Pedro Solha (Sporting) é o MVP do campeonato

PUB

Pedro Cruz (Águas Santas-Milaneza), foi mais uma vez eleito o MVP, desta vez da 10ª jornada da fase final do Andebol 1 – grupo A – que se disputou este fim-de-semana. O central da formação maiata somou 10,85 pontos.

No que diz respeito ao sete da jornada, em que são escolhidos os jogadores entre das formações que disputam o grupo A, são quatro os clubes representados no sete ideal da ronda, segundo os dados estatísticos recolhidos, tratados e com critérios fixos divulgados pelo Andystat.

FC Porto Vitalis e Sporting CP têm dois jogadores no sete, enquanto S.L. Benfica; ABC/UMinho e Águas Santas Milaneza têm um jogador.
Hugo Laurentino (FC Porto Vitalis) é o guarda-redes do sete ideal da jornada 10, última da fase final – grupo A. Nas pontas são titulares Pedro Solha (Sporting) e, mais uma vez, Miguel Sarmento (ABC/UMinho). O central é Pedro Cruz (Águas Santas Milaneza), e o pivô é Tiago Rocha (FC Porto Vitalis). Os laterais são Davor Cutura (SL Benfica) e João Pinto (Sporting CP).

SETE IDEAL DO CAMPEONATO

Terminado a fase final do Andebol 1 já é conhecido o sete ideal do campeonato. Vicente Álamo (SL Benfica) é o guarda-redes. Pedro Solha e Pedro Portela, ambos do Sporting, são os pontas. Carlos Carneiro (SL Benfica) é o central e Gilberto Duarte e Pedro Spínola, ambos do FC Porto Vitalis, são os laterais. O pivô do sete ideal do Andebol 1 é José Costa (SL Benfica).

Pedro Solha ultrapassa Gilberto Duarte e é o MVP do campeonato

Gilberto Duarte, do FC Porto, perdeu na última jornada a liderança do MVP, em favor de Pedro Solha (Sporting) que garantiu a liderança com 147,5 pontos. Gilberto Duarte (FC Porto) foi segundo, com 145,9 pts., e Carlos Carneiro (SL Benfica) terceiro, com 141,35 pts. O quarto foi Pedro Cruz (Águas Santas), com 119,75 pts.

Pedro Cruz (Águas Santas) foi o Melhor Marcador

Pedro Cruz (Águas Santas Milaneza) foi o melhor marcador do Andebol 1, com 227 golos, seguido de Yuri Kostetskhi, do Sporting da Horta, com 215 golos. Em terceiro lugar classificou-se Pedro Solha (Sporting CP), com 181 golos, seguido bem de perto por Carlos Carneiro (SL Benfica), com 179 golos.

Em termos de eficácia, Pedro Solha (Sporting) com 75,73% (181 golos em 239 remates), foi o mais eficiente dos marcadores, seguido de David Tavares (SL Benfica) com 67,69% (132 golos em 195 remates) e de Pedro Spínola (FC Porto Vitalis) com 66,34% (136 golos em 205 remates) é quarto.

Atente-se, no entanto, a que esta referência a EFICÁCIA só contempla os jogadores colocados nos 10 primeiros lugares da lista de Melhores Marcadores, pelo que poderá haver jogadores com maior eficácia mas que não são referidos por não estarem incluídos nessa lista de Melhores Marcadores.

Vicente Alamo (SL Benfica) o melhor guarda-redes

Terminada a fase final – Grupo A – do Andebol 1, Vicente Álamo (SL Benfica) manteve a liderança dos melhores guarda-redes com 401 defesas, seguido de António Campos (Águas Santas-Milaneza), com 353 defesas. Nuno Silva, do Sp.Horta/Elite Security, foi terceiro, com 325 defesas.
Na apreciação que o Andystat faz aos guarda-redes, e levando em conta a eficácia, a liderança volta a ser de Vicente Álamo (SL Benfica), com 41,81%, seguido de Hugo Laurentino (FC Porto Vitalis), com 41,04%, e de Bruno Dias (ABC/UMinho) com 38,14% .

Patrocinadores Institucionais