Apuramento para o Mundial 2015 Portugal no grupo da Bósnia, Letónia e Estónia

PUB

Portugal já conhece os adversários da fase de qualificação europeia para o ‘play-off’ do Campeonato do Mundo do Qatar – 2015. O sorteio realizou-se ao início da tarde de hoje em Viena e ditou que Portugal tenha como adversários no grupo 5 as seleções da Bósnia Herzegovina; Letónia e Estónia.

A formação lusa começa por receber a Letónia, em 30/31 de Outubro, para depois viajar até à Bósnia Herzegovina, onde joga a 2 ou 3 de Novembro. Segue-se um período de grande intensidade competitiva. Na terceira ronda, os pupilos de Rolando Freitas voltam a jogar fora de portas, desta feita na Estónia (dia 2 de Janeiro de 2014). Na quarta jornada Portugal recebe a Estónia, em 4 ou 5 de Janeiro; na quinta vai à Letónia (8/9 de Janeiro) e termina a sua fase de apuramento em casa, diante da Bósnia Herzegovina (11 ou 12 de Janeiro).

«Há que encarar o sorteio de uma forma positiva, com a vontade firme de nos qualificarmos para o ‘play- off’», esclarece Rolando Freitas. «Não temos que analisar se foi bom ou mau. Essas conclusões tiram-se depois de jogado todo o apuramento», diz o selecionador nacional. «Temos duas equipas, Letónia e Bósnia Herzegovina, que foram quartas na qualificação para o Europeu de 2014, respetivamente nos grupos 4 e 7. Temos de encarar o sorteio com a convicção de que tudo vamos fazer para nos apurarmos e temos de nos preparar para estarmos bem nos momentos decisivos».

Em termos de historial mais recente, a Bósnia Herzegovina – que Portugal defronta, em casa, no último jogo da qualificação – é o mais forte dos adversários mas não se deve menosprezar a Letónia que nos três jogos do apuramento para o Europeu 2014 que realizou em sua casa empatou com a Hungria (25-25) e venceu a Eslováquia (28-24), só tendo cedido frente à Croácia (23-30). Quanto à Estónia, é uma equipa que não se tem apurado para estas segundas qualificações, mas apresenta um nível muito semelhante à Letónia.

Patrocinadores Institucionais