Sporting CP vence Supertaça masculina

PUB

O Sporting Clube de Portugal assegurou esta tarde a conquista da Supertaça masculina ao vencer, após prolongamento, o FC Porto Vitalis por 32-33. Tal como a prova feminina, disputada poucas horas antes, igualmente no pavilhão do Inatel, em Viseu, também na prova masculina foi necessário recorrer a prolongamento para encontrar o vencedor do primeiro troféu oficial da temporada.

No sete inicial do F.C.Porto Vitalis entraram os reforços David Camara, nas situações de ataque, e o ponta esquerdo dinamarquês Mick Schubert. Do lado do Sporting CP, o técnico Frederico Carlos fez entrar um único jogador que não integrava o plantel da época passada, o guarda-redes Ricardo Candeias. Ambas as equipas começaram por realizar uma substituição ‘defesa x ataque’, num jogo que arrancou com ritmo elevado e sob o signo do equilíbrio (4-3, aos 7 minutos). Ljubomir Obradovic cedo começou a rodar o plantel, e antes do minuto 10 já João Ferraz atuava na lateral direita. A primeira vantagem de três golos favoreceu o FC Porto Vitalis que, aos 12 minutos vencia por 8-7. A defender bem, a equipa nortenha colocava algumas dificuldades ao ataque do Sporting CP que, mesmo assim, voltou a equilibrar a partida, empatando à passagem do minuto 17 (8-8).
Depois de novos empates a 9 e a 10, que Alfredo Quintana segurou com duas grandes defesas, o Sporting passou para a frente do marcador (10-11, aos 23 m.) e chegou mesmo à vantagem de quatro golos (11-15, aos 27 m.) depois de um parcial de 2-6. Até ao intervalo, o FC Porto ainda reduziu a desvantagem para três golos (12-15).

REACÇÃO DO FC PORTO VITALIS

A segunda parte começou com uma forte reação do FC Porto Vitalis que em seis minutos, e através de um golo de Wilson Davyes, empatou a 17 golos. A partida entrou num período extremamente equilibrado, com empates sucessivos entre 18-18 e 23-23 (44m.50s.) o que levou o público que enchia o Pavilhão do Inatel a vibrar com as incidências da partida. E na primeira competição oficial da temporada, os jogadores quiseram manter alta a expectativa e o jogo foi decorrendo sem que se vislumbrasse um vencedor antecipado. A 10 minutos do fim, FC Porto e Sporting estavam empatados a 25 golos.

João Ferraz voltou a colocar o FC Porto na frente, a seis minutos do fim (27-26), e após vários ataques desperdiçados por ambas as equipas, dois golos de Francis Carol (o melhor marcador da partida, com 11 golos) e Pedro Portela fizeram regressar o Sporting ao comando do marcador. Faltavam pouco mais de três minutos. Frente a Ricardo Correia, o FC Porto desperdiça um livre de sete metros que poderia colocar de novo tudo empatado. A minuto e meio do fim, e em superioridade numérica o FC Porto constrói um ataque de que resulta novo livre de sete metros que, desta vez, Wilson Davyes não desperdiça (28-28).

Os instantes finais foram ainda mais emotivos. Com 25 segundos para jogar, Frederico Carlos solicita um ‘time-out’ para preparar aquilo que provavelmente seria o último ataque da sua equipa e que terminou com um livre de 9 metros à barreira do FC Porto Vitalis. Tal como no jogo anterior, também a Supertaça Masculina foi para prolongamento, com o Sporting a disputar os primeiros dois minutos em inferioridade numérica, por exclusão de Pedro Solha.

SPORTING MAIS EFICAZ NO PROLONGAMENTO

Ferraz adiantou o FC Porto e Alfredo Quintana fez abortar uma tentativa de ‘chapéu’ de Pedro Portela. Na resposta, Ricardo Moreira alargou distâncias (30-28). Mas três golos consecutivos de Pedro Solha (2) e Portela voltaram a colocar o Sporting na frente ainda no primeiro período do prolongamento (30-31). O segundo tempo começou com Francis Carol a ampliar a vantagem e Salina a reaproximar as equipas. Menos de dois minutos para jogar, público sem arredar pé e livre de sete metros concretizado por Wilson Davyes a colocar de novo as equipas empatadas (32-32). À entrada do minuto final, numa entrada aos 6 metros, Bruno Moreira faz o 32-33. Ricardo Candeias segura pouco depois esta magra vantagem e o Sporting assegura, assim, o primeiro troféu oficial da temporada.

Marcha do marcador: 5-4 (10 m.); 10-9 (20 m.); 12-15 (30 m.); 20-20 (40 m.); 25-25 (50 m.); 28-28 (60 m.); 30-31 (65 m.) e 32-33 (70 m.)

Como habitualmente, o boletim de jogo pode ser consultado no Portal da FAP em Competições – Competições Nacionais

SECRETÁRIO DE ESTADO ENTREGOU TAÇA

No final do jogo procedeu-se à habitual cerimónia de entrega dos prémios. Carlos Joaquim e Manuel da Conceição, vogais do Conselho de Arbitragem da FAP fizeram a entrega das medalhas à equipa de arbitragem. O vice-presidente da FAP, Eduardo Filipe, entregou as medalhas ao FC Porto Vitalis, enquanto Miguel Fernandes, presidente do Conselho de Disciplina da Federação de Andebol de Portugal se encarregou de entregar o troféu à equipa vencida. Finalmente, o vice-presidente da FAP, Ricardo Andorinho, entregou as medalhas aos vencedores, enquanto o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Emídio Guerreiro, e o presidente da FAP, Ulisses Pereira, procederam à entrega da Supertaça ao Sporting CP.

EM DIRECTO

Na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo, o treinador do Sporting referiu que «estamos muito satisfeitos pelo jogo que fizemos e era esse o nosso objectivo. Desde sempre o afirmamos, queríamos ganhar a Supertaça, e quando cumprimos os nossos objectivos – ainda para mais frente a um adversário muito forte – sentimo-nos muito satisfeitos com o trabalho realizado e felizes por termos ganho mais um troféu para o Sporting.» .

Frederico Santos aproveitou a oportunidade para «desejar ao FC Porto as maiores felicidades na competição europeia», deixando palavras de condolências pelo falecimento de Aleksander Donner.

Ricardo Costa, treinador do FC Porto Vitalis, começou por «deixar uma palavra para a morte de Aleksander Donner, para quem quero deixar uma primeira palavra, antes de falar do jogo». Um jogo que Ricardo Costa reconheceu «equilibrado, onde não soubemos aproveitar a vantagem de dois golos que tivemos já no prolongamento. A equipa, sem o Tiago Rocha e sem o Álvaro Ferrer naturalmente que não fica tão forte. Mesmo assim acreditávamos que podíamos conquistar a Supertaça e resta-me dar os parabéns ao Sporting que se bateu bem e foi uma equipa agressiva e com ataques organizados»

Patrocinadores Institucionais