Portugal apura-se para a fase final do Campeonato da Europa de Sub17 femininos

PUB

As Juniores B femininas de Portugal vão disputar a fase final do Campeonato da Europa de Sub17 Femininos, que será de 15 a 25 de Agosto, na Polónia (em Gdansk e Gdyni). A par de Portugal, também a Hungria já se qualificou, ao vencer esta tarde a Macedónia (37-25).

Ao início da tarde deste sábado, em Szigetszetmiklos, na Hungria, a selecção nacional comandada por Sandra Fernandes conseguiu mais uma brilhante vitória, desta feita sobre a Lituânia. Portugal entrou bem no jogo, ganhou logo uma boa vantagem mas, a meio a primeira parte e fruto de algumas exclusões que resultaram numa quebra de rendimento das juniores B femininas, a Lituânia aproximou-se no marcador. Depois de uma primeira parte mais equilibrada – não obstante o domínio das Juniores B femininas desde os minutos iniciais da partida – Portugal chegou ao final da primeira parte a vencer por 17-12.

A segunda parte trouxe consigo a confirmação da superioridade lusa, que, uma vez mais, se concentrou numa defesa forte e segura, aliada a um jogo rápido e eficácia na finalização – com nota de destaque para os 17 golos apontados por Patrícia Rodrigues. Com o jogo sob controlo, Portugal foi, progressivamente, aumentando a diferença no marcador, até aos 40-23, resultado com que o jogo terminou.

Satisfeita, no final do jogo, Sandra Fernandes salientou o excelente grupo de trabalho que hoje se qualificou, mas referiu que “isto é uma vitória do andebol feminino português, dos clubes, dos treinadores, da própria federação que apostou em nós e de quem gosta de andebol. Elas estão todas de parabéns, foram fantásticas e são um grupo de trabalho com uma margem de progresso elevada. Estamos muito felizes por conseguir ir à Polónia”, garantiu. Mas a qualificação ainda não terminou e ainda falta um jogo, com a Hungria: “Amanhã, temos mais um jogo e vamos lutar pelo primeiro lugar do grupo. Se não conseguirmos, pelo menos o objectivo principal, que era a qualificação, foi alcançado”, disse a seleccionadora nacional.

O boletim de jogo pode ser aqui consultado, em anexo.

Amanhã, na terceira e última jornada, Portugal vai jogar com a Hungria, num jogo que decidirá o 1º e 2º lugares do Grupo 6.

Não percas os jogos de Portugal através da transmissão online aqui.

Calendário e resultados dos jogos:

1ª jornada – sexta-feira, 22.03.2013
– 15h30 – PORTUGAL : Fyr Macedónia, 39-26 (20-7)
– 18h00 – Hungria : Lituânia, 40-28 (20-14)

2ª jornada – sábado, 23.03.2013
– 13h30 – Lituânia : PORTUGAL, 23-40 (12-17)
– 16h00 – Fyr Macedónia : Hungria, 25-37 (12-15)

3ª jornada – domingo, 24.03.2013
– 10h00 – Lituânia : Fyr Macedónia
12h30 – Hungria : PORTUGAL

Nota: Menos uma hora em Portugal

Classificação Geral – Grupo 6
1º – Portugal (4 pontos)
2º – Hungria (4 pontos)
3º – Macedónia (0 pontos)
4º – Lituânia (0 pontos)

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato da Europa Sub 17 femininos podem ser consultadas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais