Sporting CP reconquista Taça de Portugal em Tavira

PUB

Numa final com todos os ingredientes necessários para um grande espectáculo de andebol, Sporting CP e FC Porto Vitalis proporcionaram aos 3000 espectadores que estiveram nas bancadas do Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, um jogo de andebol emocionante e de grande nível. Na bancada VIP, o Sporting CP teve o apoio do presidente, Bruno de Carvalho.

O Sporting entrou melhor no jogo e a defesa leonina, a utilizar o sistema 6×0, começou por ser a principal dificuldade com que o Porto se deparou. O Sporting saiu na frente do marcador e o FC Porto Vitalis estava com dificuldades na finalização, não conseguindo tirar o melhor partido das situações menos complicadas. Na baliza, Hugo Figueira, com mais um desempenho brilhante, voltou a ser uma peça chave para a equipa leonina, que se aguentou na frente do marcador até aos 19 minutos, momento em que o FC Porto igualou o resultado a 9 golos. No entanto, o jogo manteve-se “aceso” e nos dez minutos finais, o Sporting CP voltou a mostrar-se mais forte e mais eficaz e saiu para intervalo a vencer pela diferença mínima, 13-11.

No regresso para a segunda parte, o Sporting voltou a entrar a toda a velocidade, com Rui Silva a assumir o jogo sportinguista; no entanto, o FC Porto entrou e mostrou que ia discutir o jogo até ao fim. Foram precisos apenas seis minutos na segunda parte para a equipa treinada por Obradovic dar a volta ao resultado e estar, pela primeira vez no jogo, na frente do marcador (15-16). Os minutos que se seguiram foram muito disputados, muito equilibrados e com golos ora numa baliza, ora noutra. Aos 14 minutos, o FC Porto conseguiu uma vantagem de dois golos (19-21), mas que o Sporting voltou a anular. Aos 23 minutos da segunda parte, o Sporting desperdiçou um livre de sete metros, falhando em seguida a recarga, com um remate para fora e o FC Porto voltou a ter novamente dois golos de vantagem (23-25) a quatro minutos do apito final. O pavilhão estava ao rubro, com as claques das duas equipas a fazerem-se ouvir e a equipa leonina ainda conseguiu recuperar e empatar o jogo. No último minuto do tempo regulamentar, tanto o Porto como o Sporting falharam as respectivas oportunidades de marcar e o jogo chegou ao fim com uma igualdade a 25 golos no marcador, obrigando as duas equipas a prolongamento.

No tempo extra, o FC Porto marcou primeiro (25-26); o Sporting CP voltou a empatar (26-26) e passou para a frente do marcador. Daí até ao final do jogo, a equipa de Frederico Santos não voltou a perder a vantagem no marcador. O FC Porto viu, ainda, Tiago Rocha ser excluído com cartão vermelho e, num final emocionante, o Sporting CP venceu o FC Porto por 30-28.

À semelhança do que aconteceu na época passada, o Sporting CP voltou a ganhar a Taça de Portugal, em Tavira, frente ao FC Porto e conquista a 14ª Taça de Portugal da história do clube.

Presidente da CM Tavira e Vice-Presidente da Federação entregaram a Taça

Encontrado o vencedor, realizou-se, no campo, a cerimónia da entrega de prémios. Antes dos protagonistas da final, o Vice-Presidente da FAP, Augusto Silva, entregou uma placa de reconhecimento e agradecimento à Câmara Municipal de Tavira e outra à Associação de Andebol do Algarve.

Seguiu-se o momento de reconhecer o trabalho das equipas de arbitragem, a quem António Marreiros, Presidente do Conselho de Arbitragem da FAP entregou medalhas.

Chegando a vez das equipas, João Estrela, Presidente da Associação de Andebol do Algarve entregou as medalhas ao finalista vencido, FC Porto, que recebeu, logo em seguida, a Taça, que foi entregue ao capitão de equipa por Luis Nunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tavira.

Finalmente o vencedor da Taça de Portugal 2012/13, Sporting CP, recebeu as medalhas das mãos de Miguel Fernandes, Director Executivo da FAP e Ricardo Andorinho, Vice-Presidente da FAP e, no momento mais esperado da tarde, Jorge Botelho, Presidente da Câmara Municipal de Tavira e o Vice-Presidente da FAP, Augusto Silva, entregaram a taça ao Sporting CP.

Na conferência de imprensa, no final do jogo, esteve Ricardo Moreira, capitão do FC Porto Vitalis que referiu que “tivemos um lance a dois minutos do fim que acho que decidiu a partida, que foi “dois minutos” ao Gilberto e sete metros quando, na primeira parte, tivemos um lance semelhante ao Tiago Rocha e nem sequer sete metros foi, muito menos dois minutos, claro. Esse lance é quando nós estamos com vantagem de dois golos e esse lance acho que decidiu a partida. Agora, é muito difícil, efectivamente, jogar sempre com menos um.”

O treinador o FC Porto Vitalis, L. Obradovic também falou aos jornalistas: ” Nós e o Sporting fizemos um jogo bastante bom, com luta até ao fim. Agora, digo parabéns porque ganhou. “

Do lado do Sporting, começou por falar Pedro Solha: “Estou muito feliz com o trabalho que temos realizado, ficou provado que estamos com um grupo muito forte, uma equipa muito unida e mais uma vez provou-se hoje, em campo, com algumas adversidades a meio do jogo que conseguimos superar e levar a Taça.”

Em seguida Rui Silva referiu que “temos noção que o Porto é uma equipa muito forte, com um andebol muito rápido, um andebol moderno mas nós também temos vindo a treinar nesse sentido de melhorarmos o nosso andebol e penso que mostrámos isso em campo e fomos uns justos vencedores.”

Ricardo Dias afirmou que “todas as Taças são especiais, mas em particular esta aqui porque não começámos o campeonato bem e não é fácil nós conseguirmos dar a volta como demos e principalmente chegar à fase final e termos o nosso treinador a dizer que com 10 jogos, 10 vitórias conseguimos ser campeões. E um jogo perdemos por dois no Dragão e o outro, por 1, na Luz. E por isso acaba por ser especial porque ele acreditou em nós e nós acabámos por acreditar nele.”

Finalmente, o treinador do Sporting CP, Frederico Santos, falou, emocionado sobre o primeiro título que ganhou enquanto treinador da equipa principal: “É o primeiro título que ganho enquanto treinador principal e depois pelo trabalho todo que foi feito durante a época pelos atletas que estão de parabéns, bem como os meus colaboradores da equipa técnica.”

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições Nacionais.

Patrocinadores Institucionais