1ª Taça Ibérica: Portugal perde com Espanha no segundo de três jogos

PUB

Foram os Juniores C de Portugal que inauguraram o marcador do 2º jogo da Taça Ibérica, que está a decorrer até domingo, em Pinhel. O equílibrio em campo marcou a fase inicial do encontro (4-4) e Portugal conseguiu a primeira vantagem de 3 golos (7-4), o que levou o treinador espanhol a solicitar o primeiro “time-out”. Muito motivados e bastante eficazes na finalização, os Juniores C de Portugal assumiram o controlo de jogo e seguiram em vantagem (13-8). A defesa de Portugal (5×1) apresentava-se forte e os espanhóis encontraram algumas dificuldades em chegar à baliza de Portugal, que aumentava, pouco a pouco, a diferença no marcador (18-12). Nos minutos finais da primeira parte, a Espanha conseguiu reduzir a diferença para três golos (19-16), mas Portugal saiu para o intervalo a ganhar por 21-17.

No regresso para a segunda parte, a Espanha entrou a jogar a toda a velocidade e reduziu para a diferença mínima (23-22), o que levou Duda a pedir o primeiro “time-out” do segundo tempo. A Espanha restabeleceu a igualdade no marcador (23-23) e, depois de uns minutos equilibrados, os Juniores C de Espanha conseguiram a sua maior vantagem até então (24-27). Portugal teve de correr atrás do resultado e voltou a reduzir para a diferença mínima (30-31), mas os espanhóis voltaram a distanciar-se no marcador e garantiram a segunda vitória na prova, por 32-37.

“Hoje estivemos melhor, tivemos outra postura, outra atitude”, começou por salientar o seleccionador nacional Duda. “Entramos muito bem no jogo, fomos superiores no ataque e estivemos melhor na organização ofensiva. Conseguimos “desmontar” o “6-0″ espanhol e obrigámo-los a mudar de sistema defensivo duas vezes. O problema esteve nos primeiros minutos da segunda parte, em que a Espanha conseguiu um parcial de 7-1. Depois, naturalmente acusamos algum cansaço e cometemos algumas falhas técnicas e de finalização e a Espanha não falhou no contra-ataque. Estivemos muito bem em 55 minutos do jogo”, analisou o treinador.

Sobre o jogo decisivo de domingo, Duda afirmou: “agora vamos descansar e preparar bem o jogo de amanhã, que é o mais importante de todos, já que decide a Taça Ibérica”.

Miguel Martins (Portugal), com 10 golos e Aleix Abello (Espanha), com 11, foram os melhores marcadores deste segundo jogo. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Recorde-se que os dois primeiros jogos foram de preparação; o jogo que irá atribuir a 1ª Taça Ibérica está marcado para as 15h00 de domingo, 14 de Julho, novamente no Pavilhão Multiusos de Pinhel e com transmissão online em directo na Andebol|TV.

Todos os jogos vão ser transmitidos pela Andebol|TV.

Calendário de jogos – 1ª Taça Ibérica – Pav. Mult. Pinhel
12.07.04, 19h00 – Portugal : Espanha, 19-31 (9-13)
13.07.04, 17h00 – Portugal : Espanha, 32-37 (21-17)
14.07.04, 15h00 – Portugal : Espanha

Patrocinadores Institucionais