Sérvia, Portugal, Grã-Bretanha e Holanda: só o primeiro se apura para o Europeu de Sub20 Masculinos

PUB

Sérvia, Portugal, Grã-Bretanha e Holanda: destas quatro selecções, só aquela que ficar em 1º lugar do Grupo 8 garante presença na fase final do Campeonato da Europa Sub20 Masculinos, que se realizará de 24 de Julho a 3 de Agosto de 2014, na Áustria.

No último European Open de Sub19, Portugal ficou em 7º lugar, a Holanda em 14º, a Grã-Bretanha em 22º e último lugar, numa competição em que a Sérvia não participou, porque esteve no Campeonato do Mundo de Sub19, onde ficou em 7º lugar.

Os torneios de qualificação jogam-se de 4 a 6 de Abril de 2014 e Portugal ficou com o direito de organizar o Grupo 8. Dos Grupos 1 a 5, o primeiro e segundo classificados qualificam-se para a fase final do Europeu; dos Grupos 6 a 8, apenas o primeiro lugar dá acesso à fase final da competição.

A Áustria enquanto organizador e a Alemanha e a Suécia (1º e 2º lugar do Europeu de Sub18 Áustria 2012) já estão qualificadas.

Paulo Fidalgo: “Este sorteio alimenta o sonho de estar no Europeu”

Sobre o grupo em que Portugal ficou inserido nesta qualificação, Paulo Fidalgo começa por dizer que “tínhamos, logo à partida, uma grande desvantagem, porque ficámos no último pote e por isso sabíamos de antemão que o sorteio ia ser difícil ou muito difícil. Calhámos num grupo em que só se apura o primeiro, logo a margem de erro é nula e temos de ser perfeitos”.

Numa breve análise aos adversários de Portugal, o seleccionador nacional assume a Sérvia como maior obstáculo: “A Sérvia é a equipa que apresenta os argumentos mais fortes do grupo, foi 7º classificado no Campeonato do Mundo da Hungria em 2013, no Europeu de 2012 ficou em 10º lugar, portanto estamos a falar de uma selecção que está entre as dez melhores da Europa. A Holanda tem crescido muito no panorama europeu, mas creio que, tal como penso que a Sérvia é o principal candidato, também Portugal é superior à Holanda, mas sabendo que a nível internacional não há jogos fáceis e que temos de ser responsáveis e competentes para vencer a Holanda. Quanto à Grã-Bretanha, será o país mais frágil e que aparentemente é o que tem menos hipóteses no apuramento.”

Paulo Fidalgo reconhece que este é um apuramento “difícil, mas tendo a organização, isso abre-nos mais “a luz ao fundo do túnel”. Vamo-nos preparar para o apuramento, esta geração tem crescido muito nos últimos dois anos, quer a jogar na 1ª, quer na 2ª divisão e tem ganho maturidade. É importante dizer que, depois deste sorteio, há o sonho para esta geração de estar num Europeu, em que ainda não esteve. Este sorteio alimenta esse sonho e faz com que esta geração queira trabalhar mais e melhor para conquistar o Europeu.”

Resultado completo do sorteio de fase final do Campeonato da Europa Sub20 Masculinos:

Grupo 1: Espanha, Noruega, Montenegro e Geórgia
Grupo 2: Dinamarca, Rep. Checa, Polónia e Eslováquia
Grupo 3: Croácia, Suíça, Lituânia e Hungria
Grupo 4: Bielorússia, França, Rússa e Ucrânia
Grupo 5: Eslovénia, Finlândia, Turquia e Estónia
Grupo 6: Roménia, Israel, Ilhas Faroé e Luxemburgo
Grupo 7: Islândia, Macedónia, Grécia e Itália
Grupo 8: Sérvia, Portugal, Grã-Bretanha e Holanda

O direito de organização dos grupos de qualificação foi, também por sorteio, atribuído à Espanha, Dinamarca, Suíça, França, Eslovénia, Israel, Macedónia e Portugal.

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato da Europa Sub20 Masculinos pode ser consultada em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais