Andebol 1: ABC/UMinho e Sporting – vitórias para a liderança

PUB

O ABC/UMinho venceu esta noite o Águas Santas Milaneza por surpreendente 32-23, naquele que era o jogo mais aguardado das três partidas da nona jornada agendadas para esta quarta-feira. Acabou por acontecer um resultado desequilibrado numa partida que se previa fosse disputada sob grande emoção, já que frente a frente estavam duas equipas até então empatadas na classificação.

Em Braga, num pavilhão com muito público, o jogo começou a grande velocidade, com os ataques inspirados, o que fez com que nos seis primeiros minutos fossem marcados 11 golos (5-6).

A primeira vantagem de dois golos foi para o Águas Santas (5-7) com um golo de Pedro Cruz, à passagem do minuto oito. Os bracarenses reagiram muito bem, com uma defesa eficaz, e passaram aos 15 minutos a vencer por 9-8, numa altura em que Carlos Resende já tinha refrescado a equipa com as entradas de Carlos Siqueira, João Pinto e Hugo Rocha. A perder por 14-10, Paulo Faria solicitou o primeiro time-out à passagem do minuto 23. O ABC/UMinho começou por ampliar a vantagem para cinco golos (16-11) mas dois golos consecutivos dos maiatos amenizaram o resultado ao intervalo (17-13).

O segundo tempo começou com o ABC a ampliar a vantagem, situação a que não foi alheia a boa prestação de Humberto Gomes que ajudou a sua equipa a chegar aos 37 minutos com seis golos de vantagem (20-14), margem que seria dilatada até aos 45 m. (26-17). A vencer por 12 (30-18) a sete minutos do fim, Carlos Resende deu tempo de jogo ao guarda-redes júnior Emanuel Ribeiro e seus colegas de equipa Vasco Areias, Diogo Branquinho e Tomás Albuquerque. O Águas Santas aproveitou para reduzir a desvantagem até ao 32-23 final.

O Sporting foi ao Funchal arrancar três pontos, que o mantêm na liderança da classificação. A formação de Frederico Carlos Cantos chegou ao intervalo a perder por 15-14 mas um segundo tempo mais conseguido levou os leões até à vitória por 29-34. Destaque para produção atacante de Pedro Solha, com 11 golos.

Em Lisboa, o FC Porto Vitalis confirmou o favoritismo que lhe era atribuído mas debateu-se com uma excelente réplica do Passos Manuel até ao intervalo (12-12). Depois, uma excelente entrada no segundo tempo permitiu aos portistas afastarem-se no marcador (13-18), consolidando essa vantagem com o passar dos minutos para depois, já nos minutos finais, o Passos Manuel reduzir até ao 22-25 final.

Resultados dos jogos disputados esta quarta-feira:

Madeira SAD-Sporting CP, 29-34 (15-14)
Passos Manuel-FC Porto Vitalis, 22-25 (12-12)
ABC/UMinho-Águas Santas, 32-23 (17-13)

A jornada prossegue esta quinta-feira com o jogo Maia ISMAI-SL Benfica e termina sábado com os jogos Sp.Horta-AA Avanca e AC Fafe-Delta Belenenses.

Patrocinadores Institucionais