Guia Prático sobre a Luta contra a Dopagem – edição 2013

PUB

No âmbito da campanha de informação e educação denominada “Juntos será + fácil”, que procura chamar a atenção para que a luta contra a dopagem no desporto não é um problema apenas dos praticantes desportivos, mas é um problema de todos, é agora publicada a edição para 2013 do “Guia Prático sobre a Luta contra a Dopagem no Desporto”, com uma introdução elaborada por Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Emídio Guerreiro.

Esta 4ª Edição do Guia Prático, para além da informação que foi disponibilizada na edição de 2012 e das respectivas actualizações, seja no que diz respeito à Lista de Substâncias e Métodos Proibidos em vigor para 2013 e às determinações da ADoP para a solicitação de Autorização de Utilização Terapêutica (AUT), seja quanto aos medicamentos que entraram ou saíram do mercado, contém ainda algumas alterações visando uma optimização da informação disponibilizada.

Salientam-se o capítulo dedicado aos perigos inerentes à contaminação dos suplementos nutricionais com substâncias proibidas e os capítulos dedicados à estratégia inovadora do Passaporte Biológico e ao Sistema de Localização do praticante desportivo, onde constam várias perguntas que habitualmente são colocadas pelos praticantes inseridos no Grupo Alvo da ADoP, e as respectivas respostas.

O Guia Prático sobre a Luta contra a Dopagem está disponível na área dedicada à luta contra a dopagem no sítio da internet do Instituto Português do Desporto e da Juventude IP, em www.ipdj.pt/. Nessa área encontra-se também diversa informação relativa à luta contra a dopagem no nosso país.

Por outro lado, o procedimento relativo à solicitação de Autorização para utilização terapêutica (AUT) de substâncias e métodos proibidos sofreu em 2013 algumas alterações relativamente ao ano anterior. Essas alterações reflectem-se na nova versão do folheto intitulado “Manual de Procedimentos para a solicitação de autorização para utilização de substâncias e métodos proibidos – Guia Informativo para Médicos”, que também está disponível na área dedicada à luta contra a dopagem no sítio da internet em www.ipdj.pt/.

Patrocinadores Institucionais