Federação e Câmara de Mirandela assinam protocolo

PUB

As escolas de primeiro ciclo de Mirandela vão passar a ter um projeto de desenvolvimento para a prática do mini-andebol. Nesse sentido acaba de ser assinado um protocolo entre a Federação de Andebol de Portugal (FAP) e a Câmara Municipal de Mirandela onde ficou claro que o objectivo passa por captar jovens para iniciar a prática do andebol através do mini-andebol.

A cerimónia contou com a presença do presidente da edilidade de Mirandela, António Branco; do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e do vice-presidente da FAP, Augusto Silva.

A médio prazo pretende-se criar uma secção ou até um clube desta modalidade, a segunda com maior número de praticantes do País, mas que não tem por enquanto grande tradição na região, como referiu na sua alocução o vice-presidente da FAP.

«Estamos convencidos que com o apoio das autarquias e das escolas da região teremos êxito e contamos introduzir num curto espaço de tempo o Andebol em Mirandela».

Para o presidente do Município, António Branco, esta é uma nova janela de oportunidade para as crianças de Mirandela praticarem outra modalidade, mas de uma forma organizada e com um plano devidamente estruturado. «Todas as modalidades são bem-vindas. Temos de garantir que os jovens em Mirandela optam por aquilo que mais desejam».

A assinatura do protocolo contou também com a presença do presidente do Comité Olímpico de Portugal que elogiou a iniciativa. Para José Manuel Constantino é desta forma que se desenvolve o gosto pelo desporto nos mais novos. «Este protocolo assegura um conjunto de condições de natureza prática que permite a umas centenas de jovens praticar uma modalidade coletiva, neste caso o Andebol, de fácil adesão por parte da juventude».

A Federação tomará a seu cargo a formação aos técnicos que queiram aderir ao projeto e disponibiliza todo o material desportivo para a prática do mini-andebol nas escolas do primeiro ciclo de Mirandela. Por seu lado, o Município supervisiona e coordena o trabalho com os técnicos.

Patrocinadores Institucionais