Apuramento para o «play-off» do Mundial: Portugal cede primeiros pontos frente à Letónia

PUB

Portugal perdeu esta noite com a Letónia por 26-29, em jogo da primeira jornada do grupo 5 de qualificação para o ‘play-off’ do campeonato do Mundo do Qatar – 2015. Num ambiente espetacular, proporcionado pelo público que lotava por completo o pavilhão municipal da Nazaré, correspondendo a uma excelente capacidade de mobilização da impecável organização, a formação nacional não conseguiu corresponder da melhor forma, deixando escapar os primeiros dois pontos no caminho rumo ao Qatar.

Para o sete inicial Rolando Freitas optou por Hugo Laurentino; Pedro Solha, Ricardo Moreira, João Ferraz, Carlos Carneiro, Gilberto Duarte e Tiago Rocha, não fazendo qualquer substituição ‘defesa x ataque’. A formação lusa, como o selecionador nacional tinha adiantado, queria explorar o contra-ataque pelo que necessitava de lançar velocidade na partida.

Entrou melhor a Letónia que passou aos 10 minutos a vencer por 2-5, graças ao seu poderia de primeira linha, liderado por Kristopans Dainis. O gigante letão (2,15 m., 135 kg.) também se mostrava extremamente útil na defesa mas, a atuar no limite da lei, foi excluído pela segunda vez em cima do minuto 15, o que condicionou a sua atuação daí para a frente. Com um parcial de 3-0, Portugal reduziu de 3-8 para 6-8, à passagem do minuto 18, mas a Letónia rapidamente repôs a diferença. Tiago Rocha, eficiente aos seis metros, voltou a colar as equipas (9-10, aos 23 m.). A seis minutos do final da primeira parte (9-11), alteração na equipa lusa com a saída de Carlos Carneiro e a entrada Tiago Pereira passou a atuar nas ações ofensivas, trocando com João Antunes, que só defendia. Pouco depois, Rolando Freitas solicita o primeiro ‘time-out’ do jogo e o intervalo chega pouco depois com Portugal em desvantagem (9-13).

Para o segundo tempo Rolando Freitas lançou Hugo Figueira na baliza e fez regressar Carlos Carneiro. Com uma primeira linha poderosa, claramente superior à defesa lusa em termos físicos, a Letónia ampliou a vantagem até aos seis golos (12-18), obrigando Rolando Freitas a pedir o primeiro ‘time-out’ do segundo tempo aos 38 minutos, altura em que já estavam em campo Pedro Portela, Nuno Grilo, Dario Andrade, José Costa e Cláudio Pedroso. Portugal passou a fazer duas substituições ‘defesa x ataque’ mas com uma confortável vantagem de sete golos (13-20), a Letónia sentiu que poderia gerir da melhor forma o resultado, realizando ataques mais demorados e, quase sempre, certeiros. Carlos Carneiro passou a dar especial atenção a Kristopans. Um parcial de 3-0 amenizou a diferença (18-23, aos 49 m.). Mas Portugal reagiu muito bem e a equipa fez despertar o público quando Gilberto Duarte fez o 21-24, a oito minutos do fim. Libergs Uldis foi desqualificado, por terceira exclusão, aos 53 minutos (22-25), Portugal fez o 23-25 a cinco minutos do fim, com o pavilhão a protestar em peso a marcação de um livre de sete metros que Ermanis converteu no 23-26. Portugal adiantou a defesa, voltou a reduzir a desvantagem para dois (24-26 aos 56m.30s.) mas Dude Ingars encarregou-se de esfriar o entusiasmo luso. Gilberto voltou a colocar a diferença em dois mas pouco depois Ingars bisou. Faltavam menos de dois minutos, pouco tempo para que Portugal conseguisse dar a volta ao marcador e somar os dois pontos da vitória.

Marcha do marcador: 2-5 (10 m.); 7-10 (20 m.); 9-13 (30 m.); 13-19 (40 m.); 19-24 (50 m.) e 26-29 (60 m.)

Em anexo pode ser consultado o boletim de jogo

EM DIRECTO

Hugo Figueira: «Hoje não conseguimos fazer aquilo que mais gostamos – defesa e contra-ataque. A Letónia marcou os ritmos de jogo, esteve semrpe à frente do marcador, a jogar cómodo, e depois também falhámos algumas bolas na finalização. Andamos sempre atrás do resultado».

Rolando Freitas (seleccionador de Portugal):«Nós pretendíamos definir um plano de jogo que passasse pelo uso do contra-ataque, um tipo de jogo que assenta muito bem na criatividade dos nossos jogadores que se entregam muito bem a essas tarefas. Fizemos um bom teste no passado sábado frente a Israel, visando esse estratagema, mas para isso é preciso cumprir bem a primeira fase da tarefa que é defender. Não conseguimos defender na primeira parte, essencialmente, e na segunda parte, quando o conseguimos, foi cokm uma defesa muito próxima do abismo, correndo grandes riscos para recuperar uma diferença que chegou a ser de oito golos durante a segunda parte».

MUITAS PRESENÇAS ILUSTRES

O jogo despertou natural interesse em toda a região centro. Foram muitos os ilustres convidados. A começar por Garrett McNamara que foi ao centro do terreno entregar a bola do jogo, acompanhado do presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro. De resto, foram também entregues lembranças à Associação de Andebol de Leiria; aos árbitros e delegado da EHF e, naturalmente, ao próprio McNamara, um cidadão da Nazaré.
E porque o Andebol é solidário, o intervalo do jogo foi aproveitado para que a organização fizesse a entrega de três cheques a outras tantas instituições da região e, depois, homenageasse um ilustre jogador de andebol da terra – Inácio Carmo.

Calendário de jogos – Grupo 5 – Fase de apuramento para o play-off

1ª Jornada
30.10.13, 21h00 – Portugal : Letónia, 26-29 (9-13)
31.10.13, 20h00 – Estónia : Bósnia Herzegovina

2ª Jornada
03.11.13, 15h05 – Letónia : Estónia
03.11.17, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Portugal

3ª Jornada
02.01.14 – Estónia : Portugal
02.01.14 – Bósnia Herzegovina : Letónia

4ª Jornada
04-05.01.14 – Portugal : Estónia
05.01.14, 15h05 – Letónia : Bósnia Herzegovina

5ª Jornada
08-09.01.14 – Bósnia Herzegovina : Estónia
08.01.14, 19h05 – Letónia : Portugal

6ª Jornada
11-12.01.14 – Portugal : Bósnia Herzegovina
11-12.01.14 – Estónia : Letónia

Todas as informações sobre a qualificaçâo europeia para o play-off do Mundial de 2015 podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais