EHF Champions League: FC Porto Vitalis vence Elverum Handball e disputa este domingo a final

PUB

OFC Porto Vitalis venceu esta tarde o Elverum Handball Herrer por 29-28, no primeiro jogo do grupo 4 de apuramento para a fase de grupos da EHF Champions League que está a decorrer no Dragão Caixa. Ultrapassado o primeiro obstáculo, os campeões nacionais defrontam este domingo o vencedor do jogo HCM Constanta- KRAS Volendam, a disputar a partir das 14.00 h.

Sem surpresas, e face às ausências forçadas de Álvaro Ferrer e Hugo Rosário, o FC Porto Vitalis entrou com um ‘sete’ constituído por Alfredo Quintana; Ricardo Moreira, Mick Schubert; Gilberto Duarte, Pedro Spínola, Wilson Davyes e Tiago Rocha. Nas ações defensivas, David Davis substituía Pedro Spínola. Os primeiros 10 minutos de jogo foram muito equilibrados (5-5), embora que o FC Porto nunca estivesse em desvantagem no comando do marcador, exceção feita ao primeiro minuto da partida. João Ferraz foi o primeiro dos jogadores que saltou do banco, para o lugar de Wilson Davyes e pouco depois (13 m.), a perder por 7-5, o técnico norueguês solicitou o primeiro ‘time-out’.

O ataque do Elverum privilegiava aa ações pelos seis metros, onde o possante Aleksander Borrensen (2,06 m. e 111 kg.) punha a cabeça em águas aos defensores portistas. À entrada do minuto 19, e após um parcial de 0-2, os noruegueses empataram o jogo (9-9) mas o FC Porto respondeu de imediato e com a mesma moeda (11-9). Na baliza, Alfredo Quintana manteve o FC Porto com vantagem mínima (13-12) ao defender um livre de 7 metros à entrada do minuto 29 mas, a poucos segundo do final, Thorsteinsen ainda teve oportunidade de fazer o golo que fixou a igualdade (13-13) com que as duas equipas foram para o descanso.

Para o segundo tempo, a baliza do FC Porto foi entregue a Hugo Laurentino que entrou da melhor forma. O domínio do marcador continuou a ser da equipa da casa mas os noruegueses voltaram a empatar aos 17 (39 m.). Aos 41 minutos o FC Porto conseguiu a primeira vantagem e três golos (20-17) o que fez animar ainda mais o muito público que lotava o Dragão Caixa. A perder por quatro (22-18) e com 43 minutos de jogo, o técnico norueguês solicitou um ‘time-out’ mas quem respondeu de imediato foi Wilson Davyes, a aumentar a vantagem. A reação do Elverum não se fez esperar, com as duas formações a chegarem ao minuto 52 praticamente coladas no marcador (26-249. Ljubomir Obradovic entende ser altura de solicitar um ‘time-out’, a equipa desperdiça dois ataques consecutivos e os noruegueses aproveitam para reduzir de novo (26-25, 55 m.). Gilberto alivia um pouco da pressão que já se fazia sentir para Alfredo Quintana, a quatro minutos do fim, anular um ataque do adversário. Na resposta, João Ferraz não é feliz quando atira uma bola ao poste e o Elverum volta a reduzir. E volta a aparecer Gilberto Duarte a repor a diferença de dois golos (28-26). Faltavam dois minutos mas o jogo não estava decidido. Até que apareceu Wilson Davyes, à entrada do minuto final, a fazer o 29-27 que praticamente liquidou as esperanças dos noruegueses que, o melhor que conseguiram, foi reduzir para o 29-28 final.

Wilson Davyes e Gilberto Duarte, ambos com seis golos, foram os melhroes marcadores do FC Porto Vitalis.

O boletim de jogo já pode ser consultado em anexo

EM DIRECTO

Ljubomir Obradovic (treinador do FC Porto Vitalis): «Já estivemos nesta situação em anos anteriores, a um jogo de entrar na fase de grupo. Mas estamos naturalmente contentes com o jogo que apresentámos e com a vitória. Podia ter sido mais fácil mas o jogo tem sempre 60 minutos. Quero dar os meus parabéns aos adeptos que apoiaram a nossa equipa e com quem
conto amanhã, ainda com mais apoio. Obrigado aos jogadores que fizeram um bom jogo. Acabou a ‘primeira parte’ e agora vamos ver o jogo de onde vai sair o nosso adversário de domingo e preparar a equipa para amanhã tentar ganhar. Mesmo quando estivemos a vencer por cinco nunca pensei que o jogo estava ganho porque conheço bem o andebol nórdico, é muito bom, onde não há falhas técnicas, não há faltas no ataque e é um andebol muito rápido. Os nossos jogadores precisam deste tipo de jogos para crescer. Temos jogadores muito novos, outros que ainda estão a adaptar-se ao ambiente da equipa, do pavilhão, dos adeptos. Como vai ser amanhã? O FC Porto entra sempre para ganhar, seja ou não favorito. A nossa equipa precisa de recuperar física e psicologicamente. Domingo precisamos de jogar ainda mais e melhor que hoje para vencer».

Gilberto Duarte (jogador do FC Porto Vitalis): «Desde a pré-época que nos andamos a preparar para disputar dois jogos deste ritmo e em dias seguidos. Treinamos muito duro sempre. O mais difícil para amanhã é o aspeto psicológico porque já estivemos várias vezes nesta situação. Mas este ano vai ser diferente. Neste jogo, mesmo quando estivemos a vencer por cinco sabíamos que essa diferença, no andebol atual, não é nada! Agora, toda a equipa pensa no objectivo comum, que é entrar na fase de grupos da Liga dos campeões».

Cristian Berge (treinador do Elverum Handball Herrer): «Estou invadido por dois sentimentos diferentes. Por um lado, estou orgulhoso desta equipa. Por outro, perfeitamente despontado com a derrota. Tivemos um período muito mais na segunda parte, que o FC Porto aproveitou para cavar uma diferença de cinco golos. Ainda reagimos mas não conseguimos chegar à vitória. Uma palavra final para a arbitragem que foi globalmente muito boa durante todo o jogo. Exceção feita a um pequeno desentendimento entre os árbitros, já na parte final da partida».

FINAL, ESTE DOMINGO, FRENTE AO HCM CONSTANTA

No segundo jogo da tarde, os romenos do HCM Constanta venceram os holandeses do HV KRAS por 34-25 (19-14 ao intervalo) apurando-se assim para a final que vão disputar este domingo, a partir das 14 horas, frente ao FC Porto Vitalis.

Patrocinadores Institucionais