FC Porto vence SL Benfica e renova título nacional

PUB

O FC Porto Vitalis garantiu esta noite o título ancional de andebol sénior masculino ao vencer o SL Benfica por 26-23 em jogo da nona e penúltima jornada da fase final do grupo A do Andebol 1.

O público que encheu por completo o Dragão Caixa deu seguramente por bem empregue o tempo despendido já que assistiu a um excelente espectáculo onde a incerteza e emoção duraram até ao apito final.

O SL Benfica entrou melhor na partida e conseguiu a primeira vantagem e dois golos (2-4) à passagem do minuto seis. Apoiado pelo público que lotava por completo o Dragão Caixa, o FC Porto Vitalis não demorou a reagir e, num contra-ataque rapidíssimo, Tiago Rocha apareceu frente a Vicente Álamo para fazer o empate a cinco, resultado com que as duas equipas passaram ao minuto 10. A defesa do SL Benfica – que na defesa utilizava Álvaro Rodrigues e João Lopes nos lugares de José Costa e Davor Cutura – mostrava-se obstáculo difícil para o ataque do FC Porto que só conseguiu passar para a frente do marcador aos11 minutos com um golo de Pedro Spínola (6-5). A meio do primeiro tempo Jorge Rito refrescou a equipa colocando em campo Tiago Pereira, João Pais e Cláudio Pedroso que, ao minuto 18 voltaria a colocar a sua equipa na frente do marcador (8-9), vantagem que Ricardo Candeias segurou ao parar um livre de sete metros. Jorge Rito manteve-o na baliza. Do lado do FC Porto, Ljubomir Obradovic chamou Hugo Rosário e, já depois de ter voltado a estar em desvantagem de dois golos, o FC Porto empatou a 10 à entrada dos últimos cinco minutos da primeira parte. Depois de 10 igualdades, a primeira parte terminava com o golo de Carlos Carneiro que levou o SL Benfica em vantagem tangencial para o descanso (12-13).

Para a segunda parte Obradovic lançou Alfredo Quintana e João Ferraz mas foi Ricardo Moreira, com dois golos consecutivos, que passou o FC Porto de novo para a frente do marcador (14-13). A primeira vantagem de dois golos a favor da equipa da casa aconteceu à entrada do minuto 38 (18-16). O público que enchia por completo o Dragão Caixa (2.115 espectadores) percebeu a importância do momento. Pouco depois, e a perder por dois (19-17), Jorge Rito volta a mudar de guarda-redes fazendo entrar Vicente Alamo e a meio do segundo tempo o empate regressava (20-20). Um rápido parcial de 2-0 voltou a animar o Dragão Caixa (22-20, aos 49 m.). A sete minutos do fim e com a sua equipa a perder por 22-20, Vicente Álamo evita males maiores com uma defesa espetacular, fazendo abortar uma tentativa de chapéu. Na resposta, David Tavares reduzia a desvantagem (22-21).

A quatro minutos do fim Wilson Davyes coloca o FC Porto com a vantagem de três golos mas David Tavares volta a reduzir. Pedro Spínola, na sequência de um ataque perdido pelo SL Benfica, repõe a diferença de três golos (25-22). Faltavam menos de três minutos para o final. Pouco depois, David Tavares desperdiça um livre de sete metros a que o FC Porto responde com um golo de Elias que coloca a equipa a vencer por quatro (26-22) com apenas dois minutos para jogar. O SL Benfica ainda reduziu mas a festa estourou pouco depois com o apito final do árbitro.

Seguiu-se a festa pela conquista do título nacional, com o público a juntar-se a jogadores e todo o ‘staff’ do FC Porto que festejava dentro das quatro linhas.

EM DIRECTO

«Já se esperava que fosse um jogo deste cariz. As duas equipas ao longo do campeonato equilibraram-se. Hoje fomos superiores nos primeiros 30 minutos e até 12 ou 13 minutos do final estava tudo equilibrado. Depois, um pormenor num livre de sete metros permitiu que o FC Porto mantivesse a vantagem. A partir daí os nossos jogadores perderam o sentido colectivo e jogaram a olhar para o marcador»

Jorge Rito, treinador do SL Benfica

«O FC Porto ganhou porque queria muito ganhar. O FC Porto ganhou porque queria entrar na história. E ganhou porque teve um grande apoio dos adeptos. Senti que a equipa não deixava fugir a vitória já na segunda parte, onde melhorámos no aspecto da defesa e também no ataque, nos remates. Com estea defesa e com este apoio, é difícil perder. O Andebol português precisa de, pelo menos, um jogo por mês como este, para a modalidade avançar e crescer. Nas últimas três semanas falámos muito. Começámos por dizer aos jogadores que o jogo frente ao Águas Santas era decisivo. Com o Sporting, o primeiro objectivo era não ter cartões vermelhos ou qualquer tipo de lesão. Apontámos tudo para este jogo com o Benfica que poderia resolver o campeonato. Na primeira parte não estivemos tão bem. No intervalo lembrei aos jogadores que não tínhamos perdido nada e que tínhamos tudo a ganhar. Estamos a jogar na nossa casa… Qual o segredo para ganhar cinco campeonatos seguidos? O FC Porto é um clube muito específico, um clube de família. Com os adeptos, os dirigentes e os jogadores que o FC Porto tem isso é fantástico para mim que sou um treinador estrangeiro. Temos sempre apoio e quando as coisas não correm como nós queremos, temos apoio de toda a gente. O FC Porto ganha porque não tem um jogador, tem um grupo. Viram hoje o exemplo do Ricardo Moreira, que regressou depois da lesão no jogo com a Suiça. Passou muitas dificuldades para recuperar e fez um jogo extraordinário.»

Ljubomir Obradovic, treinador do FC Porto Vitalis

Patrocinadores Institucionais