Madeira Sad conquista 15ª Taça de Portugal consecutiva

PUB

O Madeira Sad conquistou, esta tarde, a 15ª Taça de Portugal consecutiva, troféu que vence desde a época 1998/99.

Pela primeira vez, a final da Taça de Portugal Seniores Femininos realizou-se no mesmo dia e local da final da Taça de Portugal Seniores Masculinos. Foi assim que, em Tavira, Madeira Sad e ADA Colégio João de Barros – que teve direito a claque, na bancada – entraram em campo para disputar a Taça de Portugal 2012/13.

O jogo começou bastante equilibrado e foi o Colégio João de Barros que conseguiu a primeira vantagem no marcador (1-3), diferença que as madeirenses anularam nos minutos seguintes (3-3) para, depois, passar para a frente do marcador (7-5). A partir do meio da primeira parte, o Colégio João de Barros começou a encontrar dificuldades na finalização, onde Isabel Góis teve um papel fundamental na baliza do Madeira Sad. Por outro lado, as madeirenses tiraram o melhor proveito disso e, a jogar rápido e em contra-ataque, fizeram um parcial de 4-0, altura em que se registou a maior diferença até então no marcador (9-5). No entanto, o Colégio João de Barros reagiu e voltou a reduzir para dois golos, mas o Madeira Sad voltou a acertar no caminho mais rápido para a baliza adversária e, no final da primeira parte, vencia por 16-10.

O Madeira Sad reentrou no jogo como saiu, muito forte e conseguiu um parcial de 6-0, fixou a diferença em 12 golos (22-10), o que tornou a missão do Colégio João de Barros ainda mais difícil. A equipa de Paulo Félix, que trocou de guarda-redes na segunda parte, fazendo entrar Ludmila Soares, só conseguiu marcar o primeiro golo na segunda parte à passagem do minuto 11. Daí até ao final do jogo, e apesar da luta do Colégio João de Barros até ao apito final, o Madeira Sad foi mais forte, assumiu o controlo do jogo e venceu por 29-20.

Na conferência de imprensa, Duarte Freitas começou por referir que “para mim é só a terceira (Taça de Portugal). Quando sabemos que o contexto onde vivemos não é o mesmo de há quinze anos atrás. Vamos ser cada vez mais iguais aos outros, a ter as mesmas condições que os outros, dá-nos ainda mais vontade de conquistar e de mostrar que na Madeira não é só pelo dinheiro, é pela capacidade e pela competência.Qualquer final que a gente tenha para disputar, a vontade é sempre imensa. A motivação e o factor 15º é só uma responsabilidade para não termos de falhar.”

O treinador vencido, Paulo Félix, disse que “tinha a noção de que não estávamos tão fortes como já estivemos esta época, nomeadamente nos play-offs e na meia-final contra a Juve. Tivemos uma quebra psicológica, anímica bastante grande porque realemente perder uma final do campeonato nos últimos segundos não é fácil e também porque a nossa equipa tem muitas atletas de fora, o que complicou estas três semanas de trabalho, tivemos alguma dificuldade em juntar as pessoas para treinar. Tinha a certeza absoluta de que não estavamos tão fortes, mas também esta equipa normalmente nestes momentos supera-se, coisa que não aconteceu hoje.”

No final do jogo, realizou-se a cerimónia da entrega de prémios. A dupla de arbitragem, Marta Sá e Vânia Sá e os oficiais de mesa e delegado receberam medalhas, entregues por Jorge Gil, do Conselho de Arbitragem da FAP.

Seguiu-se a entrega de medalhas à equipa vencida, ADA Colégio João de Barros. Mário Bernardes, Presidente da Associação de Andebol de Leiria, fez a entrega das mesmas. De seguida, João Estrela, Presidente da Associação de Andebol do Algarve, entregou a Taça ao Colégio João de Barros.

O Vereador da Câmara Municipal de Tavira, José Manuel Guerreiro, entregou as medalhas à equipa vencedora; por fim, o Vereador da Câmara Municipal de Tavira, José Manuel Guerreiro e o Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva entregaram a Taça de Portugal a Renata Tavares, capitã do Madeira Sad.

O boletim de jogo pode ser consultado online, no Portal, em Competições Nacionais.

Patrocinadores Institucionais