Euro 2014: Empate soube a pouco e teve contornos de injustiça

PUB

Portugal empatou esta quinta-feira a 26 golos com a Suíça, em jogo da terceira jornada do grupo 1 da fase de apuramento para o campeonato da Europa – Dinamarca 2014. Um empate que é castigo demasiado pesado para a equipa lusa que comandou o jogo e o marcador durante quase toda a partida em que chegou a ter várias vantagens de quatro golos. Uma menor dose de eficácia nos instantes finais e alguma infelicidade ditaram uma injusta distribuição de pontos que não retira a formação de Rolando Freitas do segundo lugar do grupo.

Num pavilhão completamente cheio e onde se fazia notar uma apreciável presença de mais de 150 portugueses, Portugal iniciou a partida com Hugo Figueira na baliza; David Tavares e Pedro Solha nas pontas; Gilberto Duarte, Pedro Spínola e Carlos Carneiro ao centro e Tiago Rocha como pivô. Nas situações de defesa, Wilson Davyes substituía Pedro Spínola.

A Suíça entrou bem no jogo e aos dois minutos já tinha marcado por duas vezes. Sustentado numa exibição de bom nível do seu guarda-redes, Remo Quadrelli, que proporcionava rápidos contra-ataques, a equipa da casa comandava o marcador, que não tanto o jogo. E quando chegou o minuto 11 já Portugal se tinha colado (7-6). Pouco depois, em contra-ataque, Wilson Davyes assinava o empate. E não foi preciso esperar muito para que Portugal passasse para a frente do marcador, chegando aos dois golos de vantagem (7-9) aos 15 minutos. A equipa nacional lusa ultrapassou sem sobressaltos a primeira exclusão, a Tiago Rocha, mantendo a vantagem de dois golos com que passou aos 20 m. (9-11). Numa partida muito dividida, os suíços empataram aos 24 minutos (12-12) mas pouco depois um livre de sete metros permitiu a Portugal regressar ao comando do marcador. Nesta altura, já Rolando Freitas tinha entregue a ponta direita a Ricardo Moreira e a Pedro Spínola uma outra missão – vigilância apertada ao mais influente jogador suíço, o franzino mas eficiente ‘alemão’ Andre Schmid. Um roubo de bola de Gilberto Duarte permitiu a Pedro Solha dar a primeira vantagem de três golos a Portugal mas a Suíça ainda reduziu até ao apito que marcou o final da primeira parte (13-15).

BOA ENTRADA NO SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo começou muito bem para Portugal com Hugo Figueira a defender um livre de sete metros. Com um acerto notável, a vantagem chegou aos quatro golos (15-19) aos 37 minutos. Pouco depois, o técnico suíço pede, bem cedo, o segundo ‘time-out’. Rolando Freitas começa a refrescar a equipa e coloca Fábio Magalhães a defender e José Costa a atacar. Com um jogo muito seguro Portugal chega novamente à vantagem de quatro golos (16-20) mas a Suíça reage muito bem (19-21) o que levou Rolando Freitas a pedir o primeiro ‘time-out’.

A vencer por dois, Portugal tem um momento de extrema infelicidade quando dois jogadores portugueses, na frente do guarda-redes suíço, podiam ter elevado a vantagem para três golos. O guarda-redes, primeiro, e a trave, depois, protegeram os helvéticos que, no contra golpe, voltaram a aproximar-se (21-22). Fábio Magalhães é daí a pouco sancionado com a segunda exclusão, complicando as contas de Rolando Freitas. Dario Andrade, aos 51 minutos, dá mais tranquilidade à equipa com o golo que repôs a vantagem em dois tentos (22-24) e Hugo Figueira defende o ataque seguinte. O jogo estava vivo e com seis minutos para jogar, a vantagem era ligeira, mas continuava a ser portuguesa (23-24). Hugo Laurentino rendeu Figueira na baliza lusa e Carneiro, em apoio, faz o 24-26. Laurentino dá sequência e ‘mata’ o ataque helvético. Emoção ao rubro à entrada dos três minutos finais. E infelicidade de Gilberto com um remate à base do poste da baliza do guarda-redes suíço, que estava completamente batido.

Depois ouviram-se ao mais de 150 portugueses no apoio à sua equipa. A 35 segundos do final, a Suíça empata a 26 e é a vez do técnico português parar a partida para preparar o último ataque. José Costa entra com colete para segundo pivô. A seis segundos do fim, livre de nove metros, e Gilberto Duarte remata para defesa de Aurtel Bringolf. O empate cheira a injustiça e alguma infelicidade da turma portuguesa face ao domínio exercido por Portugal durante grande parte da partida.

Carlos Carneiro foi eleito o melhor jogador de Portugal enquanto Andre Schmid, que joga na Bundesliga, arrecadou a distinção para o melhor jogador helvético.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo.

EM DIRECTO

«Pela forma como o jogo se desenrolou, todos nós saímos desiludidos porque a vitória esteve ao nosso alcance. Por razões diversas há sempre questões relacionadas com a própria sorte do jogo, com lances claros a poucos minutos do final que podiam ter ‘matado’ o jogo a nosso favor. Aconteceu um resultado que não era o que esperávamos. Queríamos ganhar aqui na Suíça, esse era a nossa meta, mas este resultado não nos afasta do nosso objetivo final que é a qualificação para o Europeu. Dependemos exclusivamente de nós e queremos dar esse sinal já no próximo domingo em Santo Tirso onde, seguramente, vamos ter o apoio da nossa gente, da gente do andebol, que nos ajudará a chegar à vitória, mantendo o segundo lugar na disputa pela qualificação que sentimos justificar pelo nível de andebol que temos vindo a desenvolver».

(Ulisses Pereira, presidente da FAP)

«Acabámos por ceder um empate no final pelo que não podemos ficar muito contentes com o resultado. Tirando os primeiros 10 minutos, o tempo que demorámos a assentar um pouco no jogo, passamos para a frente do marcador ganhando vantagem de dois ou três golos, que poderíamos ter mantido até ao intervalo se tivéssemos tido um pouco mais de concentração no final dos primeiros 30 minutos. Na segunda parte controlámos o jogo, sempre com dois ou três golos de avanço, mas na parte final não estivemos tão esclarecidos em termos ofensivos, acabando por permitir que a Suíça chegasse à igualdade. Vínhamos aqui para ganhar, sempre disse isso, acabámos por levar um ponto e ficámos um ponto aquém das nossas expetativas e agora há que conquistar os dois pontos em disputa no jogo de domingo. Vamos concentrar-nos para essa partida, analisar este jogo e corrigir o que esteve menos bem»

(Rolando Freitas, selecionador de Portugal)

«Tirando os primeiros 10 minutos, penso que fomos superiores em todos os aspetos. Já sabíamos que íamos ter um jogo complicado, pois para a Suíça este era um jogo de vida ou de morte. Tivemos o jogo praticamente na mão, a ganhar várias vezes por quatro golos já no segundo tempo, atuando de uma forma serena. No final vacilámos um pouco mas já sabíamos que havia outros fatores que podiam influenciar o decorrer da partida e houve ali duas ou três decisões da dupla de arbitragem que nos deixaram fragilizados. O empate sabe a derrota e agora vamos ter outra final em Santo Tirso, domingo. Vai ser outra final e já vimos que podemos ganhar à Suíça. Temos uma equipa boa, que denota alguma maturidade e não nos passa outra coisa pela cabeça que não seja ganhar».

(Carlos Carneiro, capitão de Portugal)

Calendário de jogos – Grupo 1 – Qualificação para o Campeonato da Europa Dinamarca 2014 :

1ª jornada
31.10.2012, 20h00 – Fyr Macedónia : Suíça, 30-24 (17-9)
01.11.2012, 12h30 – Espanha : Portugal 34-20 (16-9)

2ª jornada
04.11.2012, 16h00 – Suíça : Espanha, 22-33
04.11.2012, 17h00 – Portugal : Fyr Macedónia, 32-25 (18-13)

3ª jornada
03.04.13, 17h45 – Fyr Macedónia : Espanha, 17-24 (7-13)
04.04.13, 19h30 – Suíça : Portugal, 26-26 (13-15)

4ª jornada
07.04.13, 12h30 – Espanha : Fyr Macedónia
07.04.13, 17h00 – Portugal : Suíça

5ª jornada
12.06.13, 21h30 – Portugal : Espanha
12.-13.06.13 – Suíça : Fyr Macedónia

6ª jornada
15.-16.06.13 – Espanha : Suíça
16.06.13, 20h30 – Fyr Macedónia : Portugal

CLASSIFICAÇÃO

1.º Espanha, 6 pontos
2.º Portugal, 3
3.º Macedónia, 2
4.º Suíça, 1

Patrocinadores Institucionais