campeão»
(José Magalhães, representante do FC Porto Vitalis).

«Nós já sabemos que temos de jogar contra as outras cinco equipas do Grupo A, e vamos tentar somar o máximo de pontos possíveis e chegar o mais perto do primeiro lugar que conseguirmos. Não será fácil, mas podem contar com um Sporting forte nesta fase final»
(Fernando Nunes, representante do Sporting CP).

«O SL Benfica, desde o início da época, tem o intuito de ganhar todas as provas em que está a participar. Esta é mais uma, muito importante. Assumimos isso, e cada jogo vai ser uma final. A nossa preocupação é sempre o próximo jogo. Temos de jogar com todos, e por isso são 10 jogos, 10 autênticas finais»
(Luís Gomes, representante do SL Benfica).

O calendário completo da fase final – grupos A e B – pode ser consultado no Portal da FAP

Recordamos que os clubes devem proceder à marcação de campos e horas através do Portal até ao próximo dia 1 de Março, sexta-feira – exceto o SC Horta e o AM Madeira A. Sad, que devem fazer as marcações provisórias via email para a FAP.

Patrocinadores Institucionais