Portugal foi a Leiria vencer Israel em jogo de preparação

PUB

Portugal venceu este sábado Israel por 36-20 em jogo particular disputado no pavilhão da Juventude Desportiva de Lis, em Leiria, e integrado no estágio que o seleccionado luso está a realizar na Nazaré. Uma partida que Rolando Freitas aproveitou da melhor forma para preparar a equipa tendo em vista os dois próximos confrontos com a Letónia, já esta quarta-feira, e Bósnia Herzegovina.
Portugal iniciou a partida com Hugo Laurentino, Carlos Carneiro, Gilberto Duarte, João Ferraz, Pedro Solha, Ricardo Moreira e Tiago Rocha. Nas acções defensivas Fábio Magalhães rendia Carlos Carneiro. Portugal entrou bem, com uma defesa «6×0», passando aos oito minutos a vencer por 7-3, o que ‘obrigou’ o técnico israelita a pedir o primeiro ‘time-out’. Portugal não abrandou, mesmo após Rolando Freitas, a partir do minuto 13, começar a rodar a equipa, e chegou aos 17 minutos com a vantagem ampliada para oito golos (13-5), com o técnico israelita, Dragan Djukic, a solicitar novo ‘time-out’. Portugal entrou nos cinco minutos finais a vencer por 11 (18-7), margem que ainda ampliaria até ao descanso (20-8).

Para o segundo tempo, Portugal entrou com um sete inicial perfeitamente distinto, com Hugo Figueira, Tiago Pereira, Gilberto Duarte, Cláudio Pedroso, Pedro Solha, Ricardo Moreira e João Antunes que nas ações atacantes dava o lugar a José Costa.

A diferença entre as duas equipas era visível e os jogadores portugueses brindaram o muito público que compareceu no pavilhão da Juventude Desportiva de Lis com uma exibição muito agradável, com pormenores individuais que agradam sempre aos espectadores. Nos primeiros cinco minutos do segundo tempo Portugal fez um parcial de 3-0, só consentindo o primeiro golo aos 36 minutos. Portugal cometeu depois alguns erros que o adversário aproveitou para reduzir a desvantagem (28-15, aos 45 m.). A exemplo do primeiro tempo, também nesta segunda parte o selecionador nacional foi dando utilização a todos os jogadores, no fundo o objectivo a que preside a realização destes encontros. Recorde-se que Portugal inicia esta quarta-feira, na Nazaré, frente à Letónia, a sua participação no grupo 5 de qualificação para o play-off do Campeonato do Mundo Qatar 2015, enquanto Israel integra o grupo 4, estreando-se igualmente na próxima quarta-feira, com uma deslocação à Bélgica.

O resultado final espelha o que se passou durante os 60 minutos.

Marcha do marcador: 8-4 (10 m.); 15-5 (20 m.); 20-8 (30 m.); 27-12 (40 m.); 31-16 (50 m.) e 36-20 (60 m.).

EM DIRECTO

No final do jogo, Rolando Freitas confirmou que foram cumpridos os objectivos traçados para este jogo particular.

«Fizemos muito bom trabalho. Estivemos bastante bem inicialmente em termos defensivos o que nos permitiu fazer o contra-ataque. Estamos contentes com o que fizemos – corremos, jogámos, lutámos, fizemos uma primeira parte bastante positiva e a segunda parte permitiu-nos utilizar todos jogadores e experimentarmos tudo o que queríamos».

Rolando Freitas reconhece que este jogo frente a Israel foi totalmente diferente daquilo que espera seja a partida diante da Letónia. «O jogo da próxima quarta-feira, frente à Letónia não terá nada a ver com este encontro. Este foi um jogo particular e nós não podemos pensar que esta vitória se possa traduzir num conjunto de facilidades com vista ao apuramento. O nosso grupo é muito difícil e a contingência de um jogo de apuramento onde se joga mais alguma coisa que num jogo particular é evidente que é completamente diferente. Apesar de haver confiança e as expectativas serem boas também temos a noção da realidade e sabemos que será um jogo num contexto totalmente diferente».

LEMBRANÇAS PARA AS EQUIPAS

Antes da partida, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro, acompanhado do presidente da Associação de Leiria, Mário Bernardes, desceram ao terreno de jogo para fazer a entrega de lembranças às duas seleções.

UMA INCURSÃO NO MUNDO DO SURF

O estágio de Portugal prossegue este domingo, sendo que a parte da manhã prevê algumas actividades ligadas à promoção do jogo de quarta-feira frente à Letónia. Ao início da manhã a comitiva lusa ruma ao Farol de onde, muito provavelmente, verá na Praia Norte Garrett McNamara, que surfou em Janeiro deste ano a maior onda do mundo na Nazaré, e que está de volta a Portugal para tentar bater o seu próprio recorde. Depois da foto de grupo com o recém-eleito presidente da Câmara, Walter Chicharro,a equipa realiza um pequeno passeio pela Vila da Nazaré, contactando com a população, sensibilizando-a para a comparência em massa no jogo frente à Letónia.

Patrocinadores Institucionais