Europeu Sub-18 (Masc.) – Portugal no grupo 1 de apuramento com Alemanha, Finlândia e Hungria

PUB

Portugal vai integrar o Grupo 1 de apuramento para o Campeonato da Europa de 2014 de Sub-18 masculino, juntamente com as formações da Alemanha, Finlândia e Hungria.

O sorteio para os grupos de qualificação realizou-se esta quinta-feira, dia 5 de Setembro, em Viena – Áustria.

Recorde-se que a fase final do Europeu vai decorrer na Polónia, entre 14 e 24 de Agosto de 2014 mas antes, entre 10 e 12 de Janeiro de 2014, realizam-se nove grupos de apuramento para o qual se inscreveram 34 selecções nacionais e não 35 como inicialmente anunciado pela EHF.

Assim, serão organizados sete grupos de quatro equipas e dois de três.

Os diversos países foram distribuídos por quatro potes, sendo que Alemanha, Suécia, Dinamarca, Espanha, Áustria e Croácia entraram como cabeças-de-série. Quanto a Portugal foi inserido no pote 4.

Os grupos 1 a 6 apuram duas selecções cada e os grupos 7 a 9 apenas apuram uma selecção para a fase final do Europeu, num total de 15 equipas, a que se junta a do país organizador da fase final (Polónia).

Atente-se que a Eslovénia e Noruega não vai participar no Europeu já que optaram por estar presentes nos Segundos Jogos Olímpicos Jovens que vão disputar-se na mesma ocasião e, Nanjing, na China.

Constituição dos Grupos de Apuramento:

Grupo 1: Alemanha, Finlândia, PORTUGAL e Hungria.
Grupo 2: Suécia, Islândia Grécia e Moldávia.
Grupo 3: Dinamarca, França, Bulgária e Bósnia.
Grupo 4: Espanha, Rep. Checa, Ucrânia e Lituânia.
Grupo 5: Áustria, Suíça, Israel e Rússia.
Grupo 6: Croácia, FYR Macedónia, Geórgia e Holanda.
Grupo 7: Sérvia, Montenegro, Eslováquia e Estónia.
Grupo 8: Roménia, Turquia e Arménia.
Grupo 9. Bielorrússia, Itália e Letónia.

A prioridade (primeiro direito) de organizar os torneios de qualificação foi igualmente sorteado e favoreceu a Alemanha, Suécia, Dinamarca, Espanha, Áustria, Croácia, Sérvia, Roménia e Bielorrússia.

DAGOSLAV PUNOSEVAC (DUDA)
«Vamos lutar pelo apuramento»

Conhecido o resultado do sorteio fomos ao encontro de Dragoslav Punosevac (Duda) para que fizesse uma primeira apreciação à constituição do grupo e às hipóteses da formação lusa: «O grupo em si é difícil, já que integra selecções muito cotadas, principalmente a Alemanha que nos últimos campeonatos teve sempre em posições de destaque», começou por referir Duda. «Ainda no último Verão participou nos Jogos da Juventude, onde foram sextos. A Hungria também é uma selecção boa.Também a Finlândia, da escola nórdica esteve muito bem no campeonato de sub-18», apreciou o técnico nacional. «Mas vai depender especialmente do nosso trabalho. Apuram-se duas equipas e estamos com esperanças de fazer um bom apuramento e ser uma das equipas apuradas. Vai ser complicado mas acreditamos no nosso trabalho. Sabemos que podemos ombrear e lutar por um dos dois primeiros lugares. Não há muitas referências anteriores recentes, já que se trata de planteis novos, mas vamos preparar-nos bem e tentar recolher o máxima informação sobre os nossos adversários».

Patrocinadores Institucionais