Andebol 1 2013/ 2014 com início emocionante

PUB

FC Porto Vitalis – Sporting CP (2ª jornada), SL Benfica – FC Porto Vitalis (3ª jornada) e Sporting CP – SL Benfica (4ª jornada): assim será o início do próximo Campeonato Nacional Masculino – Andebol 1, recheado de jogos emocionantes e que terá início a 7 de Setembro próximo.

O sorteio da 1ª fase do Andebol 1 2013/ 2014 teve lugar ao final da tarde desta sexta-feira, 19 de Julho, no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, logo a seguir à cerimónia de entrega dos prémios de Melhor Jogador (Pedro Solha), Melhor Marcador (Pedro Cruz) e Melhor Guarda-Redes (Vicente Álamo) da época que já terminou.

Perante representantes da direcção da Federação e representantes dos clubes participantes, Luis Pacheco, do Departamento Desportivo da Federação, conduziu o sorteio da 1ª fase do Andebol 1 2013/ 2014, no qual contou com a ajuda de Pedro Solha.

A 1ª fase da prova terá início a 7 de Setembro e desenrola-se até 22 de Fevereiro de 2014; depois, os seis primeiros classificados vão disputar a Fase Final – Grupo A e os seis seguintes, a Fase Final Grupo B, de 8 de Março a 24 de Maio, data em que o Andebol 1 chegará ao fim.

O calendário completo da prova já está disponível no Portal, em Competições – Competições Nacionais.

Chama-se a atenção dos clubes de que deverão proceder à marcação dos campos e horas no Portal, até 31 de Julho próximo.

Reacções ao sorteio

Definido o calendário da 1ª fase do Andebol 1, houve lugar aos habituais comentários sobre o resultado do sorteio.

Ulisses Pereira, Presidente da Federação, começou por dizer que “naturalmente há sempre referências, que são os primeiros classificados da última época desportiva, são também nomes grandes do Andebol e do desporto português e vão haver logo grandes encontros nas primeiras jornadas. Mas este é um momento de reencontro, de preparação, de início de uma época em que nós desejamos que haja muito e bom Andebol”. Ulisses Pereira deixou, ainda, votos de que “este seja um campeonato mais forte, com mais qualidade, que também nos ajude a preparar devidamente as nossas selecções e que seja, também, uma boa plataforma para que as nossas equipas possam ter excelentes resultados nas competições europeias.”

Filipe Gomes (SL Benfica): “Nas primeiras jornadas vamos ter logo jogos fortes. Penso que, para o Andebol, é bom ter esses jogos, mas se fossem mais espaçados, era melhor; mas temos de jogar contra todos…”

José Magalhães (FC Porto Vitalis): “O FC Porto vai ter o primeiro jogo em casa com o Avanca, o segundo jogo com o Sporting e por aí fora. Espero que o FC Porto consiga fazer história ao ganhar o hexa.”

Jorge Sousa (Sporting CP): “É aquela velha máxima, sorteio é sorteio e temos de jogar com todos; agora, é óbvio que, o Sporting, até à 4ª jornada, vai ao Porto e vai receber o Benfica. É ganharmos, que é o que nós queremos, é começar muito bem. Agora temos adversários complicados logo nas primeiras jornadas.”

Eduardo Soares (ADA Maia-Ismai): “Nós, há dois anos, estivemos também na primeira divisão nacional e, de facto, não correu bem. Julgamos que este ano vamos consolidar de uma forma mais perene a nossa presença no Andebol 1. Julgo também que o campeonato será mais competitivo, mais equilibrado, há melhores valores distribuídos por todas as equipas, portanto a competição vai ser mais interessante e menos fracturante, com um campeonato mais nivelado.”

Mário Carvalho (AA Águas Santas): “O sorteio é um sorteio, nem sempre podemos dizer se é bom se é mau, mas parece-me que é um sorteio agradável. As nossas expectativas, para esta época, são manter os patamares que temos conseguido até agora, tentar ficar no Grupo A e tentar ir o mais longe possível.”

José Emídio (NAAL Passos Manuel): “Nós temos de jogar todos contra todos a duas voltas e isso está ali espelhado. É evidente que estamos a falar de uma prova com grande prestígio na Federação e no Andebol e esperamos estar à altura de poder representar o Núcleo com a sua história nesta competição.”

Patrocinadores Institucionais