Seleção nacional com grande actividade no primeiro dia na Nazaré

PUB

Foi muito preenchido o primeiro dia de trabalho da seleção nacional sénior masculina de Portugal que se encontra concentrada na Nazaré a fim de preparar os dois primeiros jogos do grupo 5 da fase de qualificação para o “play-off” do Campeonato do Mundo – Qatar 2015.

De manhã, e já com o grupo completo – após a chegada dos jogadores do SL Benfica e Maia ISMAI, que tiveram jogo na quarta-feira à noite – a equipa realizou o primeiro treino ao qual não faltou o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro.

Ainda antes do almoço, os jogadores participaram numa ação promovida pelo nutricionista Sérgio Teixeira. «A Federação está a implementar um departamento de apoio nutricional ao nível de diversas seleções nacionais e, como tal, hoje viemos cá dar uma palestra aos seniores masculinos, fornecendo-lhes algumas indicações sobre a forma como poderemos melhorar o rendimento através da alimentação. Quais os alimentos certos pelos quais deveremos optar, em que momento, como os ingerir e de forma é que isso poderá influenciar o nosso rendimento»,, explicou Sérgio Teixeira. «Definiremos também, personalizando, os planos alimentares que são feitos para os jogadores e terão acompanhamento nutricional nos momentos do jogo para saber quais os alimentos mais adequados que devem ingerir». Para além de Sérgio Teixeira, licenciado em Ciências da Nutrição, a equipa de Nutricionismo integra ainda Vitor Hugo Teixeira, professor universitário na FCNAUP.

MEDIA OPEN DAY

Como tinha sido previamente programa, o FAP – em colaboração com a organização local do Portugal-Letónia – levou a efeito um «Media Open Day» que trouxe até à Nazaré muitos jornalistas de diversos Órgãos de Comunicação Social. Após o almoço de convívio com a comitiva, os jornalistas tiveram à sua disposição jogadores, técnicos e demais staff, com total disponibilidade para ouvirem – e responderem – as questões colocadas. Uma iniciativa que, seguramente, muito contribuiu para a divulgação da imagem do andebol em geral e das seleções nacionais em particular.

HUGO FIGUEIRA CAPITÃO

Entretanto, e face ao conhecido pedido expresso de Carlos Carneiro em suspender temporariamente a sua função de capitão da seleção nacional, já foi indicado o jogador que ficará com a tarefa de liderar o grupo. A escolha recaiu no guarda-redes Hugo Figueira.

Ao final da tarde desta sexta-feira realizou-se o segundo treino do dia, que decorreu a partir das 18.30 horas.

Para amanhã, sábado, está agendado um treino de manhã e o jogo particular, com Israel, a realizar a partir das 20 horas no Pavilhão da Juventude de Lis, em Leiria.

Patrocinadores Institucionais