EHF Champions League: FC Porto vence Dunkerque em jogo de grande intensidade

PUB

O FC Porto Vitalis venceu esta tarde o Dunkerque HB por 22-21, em jogo da quarta jornada do grupo B da EHF Champions League. Com este triunfo, os penta campeões nacionais ascenderam ao quinto lugar do grupo, com dois pontos, enquanto os franceses – que ainda não pontuaram – são últimos.

Os primeiros minutos da partida faziam adivinhar um encontro equilibrado. Sucessivos empates até ao 6-6 (14 minutos) confirmavam essa previsão. Uma boa reação do FC Porto Vitalis, que passou a utilizar mais tempo nos seus ataques, levou a equipa portuguesa à primeira vantagem de dois golos (8-6), à passagem do minuto 16. A defender bem – já com Salina nas acções defensivas por troca com João Ferraz – o FC Porto obrigava os franceses a jogar no limite do jogo passivo. O técnico francês ‘queimou’ o seu segundo time-out à entrada dos cinco minutos finais (11-9). Uma excelente iniciativa de Wilson Davyes coloca o FCPorto com três golos à melhor (12-9), margem que o Dunkerque ainda reduziu até ao descanso (13-11).

Entrou melhor o Dunkerque no segundo tempo, não precisando mais de três minutos para repôr a igualdade (14-14). Com Hugo Laurentino em excelente momento, o FC Porto Vitalis voltou à vantagem de dois golos (15-13), perante um adversário que usava – e por vezes abusava – do poderio físico. Nos primeiros minutos do segundo tempo foi a equipa francesa que apareceu a defender de forma mais eficaz, colocando muitas dificuldades ao FC Porto. Aos 15 minutos o Dunkerque regressa ao comando do marcador (17-18) e chega mesmo aos dois golos (18-20, aos 50 m.) na conversão de um livre de sete metros. Com o piso extremamente escorregadio, a partida conhecia múltiplas paragens e parecia dificultar mais o ataque do FC Porto. Wilson Davyes empata a 20, com um remate colocadíssimo, e após mais uma defesa de Laurentino, João Ferraz recoloca a equipa portuguesa na frente (54 m.).

Faltavam pouco mais de cinco minutos e o treinador francês pediu um ‘time-.out’. A partida passa por um período menos bonito, com muitas paragens e a dois minutos do fim o Dunkerque volta a empatar. Miguel Sarmento desperdiça uma entrada dos seis metros, Hugo Laurentino defende, lança Miguel Sarmento que, desta vez não perdoa (22-21). O minuto final foi de ainda mais intensidade. Cristoffer Rambo não fez jus ao nome e desperdiçou aquele que seria o último ataque da sua equipa. Os segundos que faltavam permitiram ao FC Porto ter a posse de bola e esperar pelo apito do árbitro que confirmou a primeira vitória dos campeões nacionais de Portugal neste grupo B.

Em anexo pode ser consultado o boletim de jogo

Resultados dos jogos da quarta jornada do grupo B:

FC Porto Vitalis-Dunkerque HB, 22-21(13-11)
KS Vive Kielce-THW Kiel, 34-29 (17-11)
KIF Kolding-Wisla Plock, 23-22 (13-11)

CLASSIFICAÇÃO

1.º KS Vive Kielce, 8 pontos
2.º Kolding Copenhague, 6
3.º THW Kiel, 6
4.º Wisla Plock, 2
5.º FC Porto Vitalis, 2
6.º Dunkerque HB, 0

Próxima jornada: (16/17 de Novembro)

FC Porto Vitalis-Wisla Plock
KIF Kolding-KS Vive Kielce
Dunkerque HB-THW Kiel

Todas as informações sobre o jogo e sobre a EHF Champions League podem ser encontradas no site próprio dedicado à competição: EHF Champions League

Patrocinadores Institucionais